A Turquia é um país transcontinental, tendo sua maior parte na Ásia e a menor na Europa. A região conhecida como Anatólia é banhada por quatro mares e faz fronteira com oito países, sempre foi uma área de intensa manifestações culturais.

Não à toa, a Turquia é um verdadeiro caldeirão cultural. Um país onde muitas civilizações se estabeleceram, desde os primeiros tempos da humanidade, e deixaram a sua marca com exemplos espetaculares tanto de patrimônio cultural quando de maravilhas naturais. Veja abaixo 8 cidades para conhecer em uma viagem ao país.

Istambul

Basílica de Santa Sofia, em Istambul (Turquia), foi inspiração para a arquitetura da cidade de Naboo, do universo Star Wars
Basílica de Santa Sofia, em Istambul

Istambul é uma cidade histórica repleta de patrimônios com influência de diversas culturas. Isso se deve ao fato dela ter sido, durante muito tempo, a capital de diversos impérios, como otomano, bizantino e romano. Por isso, quem visita a cidade tem a oportunidade de descobrir um pouco dessa história milenar.

A dica é começar a visita pela Praça de Sultanahmet, que ocupa o lugar do antigo Hipódromo Romano e do qual ainda é possível ver alguns vestígios, como é o caso do obelisco egípcio e da coluna serpentina. Depois, siga para a uma visita à Mesquita Azul e à Grande Mesquita de Santa Sofia.

Não deixe ainda de visitar a cisterna Yerebatan, a reserva de água mais importante da cidade na época bizantina, a famosa ponte do Bósforo, que liga a Europa à Ásia, o Palácio de Topkapi, antigo centro de poder do Império Otomano, além do Mercado das Especiarias e o Grande Bazar, um dos maiores mercados cobertos do mundo.

Ancara

Turquia
Ancara

O centro é o local ideal para começar o passeio pela capital turca, primeiro pelo mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da república turca, chamado Anitkabir; e depois pelo magnífico Museu das Civilizações da Anatólia, que expõe com rigor histórico vestígios de grandes civilizações como os hititas, assírios e frígios.

Durante uma passada pelo distrito de Ulus, não deixe de visitar o Museu da Guerra da Independência, antigo edifício do Parlamento Turco. E como Ankara é o paraíso das compras, aproveite para conhecer os centros comerciais e grandes shoppings centers repletos de lojas de marcas nacionais e internacionais, além de restaurantes, cafés e cinemas.

Capadócia

Turquia
Capadócia

Dedique um dia inteiro para descobrir esta região única da Turquia, onde a natureza esculpiu uma fantástica paisagem, conhecida por chaminés das fadas. Estas formações foram criadas pela erosão da lava e das cinzas pulverizadas pelas montanhas vulcânicas e moldadas pela chuva, vento e gelo durante milhões de anos.

Destaque para uma visita ao museu a céu aberto de Goreme com as suas seculares igrejas e capelas escavadas nas pedras, e, claro, um passeio de balão para apreciar as belas paisagens de conto de fadas da região. Vale ressaltar que o voo de balão acontece bem cedo e depende das condições meteorológicas.

Konya

Turquia
Mosteiro de Mevlevi em Konya

A cidade é conhecida pelos dervixes rodopiantes. Por isso, quando estiver de passagem por Konya, não perca a oportunidade visitar o Museu de Mevlana, islâmico fundador da Ordem Mevlevi, e de conferir o Sema, cerimônia religiosa realizada desde a sua morte, em 1273.

Pamukkale

Turquia
Piscina de Travertino no antigo Hierapolis, Pamukkale

Esta é uma importante região cultural e turística. Nela, o turista pode conferir os maravilhosos travertinos brancos de Pamukkale e as ruínas da cidade grega vizinha de Hierápolis, fundada pelo segundo rei de Pérgamo em 190 a.C., ambas registradas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco como sítios naturais e arqueológicos.

Éfeso

Turquia
Biblioteca de Celso em Éfeso

Por muito tempo, essa foi a segunda cidade mais importante do Império Romano, e, ainda hoje, abriga antigas ruínas do período, com destaque para a Biblioteca de Celso, uma das edificações mais conservadas do sítio arqueológico, o Teatro Odeon e Templo de Adriano.

A poucos quilômetros, nos arredores de Éfeso, está a Casa da Virgem Maria, local onde a mãe de Jesus teria vivido seus últimos anos de vida. O lugar é considerado sagrado tanto para católicos quanto para muçulmanos.

Pérgamo

Turquia
Ruínas da Cidade Romana de Pérgamo

Esta antiga cidade grega é considerada um museu a céu aberto na Turquia. As ruínas da acrópole compreendem estruturas religiosas, sociais e comerciais, sendo a Biblioteca de Pérgamo, o Santuário de Atena, o Templo de Dionísio, o Santuário de Trajano, o Ginásio de Pergamon, e os palácios reais de Pérgamo as mais notáveis.

Tróia

Ruínas da antiga cidade de Tróia

Mítica cidade onde ocorreu a grande guerra entre gregos e troianos, que ganhou fama por conta do autor grego Homero, que escreveu Ilíada. Segundo a mitologia, os gregos só venceram a guerra porque enganaram o inimigo usando o famoso cavalo de Tróia.

Até o século 19, acreditava-se que a cidade era apenas uma ficção. Embora a cidade tenha sido revelada após escavações, ainda restam dúvidas sobre a veracidade do conflito. No local, é possível visitar suas ruínas e ver uma reconstrução de madeira do célebre cavalo utilizado para invadir a cidade.

Ficou interessado em viajar para a Turquia? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!