A Itália é um dos destinos mais desejados pelos turistas do mundo inteiro, inclusive brasileiros. Não à toa, o país atrai milhares de visitantes a cada ano. São séculos de história e tradições, que se misturam toques de modernidade e uma cultura gastronômica conhecida no mundo todo.

Que tal fazer um roteiro monumental pela Itália, passando por seus principais destinos turísticos? Veja abaixo um roteiro por Veneza, Florença, Pisa, Siena, Assis, Roma, Nápoles, Capri, Costa Amalfitana e Pompeia.

1º dia – Chegada a Veneza

Itália
Veneza

No primeiro dia, o ideal é tirar um tempo para descansar da viagem. Aproveite para organizar suas coisas, dar uma olhada no roteiro dos próximos dias e dar uma volta no entorno do hotel para conhecer a região e comer alguma coisa num dos muitos restaurantes da cidade.

2º dia – Veneza e Florença

Veneza é uma cidade encantadora, repleta de passeios turísticos incríveis para você fazer. A Abreu indica fazer um passeio de barco privativo, passando pelo Grande Canal e pela Ponte de Rialto para chegar à Praça de São Marcos, onde estão a Basílica de São Marcos, o Campanário, o Palácio Ducal e a Ponte dos Suspiros, um dos símbolos da cidade e um dos lugares mais frequentados pelos turistas. Aproveite a oportunidade para descobrir os encantos da cidade, fazendo um passeio em gôndola pelos típicos canais. À tarde, a viagem segue para Florença.

3º dia – Florença e Pisa

Itália
Florença

No terceiro dia, logo pela manhã, o passeio começa em Pisa, cidade de Galileu Galilei, conhecida pelo seu Campo dei Miracoli, onde está o maior conjunto de arquitetura românica da Europa, composto pela Catedral, Batistério, Campo Santo e a célebre torre inclinada. Aproveite um tempo livre para conhecer outras atrações e para provar um prato típico de Pisa, a cecina, uma pequena torta, mais parecida com uma pizza, feita com farinha de grão de bico.

À tarde, já de volta a Florença, aproveite para fazer uma visita guiada a pé pela cidade, passando por edifícios históricos, como a Igreja de Santa Cruz (Panteão das Glórias Italianas), a Catedral de Santa Maria das Flores, as famosas Portas do Paraíso do Batistério e a Praça della Signoria com as suas estátuas e a fonte de Netuno. Não deixe de visitar ainda a Ponte Vecchio sobre o Rio Arno e, por fim, o típico Mercado da Palha, construído em 1547 e famoso por vender objetos de palha e artesanatos.

4º dia – Florença, Siena, Assis e Roma

Itália
Roma

Na manhã do quarto dia, o passeio é em Siena. Esta bela cidade medieval possui ruas e ruelas que levam os visitantes à Piazza del Campo, símbolo da cidade e onde estão o Palácio Público, que abriga o Museu Cívico, e a Torre de Mangia, que do alto dos seus 87 metros permite uma excelente vista da cidade.

Depois de uma breve visita a Siena, a viagem continua até Assis, cidade natal de S. Francisco. Aproveite para fazer uma visita à Basílica, repleta de belos afrescos de Giotto, Cimabue, entre outros, e, em cuja cripta, se encontra o túmulo deste santo, fundador da Ordem Franciscana.

O dia encerra em Roma, onde o visitante ficará pelos próximos dois dias. Após acomodação no hotel, não deixe de fazer um breve passeio noturno para conhecer as conhecer as famosas praças e fontes da cidade. Destaque para a Piazza Navona, uma das praças mais bonitas e populares, onde está a Fonte dos Quatros Rios, construída por Bernini em 1651; e a Fontana di Trevi, maior e mais bonita fonte de Roma, construída no século 19 e famosa no mundo todo.

5º dia – Roma

Dia inteiro para descobrir as belezas e encantos da Cidade Eterna. A dica da Abreu é fazer um passeio panorâmico e guiado, passando pela Basílica de Santa Maria Maior, Igreja de São João de Latrão, Arco de Constantino e o Coliseu, Termas de Caracalla, Circo Máximo e Domus Flavia Augustana, Capitólio, Praça de Veneza, Ilha Tiberina, Trastevere e o Castelo do Sant’Angelo.

6º dia – Roma

Visitar Roma e não ir ao Vaticano é um pecado, por isso reserve um dia para um passeio ao menor país da Europa. O Vaticano é uma cidade-estado e dentro de suas muralhas vivem cerca de mil pessoas. No local, destaque para três atrações imperdíveis: Praça de São Pedro, Basílica de São Pedro e os Museus Vaticanos, onde está a Capela Sistina.

A Praça de São Pedro é uma das mais famosas do mundo. Construída no século 17, é circundada por 284 colunas e 88 pilastras, e, no centro, um obelisco e duas fontes. Ao fundo da praça está a Basílica de São Pedro, com sua impressionante cúpula de 136 metros de altura. Já nos Museus Vaticanos, o visitante poderá apreciar a Capela Sistina, considerada a obra-prima de Michelangelo.

7º dia – Roma, Capri e Nápoles

Capri

No sétimo dia, a viagem segue em direção ao sul da Itália. Após chegada em Nápoles, o passeio segue até o porto da cidade, de onde partem as travessias de barco para a glamorosa Ilha de Capri. Esta é uma ótima oportunidade de fazer um lindo passeio de barco pela ilha, avistando a Gruta Branca e os Farilhões e depois por Anacapri, com sua maravilhosa vista sobre todo o Golfo de Nápoles. Ao final do dia, regresso para Nápoles para acomodação em hotel e descanso.

8º dia – Nápoles, Costa Amalfitana e Pompeia

Nesse dia, o passeio é pela belíssima Costa Amalfitana, conhecida pelos cenários deslumbrantes com mar azul e vilarejos encrustados nas montanhas. Pela manhã, os viajantes poderão visitar Amalfi e Positano, as cidades mais conhecidas da região e frequentadas por ricos e famosos. Aproveite o tempo livre para apreciar as paisagens e para degustar alguns dos pratos típicos locais. A viagem continua até Salerno de barco e depois de ônibus até Pompeia, para uma visita às ruínas desta cidade destruída pela erupção do vulcão Vesúvio. No final do dia, retorno para Nápoles e tempo livre para um breve passeio.

9º dia – Nápoles e Roma

No penúltimo dia, a viagem retorna a Roma. O trajeto pode ser feito de trem, ideal para apreciar as belas paisagens da região. A dica da Abreu é aproveitar o restante do dia para dar um último passeio pela cidade e ver algum atrativo que faltou ou revisitar um que mais gostou. Outra dica dos especialistas é deixar um tempo livre para descansar e arrumar com calma as coisas para a viagem de volta ao Brasil.

10º dia – Fim da viagem

Nesse dia, acorde cedo, tome um belo café da manhã e fique atento ao horário de saída do hotel. É altamente recomendável que você contrate um traslado do hotel até o aeroporto. Esta é uma ótima maneira de facilitar o trajeto com malas, além do conforto e da comodidade.

Ficou interessado em viajar para a Itália? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!