Apesar da grande exposição que teve durante a Copa do Mundo de 2022, o Qatar ainda é um país pouco conhecido pelos brasileiros. No entanto, o destino oferece uma ampla oferta de cultura e lazer aos seus visitantes. Mas além de todas as opções disponíveis, o Qatar é um excelente hub para conectar turistas com outros destinos exóticos espalhados pelo mundo. 

Pensando nisso, a Abreu apresenta as principais atrações do Qatar e algumas opções possíveis para você que quer conhecer dois destinos em uma única viagem, usando o stopover da Qatar Airways. 

O destino

Qatar Tourism
The Pearl – crédito Qatar Tourism

O Qatar é um país da península árabe com características culturais e geográficas únicas, paisagem árida e um belo litoral. Apesar de moderno, permite ao visitante experimentar a cultura de forma muito autêntica, sem que a modernidade sobreponha as suas tradições árabes.

A capital, Doha, possui tudo aquilo que se espera encontrar em um destino árabe: lindas mesquitas, deserto, passeio de camelos e veículos 4×4, shoppings modernos e mercados tradicionais, belos exemplares da arquitetura islâmica, comida tradicional e internacional etc. 

As atrações 

Museu Nacional do Qatar

São muitas as opções de lazer no destino, entre eles o Museu de Arte Islâmica que possui o maior acervo de arte islâmica do mundo e é um dos principais pontos turísticos de Doha. Outro museu importante é o Museu Nacional, que dá voz à história única do Qatar e de seu povo, desde os primórdios até os dias atuais e em direção ao futuro.

Outros pontos de interesse são o Corniche, calçadão à beira-mar onde se pode ver os modernos edifícios de West Bay District e as águas do Golfo Pérsico; e o The Pearl, conjunto de ilhas artificiais muito procuradas pelos turistas para as compras. 

Qatar Tourism
Souq Waqif – crédito Qatar Tourism

Ir ao Qatar e não visitar o Souq Waqif, é imperdoável. Este antigo mercado árabe é perfeito para encontrar restaurantes e todo tipo de mercadoria. Além disso, vale ainda uma visita ao Falcon Souq, onde os turistas podem admirar de perto essas belas aves exóticas; o Spice Souq, uma delícia sensorial com uma variedade de especiarias culinárias; e o famoso Gold Souq, para pechinchar peças em ouro. 

Outro passeio imperdível no Qatar é o safári em veículos 4×4 pelas dunas até o mar interno nas proximidades da fronteira com a Arábia Saudita. Khor Al Adaid é considerado um cartão postal do destino, com paisagens belíssimas do encontro do deserto com o mar, que lembram muito um famoso destino brasileiro, Lençóis Maranhenses. Passeios em camelos e quadriciclos também podem ser feito ao longo desse trajeto. 

Passeio de camelo pelo deserto

Outros destinos 

Em Doha, capital do Qatar, fica o Aeroporto Internacional de Hamad, casa da Qatar Airways e seu principal hub internacional, que serve de porta de entrada para os brasileiros na Ásia e Oriente Médio. Além disso, o aeroporto de Doha é um dos mais modernos e premiados do mundo. 

A partir de Doha, é possível se conectar com diversos destinos exóticos como Egito, Maldivas, Jordânia e países da Ásia, como Tailândia, Japão e Coreia do Sul. Por isso, o Qatar é perfeito para uma viagem combinada entre dois ou mais destinos. 

Informações úteis

O idioma oficial do Qatar é o árabe, embora também se fale inglês no país. A moeda local oficial (e única aceita no país) é o Qatar Rial. É recomendado levar euros ou dólares americanos para fazer câmbio no destino. A partir do Brasil, há um fuso horário de 3 horas a mais no Qatar. A voltagem é 220 e a tomada de três pinos.

O clima no Qatar é quente e seco, com o auge do calor entre março e outubro. Por isso, a Abreu indica os meses de outubro a maio, quando as temperaturas estão significativamente mais baixas. Diferentemente do calendário ocidental tradicional, a semana no Qatar começa no domingo. Por isso, às sextas-feiras, é provável que muitas lojas, bancos e outros serviços estejam fechados. 

O Qatar é um país majoritariamente muçulmano, por isso a venda de bebidas alcóolicas é restrita. O consumo de álcool é permitido somente para não muçulmanos em lugares privados, restaurantes, bares ou residências particulares.

Outro ponto importante é sobre a vestimenta, que precisa ser mais conservadora com roupas até os joelhos. Nas praias privadas dos hotéis, pode-se usar biquínis e sungas, já nas praias públicas, deve-se usar maiôs mais conservadores para mulheres e bermudas para homens. Nas mesquitas, mulheres precisam de um lenço na cabeça. À noite, é esperado que os homens usem calças e não bermudas.

Ficou interessado em conhecer o Qatar, combinando dois destinos em uma única viagem? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!