A Ilha da Madeira, em Portugal, é um destino apaixonante que fica em meio ao Oceano Atlântico. Esse território tem maravilhas naturais, excelentes hotéis e restaurantes e atrações sem fim para os viajantes. Não é à toa que quem vai até lá fica louco para voltar! Nós preparamos um guia sobre a Ilha da Madeira que você pode conferir aqui. E neste post, você verá algumas curiosidades sobre este destino português, e sem dúvida ficará com vontade de conhecê-lo!

A Ilha na Madeira faz parte do Arquipélago da Madeira

Quando falamos de “Ilha da Madeira”, estamos nos referindo à ilha principal do arquipélago do mesmo nome. Ela não é a única, embora seja a maior e tenha mais habitantes. Além dela, o arquipélago conta com a ilha de Porto Santo, também habitada, e diversas ilhas e ilhotas com muitas belezas naturais. Essas ilhas menores são consideradas áreas protegidas e divididas em dois grupos: as Desertas e as Selvagens.

Fica mais perto da África do que de Portugal

É até engraçado pensar que o arquipélago da Madeira é de Portugal. Seu território fica a sudoeste do país, em meio ao Atlântico. Olhando para o mapa, é possível ver que ele fica mais perto da África do que da Europa. No entanto, a distância real não é tanta assim: o litoral marroquino fica a cerca de 725 quilômetros do madeirense, enquanto o sul de Portugal está a pouco mais de 850 quilômetros da ilha. Parece longe, mas um voo de Lisboa a Funchal, a capital madeirense, dura apenas uma hora e meia.

É a terra natal de Cristiano Ronaldo

Se você ainda não sabia, agora sabe! Cristiano Ronaldo, craque do Manchester United e da seleção portuguesa e premiado cinco vezes pela FIFA como melhor jogador do mundo, nasceu em Funchal, a capital da ilha. Embora tenha deixado o arquipélago há muito tempo, mantém uma relação próxima com o local. Além disso, há diversas homenagens a ele por lá! Por exemplo: o principal aeroporto do arquipélago leva seu nome; o Museu CR7 reúne prêmios, camisas, chuteiras, fotos e outras recordações da carreira do jogador; e há também um hotel temático, o Hotel Pestana CR7 Funchal

Você pode ver golfinhos e baleias nadando por lá

Talvez você ainda não saiba, mas a vida natural da Madeira é fascinante. De fato, seja em terra firme ou na água é possível ver plantas e animais impressionante. Em passeios de barco, por exemplo, é possível ver não apenas um cenário de tirar o fôlego, mas também golfinhos brincalhões e graciosas baleias em seu habitat natural.

Produz um dos vinhos mais famosos do mundo

À primeira vista, a Madeira não parece o lugar ideal para produzir vinhos, uma vez que possui um terreno montanhoso. No entanto, os portugueses que chegaram primeiro à ilha, há cerca de 600 anos, arriscaram mesmo assim, muitas vezes cultivando as uvas em lugares de difícil acesso. E assim, acabaram criando uma das bebidas mais famosas do mundo: o vinho Madeira. E não dá para visitar a ilha e não provar o vinho, não é?

Tem uma floresta única

Um dos motivos para a natureza da Ilha da Madeira, em Portugal, ser tão famosa, é a Floresta Laurissilva. Esta floresta cobre 20% do território madeirense e é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Seu ecossistema riquíssimo é formado por árvores da família das lauráceas, sendo uma floresta úmida subtropical. Para completar, embora exista em alguns outros territórios da região da Macaronésia, como os Açores, as Canárias e Cabo Verde, seu maior núcleo está Madeira, e em excelente estado de conservação.

Sua ilha vizinha tem uma praia de nove quilômetros

Por fim, precisamos falar sobre Porto Santo! A segunda ilha habitada do Arquipélago da Madeira é muito diferente da ilha principal, apesar de as duas serem bem próximas. A principal atração dessa ilha do arquipélago é seu litoral, que tem areia dourada e água cristalina. A parte sul de Porto Santo é basicamente um areal que se estende por nove quilômetros ininterruptos! Se fica ainda melhor: a região é cheia de resorts incríveis para aproveitar os dias de sol à beira do mar.

Ficou com vontade de conhecer a Ilha da Madeira? Entre em contato com nossos especialistas!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.