O extremo norte da Europa é conhecido por ser uma das regiões mais bonitas do planeta. Os Alpes Escandinavos são a principal formação montanhosa da região. Além dos alpes, planícies, paisagens intocadas, lagos e fiordes impressionantes e fenômenos naturais únicos são algumas das principais características dos países que fazem parte desta região. Veja abaixo um pouco mais desses países lindos localizados ao norte da Europa.

Estônia

Tallinn

A Estônia é um país costeiro que fica a uma curta viagem de balsa da Finlândia e da Suécia, e de trem ou ônibus de diversas capitais europeias. Neste país compacto e coberto de florestas e natureza protegida, todas as suas atrações estão a poucos minutos de distância. De acordo com os especialistas Abreu, a Estônia é ideal para combinar com outros destinos da Europa.

A capital Tallinn impressiona os visitantes pela sua versatilidade. São praias serenas, estradas de paralelepípedos, belos parques verdes, uma vida agitada na cidade e culinária de fusão nórdica interessante de se provar. Destaque para sua arquitetura medieval, repleta de casas e becos ainda protegidos pelos restos da muralha da cidade.

Finlândia

Helsinque

A Finlândia é uma terra de contrastes, onde no verão, o sol não se põe nunca nas regiões mais ao norte, enquanto no inverno, o sol desaparece por meses. De Helsinque à Lapônia, o país mais feliz do mundo tem atrações incríveis para curtir o ano todo, como nadar no gelo durante o inverno, e caçar aurora boreal no outono e na primavera.

A capital Helsinque é uma charmosa cidade litorânea com diversas trilhas naturais, boa comida, museus interessantes e arquitetura única. Entre as atrações que valem uma visita estão o Farol de Bengtskär, o mais alto dos países nórdicos; e a cidade de Porvoo para ver os antigos prédios vermelhos na orla do rio, que hoje abrigam ótimos restaurantes e pousadas encantadoras.

Aldeia do Papai Noel na Lapônia

Já a Lapônia, conhecida como a terra do Papai Noel, é um destino bastante movimentado na época da Natal, quando os visitantes encontram a Vila Noel, com rebanhos de renas, trenós e muita neve, além, claro, da presença do próprio Papai Noel e seus ajudantes.

Islândia

Reykjavík

País de geografia única, a Islândia tem paisagens belíssimas e cenários dramáticos que proporcionam uma ampla variedade de atividades, em especial para quem curte aventuras extremas. Entre as atividades que a Abreu recomenda estão o canyoning na geleira Vatnajökull; andar de moto de neve em Langjökull, segunda maior geleira da Islândia; e passear de barco pelo lago Jökulsárlón repleto de icebergs flutuantes.

A aurora boreal também é comum na Islândia e a melhor época para avistar este fenômeno é durante o inverno, entre os meses de setembro e abril, quando as noites são mais escuras e longas. Para todos esses passeios, Reykjavík é o ponto de partida. A capital islandesa é mundialmente conhecida por sua cultura, história e beleza natural.

Letônia

Riga

A Letônia é um país muito verde e mais da metade de seu território é coberto por florestas e natureza intocada. A capital Riga é um caldeirão de culturas, arquitetura e história. Conhecida por seus impressionantes edifícios art nouveau, centro histórico pitoresco e culinária deliciosa, Riga é vibrante, única e cativante.

Além da sua exuberante natureza e tradições, a Letônia é um ótimo destino para explorar castelos e mansões de diferentes períodos, inclusive pernoitando em muitos deles. Entre as atrações mais legais para conhecer no país, a Abreu recomenda as ruínas do castelo medieval de Koknese; o observatório Balgale para explorar as estrelas; e o Moinho de Ribbe, um dos monumentos mais complexos da arquitetura folclórica letã construído entre 1867 e 1869.

Lituânia

Trakai

Este pequeno país é um verdadeiro caldeirão de experiências. Ainda pouco conhecido pelos brasileiros, a Lituânia supera as expectativas de qualquer visitante. Entre as atrações que valem uma visita estão a capital Vilnius, conhecida como cidade velha e considerada um patrimônio da Unesco; o castelo medieval localizado na ilha no meio de um lago em Trakai; e as dunas do Istmo da Curlândia, chamadas de Saara Báltico e nomeadas patrimônio da Unesco.

A Lituânia também é famosa pelas experiências de spa e bem-estar em Druskininkai, uma cidade termal aberta durante todo o ano que atrai muitos visitantes em busca de tratamentos baseados em elementos naturais e tradições locais.

Além dos destinos acima, a região norte da Europa engloba ainda a Escandinávia, formada por Suécia, Dinamarca e Noruega. Clique neste link e confira mais sobre o triangulo escandinavo.

Ficou interessado em conhecer o norte da Europa? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!