O Alentejo, maior região de Portugal, é considerado um dos mais autênticos destinos europeus. Belas praias, castelos magníficos, cidades históricas e atrações ímpares fazem parte da paisagem desta região.

A Abreu indica o destino para todos os tipos de viajantes, em especial para aqueles que gostam de atividades ao ar livre. No entanto, o Alentejo oferece muitas outras atividades e atrações, como museus, a culinária local e os seus vinhos deliciosos, castelos e ruínas de antigas civilizações dentre tantas outras coisas.

Veja abaixo um roteiro básico por Évora, principal cidade do Alentejo, e Vila Viçosa, com seu vasto patrimônio que conta um pouca da história da região e de Portugal.

Évora

Primeiramente, temos a principal cidade alentejana com mais de quatro mil anos, que fica a apenas 1h30 de Lisboa. Embora seja a maior cidade do Alentejo, tem apenas 50 mil habitantes, ou seja, tem um ritmo tranquilo e pacato. Ela é, de fato, o cartão postal da região, e o seu centro histórico é um Patrimônio da Humanidade da Unesco. Por isso, a cidade ganhou o apelido de “Cidade Museu”.

Évora conta com monumentos impressionantes e um de seus maiores tesouros é o Templo Romano, uma ruína histórica construída há mais de dois mil anos e considerada um dos principais pontos turísticos da cidade. O templo é um Patrimônio Mundial pela Unesco e um ponto turístico obrigatório em Évora.

Além da herança arquitetônica, que inclui também a Praça do Giraldo, a Igreja de São Francisco, a Sé Catedral de Évora e o magnífico Aqueduto da Água de Prata, há a sinistra Capela dos Ossos.

Uma das construções mais impactantes do Alentejo, a Capela dos Ossos fica na Igreja de São Francisco e tem os pilares e paredes revestidos por ossos que foram retirados dos cemitérios da cidade. Foi construída no século 17 com a intenção de transmitir uma mensagem sobre a transitoriedade da vida.

Além disso, vale aproveitar o tempo em Évora para andar por suas ruas, visitar lojas de souvenires e fazer uma boa refeição alentejana. A cidade é ainda um bom lugar para provar os vinhos alentejanos, pois abriga a sala de provas da Rota dos Vinhos do Alentejo.

Vila Viçosa

Depois de visitar as atrações mais incríveis de Évora, é a vez de conhecer Vila Viçosa, carinhosamente chamada de “Princesa do Alentejo”. Seu nome deve-se à fertilidade do solo e aos encantos de seu território. Apesar de pequena, é cheia de história e possui um patrimônio riquíssimo. Uma verdadeira joia alentejana!

Conhecida pela abundância do mármore, explorado em suas mais de 160 pedreiras, a cidade tem diversos monumentos inigualáveis. A principal atração é o Paço Ducal de Vila Viçosa, construção com mais de 400 anos que conta com uma impressionante fachada revestida com mármore. Este é um dos edifícios mais emblemáticos e luxuosos do país, que durante séculos foi o favorito da família real portuguesa.

A Abreu ainda recomenda outros dois pontos turísticos muito importantes na cidade. O primeiro é o Castelo de Vila Viçosa, construído no século 13 e que serviu de residência da família Bragança. No seu interior se encontra o Solar da Padroeira de Portugal, onde está guardada a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que em 1646 foi declarada padroeira do país.

O segundo é o Convento dos Agostinhos, edificação construída em 1267 durante o reinado de D. Afonso III. Sua igreja foi construída em estilo barroco, com altas torres e grandes janelas. Até hoje, o local é considerado o panteão dos duques de Bragança, acolhendo no seu interior o túmulo do primeiro Duque de Bragança.

Hospedagem

Para apreciar esse roteiro combinado entre as cidades de Évora e Vila Viçosa, a Abreu indica que os visitantes se hospedem no luxuoso Alentejo Marmoris Hotel & Spa. Este empreendimento, membro da Small Luxury Hotels of the World, fica no centro de Vila Viçosa. Além das acomodações contemporâneas e confortáveis, o hotel oferece spa, restaurante de gastronomia tradicional, snack bar, adega de vinhos e tantos outros serviços. O hotel é um verdadeiro retiro de paz e sossego e ideal para servir de base para as visitas na região. Mais informações: www.alentejomarmoris.com.

Curtiu as dicas e quer fazer uma viagem para conhecer todas as belezas do Alentejo? Fale com a Abreu.

 

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.