A aurora boreal é um fenômeno luminoso de grande beleza visual que ocorre na camada da termosfera, sendo visível em áreas de alta latitude do Hemisfério Norte do planeta, nos países próximos ao Círculo Polar Ártico. Este fenômeno resulta da interação entre os gases da termosfera e as partículas provenientes dos ventos solares e as suas cores variam conforme a influência dos gases na atmosfera. 

A aurora boreal é mais visível à noite e em locais afastados das luzes artificiais das cidades. No entanto, não há como garantir um período para a ocorrência da aurora boreal, já que uma série de fatores influenciam a sua existência. Mas existe uma época do ano em que elas podem aparecer com mais facilidade, de setembro até o começo de abril, já que nos demais meses a luz solar impede a visualização da aurora boreal. 

Confira abaixo países onde é possível observar a aurora boreal:

Alasca (EUA)

Alasca

Quem visita o estado americano do Alasca tem uma grande chance de ver a aurora boreal, em especial na cidade de Fairbanks. Neste caso, as luzes urbanas não impedem a visibilidade, mas quanto mais distante do centro, a experiência se torna ainda mais grandiosa. Entre os locais mais afastados para uma melhor observação estão o santuário de pássaros Creamer’s Field, Chena Lake Recreation Area, Parque Nacional e Reserva de Denali, e o Parque Nacional Kenai Fjords. 

Canadá

Canadá

O Canadá é um dos melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal, especialmente nas regiões norte do país, como Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut. Na província de Alberta, o Parque Nacional Jasper é considerado uma “Reserva de Céu Escuro”, já que o céu limpo do local oferece um espetáculo majestoso. Anualmente, acontece o Dark Sky Festival, que reúne pessoas para apreciarem o céu noturno de Jasper. O local tem ainda telescópios perto do Lago Annette para a observação da aurora boreal. 

Finlândia

Finlândia

A Lapônia, região ao norte da Finlândia, famosa por ser a terra do Papai Noel, é também um dos melhores lugares para se ver as luzes do norte. Na vila de Ivalo quase não há trânsito ou poluição, por isso é um lugar excelente para avistar o fenômeno. Em Utsjoki, a aurora boreal acontece quase todas as noites de setembro a abril. Já a cidade de Rovaniemi, além de ser a residência oficial do Papai Noel, é muito procurada por quem quer admirar este espetáculo natural. Desde que o céu esteja escuro e limpo o suficiente, o fenômeno natural pode ser visto de qualquer lugar da Lapônia. 

Groenlândia

Groenlândia

Apesar de ser um local de difícil acesso, a Groenlândia é um excelente destino para os caçadores de aurora boreal. A melhor opção é a cidade de Kangerlussuaq, onde as aparições da aurora boreal ocorrem em quase todo território devido à baixa poluição luminosa. Outros dois locais para observação do fenômeno são Ilulissat e Sisimiut, acessados apenas por voo já que praticamente nenhuma das localidades está conectada por estradas. 

Islândia

Islândia

Toda a região da Islândia é favorável ao aparecimento da aurora boreal, em especial nas cidades de Akureyri, Isafjordur e Húsavík, já que são as mais próximas do Círculo Polar Ártico. No entanto, é possível desfrutar da aurora boreal na capital Reykjavik, destino mais bem estruturado, com restaurantes, rede de hotéis e muito mais. A dica é se afastar do “centro” urbano, onde há maior incidência de poluição luminosa. Entre os locais indicados estão o Farol da Grota, a apenas 10 minutos da capital, a montanha Kirkjufell, um dos cartões-postais da Islândia, o observatório do Museu Perlan e o Parque Nacional de Thingvellir. 

Noruega

Noruega

A cidade de Tromso é um dos lugares mais conhecidos do mundo para ver a aurora boreal. É considerada a capital da aurora boreal, pois se encontra sob o cinturão onde as luzes do norte aparecem com maior frequência. Além disso, conta com uma ótima infraestrutura para receber os viajantes, com hotéis confortáveis, lojas, restaurantes, boas estradas, excursões, passeios de trenós, etc. O melhor lugar para ver o fenômeno é do topo da montanha Storsteinen, acessível de bondinho, ou no Lago Prestvannet, a 20 minutos de caminhada do centro.  

Rússia

Rússia

Devido à sua proximidade com o Círculo Polar Ártico, todas as áreas do norte da Rússia, incluindo a Sibéria, possibilitam admirar a aurora boreal. No entanto, nesta região os invernos são longos e extremamente severos, além de não haver uma boa infraestrutura para receber os visitantes. A melhor opção é a cidade de Murmansk, popular para quem busca as luzes coloridas. Outros lugares para observar as luzes do norte são Severodvinsk, Distrito Autônomo de Nenets, Magadan e Salekhard, única cidade do mundo localizada bem no Círculo Polar Ártico e, por isso, famoso ponto de observação da aurora boreal.

Suécia

Suécia

A Suécia é um destino privilegiado para a observação da aurora boreal, e a Lapônia sueca, no extremo norte. Um dos lugares mais recomendados é o vilarejo isolado de Abisko, perto da fronteira com a Noruega, onde as condições são ótimas: clima seco, céu com poucas nuvens e baixo nível de poluição no ar.  A visibilidade é ainda melhor no Parque Nacional de Abisko, onde é possível hospedar e caçar as auroras em tours ou por conta própria. No topo da montanha Nuolja, uma estação de observação permite apreciar o fenômeno. 

Ficou interessado em ver a o fenômeno em um desses países? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!