da A Escandinávia é uma região no norte da Europa formada por Suécia, Dinamarca e Noruega. Estes três países são monarquias constitucionais e os seus reinos foram estabelecidos antes do século 12. Apesar de pouco conhecidos pelos brasileiros, Suécia, Dinamarca e Noruega possuem uma longa e interessante história, uma rica cultura e lugares lindos e incríveis para conhecer.

Suécia

Estocolmo

Esta nação da Escandinávia possui milhares de ilhas costeiras, vastas florestas, lagos e montanhas. As belas paisagens são infindáveis na Suécia. A capital Estocolmo, uma das mais belas capitais europeias, está localizada sobre 14 ilhas, conserva um bonito centro histórico, muitos museus e uma ótima gastronomia.

Outras cidades famosas na Suécia e recomendadas pela Abreu são Gothenburg, conhecida por ser descolada, onde a arte, a moda e a gastronomia são os grandes destaques; e Malmö, com um rico patrimônio histórico e um castelo do século 15.

Dinamarca

Copenhague

A Dinamarca é repleta de castelos e belas paisagens que, certamente, inspiraram o famoso autor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos maiores autores de histórias infantis do mundo, que escreveu obras como ‘A Pequena Sereia’ e ‘O Soldadinho de Chumbo’.

A capital Copenhague está repleta de castelos, palácios e catedrais. Um dos principais pontos turísticos é o parque Tivoli, além da estátua da pequena sereia, um dos mais conhecidos símbolos da cidade e que atrai milhares de turistas todos os dias ao porto.

Outras cidades indicadas pelos especialistas Abreu para conhecer são Aarhus, um antigo assentamento viking do século 8, que oferece muitas opções de entretenimento e cultura; e Odense, onde nasceu Hans Christian Andersen, com suas ruas de pedras, construções enxaimel e um castelo viking.

Noruega

Bergen

Montanhas, geleiras e fiordes marcam a paisagem deste país escandinavo e reforçam a sua vocação para o turismo de aventura e ao ar livre. A capital Oslo é repleta de parques com esculturas e um dos mais famosos é o Frognerparken com mais de 600 estátuas em bronze e granito da autoria de Vigeland. Um símbolo marcante da cidade é a fortaleza Akershus, uma construção medieval do século 13. E para quem curte a cultura viking, uma visita ao Museu do Navio Viking é obrigatória na capital.

Outra cidade que vale a visita é Bergen, rodeada por sete colinas e protegida por um anel de ilhas. É considerada a porta de entrada para os fiordes. A Abreu recomenda um passeio de barco pelo Sognefjord, o maior fiorde da Noruega e o segundo maior do mundo.