O Egito é um país africano muito rico culturalmente, que guarda monumentos milenares e impressionantes, como as famosas pirâmides. Sua história tem mais de cinco mil anos e está atrelada ao Egito Antigo, uma das mais importantes civilizações do mundo e que teve contribuição valiosa para a humanidade. Hoje, o Egito é um destino moderno que conserva seus incríveis tesouros.

Ler e assistir programas sobre os templos, pirâmides e faraós do Egito, desperta muita curiosidade. Porém, vivenciar estes locais sagrados é uma emoção sem igual que ficará para sempre na memória dos visitantes. Veja abaixo algumas atrações incríveis que a Abreu recomenda conhecer em uma viagem pelo Egito.

Breve história do Egito

Para facilitar o entendimento, a história do Egito foi organizada em períodos. O primeiro período é o Antigo Império, inaugurado pelo faraó Menés em 3200 a.C, que unificou o reino. Foi também o período da construção das pirâmides escalonadas em Saqqara, das três grandes pirâmides de Gizé e a esfinge com sua beleza inigualável e ainda rodeada de mistérios. O Médio Império é um período de muitas revoltas e expansão e o Novo Império, que apresenta faraós conhecidos como Hatshepsut, a primeira faraó mulher da história, Ramsés II, Akenaton e Tutancâmon. Por fim, o período da decadência, quando o Egito é invadido por vários povos, inclusive gregos e romanos que deixam templos belíssimos para marcar os seus reinados.

Templos e pirâmides

Pirâmides do Egito

Durante uma passagem pelo Egito, a Abreu recomenda conhecer o Templo de Philae, dedicado à deusa Ísis e considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Por estar localizado em uma ilha, o acesso ao local é feito por pequenos barcos. Este templo foi construído no período greco-romano e é um dos mais lindos e bem conservados do país. Já o templo de Abu Simbel é um dos mais famosos do Egito pela grandiosidade e importância do faraó que o construiu. São dois templos, um dedicado a Ramsés II e outro a sua esposa, Nefertari.

Templo de Philae

Outro templo que vale conhecer é o Templo de Kom Ombo, situado às margens do Nilo, na cidade de mesmo nome. É o único do país dedicado à duas divindades: Sobek, o Deus Crocodilo, e Hórus, o Deus Falcão. Também se trata de um templo greco-romano e bem ao lado do templo há um museu dedicado aos crocodilos. O Deus Falcão tem mais um templo dedicado a si, o Templo de Edfu ou Templo de Hórus. É um dos mais bem conservados do Egito, com seu grande muro da entrada também em bom estado de conservação.

Já em Luxor, a Abreu indica uma visita ao Templo de Luxor. Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, o templo possui belezas únicas e recebeu contribuições durante o reinado de diversos faraós, em especial de Amenófis III ou Amenotepe e Ramsés II. Foi concluído já no período islâmico e está ligado ao Templo de Karnak, considerado o maior já construído no mundo e o destaque deste local é o seu pátio com 134 colunas ricamente decoradas.

Cruzeiro pelo Nilo

Uma oportunidade de conhecer o Egito de uma forma diferente é fazendo um cruzeiro pelo rio Nilo, de Aswan até Luxor. Para os especialistas da Abreu, esta é uma experiência sem igual, vivenciando toda beleza das paisagens e monumentos ao longo de sua margem. Neste roteiro, a primeira visita é ao Templo de Philae. Em seguida, um passeio de felucca (barco a vela usado pelos pescadores do Nilo há centenas de ano) e de lancha fluvial, passando por praias e visitando uma aldeia Núbia, onde o povo é muito alegre e hospitaleiro.

Abu Simbel

Seguindo pelo Nilo, o passeio passa pela eclusa de Esna, uma espécie de elevador de navios. Por lá, os visitantes se encontram com os vendedores fluviais, que se aproximam em seus barcos a remo para vender seus produtos. Outros templos que ficam a passos de distância do cais de atracação são Kom Ombo, Abu Simbel, Vale dos Reis, Karnak e Luxor. Outras atividades disponíveis durante a navegação são o sobrevoo de balão em Luxor ou o show de luzes noturna que acontece em diversos templos. Esses passeios podem ser contratados localmente com o guia.

Os navios também são uma experiência por si só. Eles possuem deck superior com piscina, bar e espaços para relaxar e aproveitar as belas paisagens, além de restaurante com comida internacional, entretenimento noturno e lojinhas. Os quartos são confortáveis e os banheiros espaçosos.

Cairo: uma cidade, muitas histórias

Cairo

Com uma população de 21 milhões de habitantes e nenhum sinal de trânsito em operação, a cidade do Cairo possui um som incessante de buzinas e de milhares de pessoas andando pelas ruas a qualquer hora do dia ou da noite. Por isso, também é chamada de “cidade que nunca dorme”.

Outra característica é que existem várias cidades do Cairo: Cidade Antiga, o Cairo Islâmico, a Grande Cairo, a Nova Cair, por conta dos diversos períodos de governo da cidade e do país. Dos passeios recomendados pela Abreu, a Cidadela de Saladino ou Cidadela do Cairo é imperdível. Construída para proteção da cidade na época das cruzadas, a cidadela abriga a Mesquita de Muhammad Ali ou Mesquita de Alabastro, inspirada na Mesquita Azul de Istambul, é uma das mais lindas do país.

O mercado a céu aberto de Khan El Khalili é o maior e mais famoso mercado árabe do Egito. Impossível visitar a cidadela sem passar pelo mercado e pechinchar nas lojas de tecidos e roupas, lâmpadas coloridas, perfumes, artesanatos, souvenirs, joias, especiarias, e muito mais. Outros lugares indicados pela Abreu são a Igreja de São Sérgio, onde acredita-se que Jesus, Maria e José tenham morado em uma cripta, a Sinagoga Bem Ezra, a mais antiga do Cairo, e o Museu Egípcio do Cairo, com mais de 120 mil itens de grande importância histórica. O Cairo é uma daquelas cidades que não se esgota em uma única viagem. Haverá sempre algo por conhecer e um motivo para voltar.

Ficou interessado em conhecer o Egito? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!