Apesar de ser considerado uma das regiões mais áridas do mundo, o Deserto do Atacama é um lugar privilegiado em belezas naturais. Localizado no norte do Chile, o destino reúne cenários únicos com lagoas, cordilheiras, vales e até vulcões, além de oferecer atividades e passeios para todos os estilos de viajantes. Confira algumas atrações imperdíveis em uma viagem ao Deserto do Atacama.
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama é a principal cidade que serve de base para explorar as belezas do Deserto do Atacama. Com ruas de terra e construções rústicas, o povoado pode parecer bastante simples, mas conta com uma boa estrutura para receber os viajantes. Caminhar pelo local, com a Cordilheira dos Andes de pano de fundo, é uma experiência única.
A partir de San Pedro, é possível fazer um passeio até o povoado indígena de Toconao, um dos mais pitorescos da região, para conhecer sua arquitetura original em pedra vulcânica liparita e o trabalho primoroso dos moradores locais que trabalham no fino artesanato de lã.
Salar de Atacama
Outro passeio imperdível é o Salar de Atacama. Localizado na Reserva Nacional do Flamenco, é o maior salar em extensão do país e guarda importantes registros arqueológicos. É possível desfrutar de uma paisagem de beleza espetacular, como a Lagoa Chaxa, dividido em diversos espelhos d’água nos quais há abundância de crostas de sal e onde vive uma comunidade de flamingos.
Valle de la Luna
Um dos principais pontos turísticos do Deserto do Atacama, formado por rochas salinas esculpidas pela ação dos ventos e do tempo. O nome é devido ao terreno acidentado que, por muito tempo, era considerado o que mais se assemelhava a superfície da lua. O acesso principal ao Valle de la Luna fica a apenas 6 quilômetros de San Pedro de Atacama. Por estar na mesma altitude do povoado, 2.500 metros acima do nível do mar, é um dos melhores passeios para se fazer nos primeiros dias de viagem.
Valle de la Muerte
O Valle de la Muerte é outro ponto turístico famoso. Também conhecido como Vale de Marte, possui dunas e formações milenares, como um grande cânion que revela uma bela vista para a Cordilheira do Andes. Do alto do vale é possível avistar uma sequência de vulcões, dentre eles o mais importante é o Licancábur. Por também estar próximo ao povoado de San Pedro de Atacama, o Valle de la Muerte é uma ótima opção de passeio para fazer durante o período de aclimatação.
Lagunas Altiplânicas
Um dos lugares mais bonitos do destino, localizado a mais de 4 mil metros de altitude. No caminho, é possível apreciar a vida selvagem local com vicunhas, raposas e pequenas vizcatias, uma espécie de roedor que vive entre as rochas. As lagunas Miscanti e Miñiques formam um dos cartões postais mais incríveis do Deserto do Atacama. Em dias de pouco vento, as lagoas se tornam um espelho perfeito e reflete os vulcões ao seu redor.
Outra atração ideal para combinar com as Lagunas Altiplânicas são as Piedras Rojas, um ponto turístico de encher os olhos dos visitantes. O cenário único do local conta com um solo vulcânico em tons avermelhados que contrasta com os lagos azuis e vulcões de plano de fundo.
O que saber antes de ir ao Deserto do Atacama
Para quem chega de avião, o Aeroporto Internacional El Loa (CJC), em Calama, é o mais próximo do povoado de San Pedro de Atacama, localizado a cerca de 1 hora de viagem. Para quem viaja do Brasil, não existem voos diretos para Calama, sendo necessário fazer uma escala na cidade de Santiago.
Para quem pretende fazer a viagem por terra, são cerca de 1.627 km de Santiago até San Pedro de Atacama pela Ruta 5. De ônibus, o trajeto demora cerca de 23 horas.
Vale destacar que no Deserto do Atacama o clima é muito seco, com temperaturas altas de dia e noites mais frias. Além disso, esta região fica a mais de 2.240 metros acima do nível do mar, chegando a 4 mil metros em alguns locais. Preparar-se para as condições climáticas extremas e para a altitude é muito importante.
Ficou interessado em viajar pelas belezas do Deserto do Atacama? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!