Viajar é uma ótima oportunidade para conhecer novos destinos e culturas. E nada melhor do que provar a gastronomia local para uma imersão completa nestes destinos. Pensando no caldeirão cultural que é a gastronomia brasileira, a Abreu fez uma lista de destinos para quem é foodie e adora experimentar novos aromas e sabores.

São Paulo, São Paulo

Por receber muitos imigrantes de diversos países, São Paulo oferece uma variedade de opções gastronômicas para quem é foodie. Dá para dar uma volta ao mundo sem sair da cidade! A capital paulista tem opções para todos os paladares. Afinal, são centenas de bares e restaurantes com uma gastronomia contemporânea que mistura culinária regional e internacional. Tem comida francesa, mexicana, japonesa, camaronesa, árabe, mediterrânea e muito mais. Sem esquecer da pizza, considerada a melhor do Brasil.

Belo Horizonte, Minas Gerais

Belo Horizonte tem uma oferta gastronômica bem ampla. Além disso, é conhecida como capital dos bares e os quitutes mineiros têm lugar garantido nos menus dos botecos espalhados em cada esquina da cidade. Fígado com jiló, torresmo, caldo de mocotó, feijão tropeiro, frango com quiabo e claro, o famoso pão de queijo, são apenas algumas das opções mais pedidas.

Gramado, Rio Grande do Sul

Para quem gosta de comida italiana e alemã, o sul do país é o melhor lugar para degustar essas iguarias. Em Gramado, o clima frio combina perfeitamente com as massas e as carnes de caça. Além disso, por lá, a dica é provar o famoso café colonial, uma herança da cozinha alemã que oferece dezenas de opções de pães, tortas, doces, salgados, embutidos, bebidas, dentre outras delícias.

Fortaleza, Ceará

A gastronomia cearense tem influência indígena, africana e portuguesa. Por conta dessa mistura, é bastante diversificada e saborosa. Em Fortaleza, o carro-chefe da gastronomia é o baião de dois, que não pode faltar na mesa do cearense. Além disso, não podemos esquecer de citar o sarapatel, o sarrabulho, a carne de sol com macaxeira, os doces de rapadura e o bolo mole (também conhecido como bolo baeta e bolo de leite).

Salvador, Bahia

A culinária baiana tem uma grande influência dos africanos e os pratos típicos têm sabores e temperos únicos que podem ser apreciados, por exemplo, na moqueca e no acarajé. Aliás, o acarajé é o quitute mais famoso da Bahia! Sem falar do caruru, do vatapá, do sarapatel, do xinxim de galinha e do abará. Entre os doces, destaque para a cocada, que reina soberana no tabuleiro das baianas.

Belém, Pará

Esta capital é referência em gastronomia rica, original e sustentável. Além disso, Belém recebeu em 2020 o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco. Entre seus pratos famosos estão a maniçoba, o tacacá e o pato no tucupi, além dos doces à base de frutas amazônicas como o açaí e o cupuaçu.

Curtiu as dicas e quer fazer uma viagem gastronômica pelos destinos brasileiros mais foodie? Fale com a Abreu.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.