Alguns países já começaram a flexibilizar as suas regras de entrada para os turistas brasileiros que estão 100% vacinados, com as duas doses da vacina ou com a vacina de dose única. Para quem pretende viajar para um destes países, como França, Suíça e Marrocos, por exemplo, é necessário apresentar um comprovante de que realmente tomou a vacina. Para isso, vamos te ensinar o passo a passo para você obter o seu Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19.

Passo a passo

Para quem já está totalmente imunizado, o Ministério da Saúde disponibiliza o certificado por meio do site ou aplicativo do Conecte SUS Cidadão, no qual é possível visualizar, salvar e imprimir o comprovante de vacinação em inglês, espanhol e português, com as informações sobre qual vacina foi aplicada, o lote de fabricação e a data de aplicação de cada dose.

Emitir o certificado de vacinação é simples: basta acessar o Conecte SUS Cidadão e buscar o ícone vacina para ter acesso às doses administradas. Depois, é só abrir o detalhamento das doses e clicar no botão emissão do certificado. Ele será emitido em português para quem tomou a 1ª dose. A possibilidade de mudar para inglês ou espanhol aparece a partir da 2ª dose ou para vacinas de dose única.

Vale ressaltar que o cadastro das informações na plataforma é feito pelo posto de saúde que aplicou a vacina. O prazo para isso pode ser de até sete dias úteis. Caso as informações não apareçam após este período, a dica é procurar pelo posto de saúde onde tomou a segunda dose (ou dose única) e pedir para que eles realizem o cadastro.

Pronto! Agora que você já sabe como obter o seu certificado de vacinação, é hora de começar a planejar a sua próxima viagem internacional. Aproveite e veja aqui no blog matérias sobre alguns dos destinos mais incríveis e desejados pelo mundo.

Saiba mais sobre os destinos que já estão recebendo brasileiros e tire dúvidas de como gerar o seu certificado de vacinação. Fale com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.