Israel é uma terra de imigrantes, e cada comunidade étnica que se instalou no país trouxe consigo uma cultura culinária única que ajudou a formar a gastronomia israelense de hoje. Todos esses sabores se misturam em experiências gastronômicas incríveis em Tel Aviv, capital de Israel e principal polo gastronômico do país, onde é possível provar culinária etíope, romena, georgiana, russa, indiana, iemenita, iraquiana, iraniana e tantas outras que receberam um toque mediterrânico israelense.

A cidade possui uma variedade de elegantes restaurantes de chef renomados, mas Tel Aviv também possui uma excelente comida de rua. Aliás, existe uma rua famosa onde estão diversos fast-food que oferecem comidas mais saudáveis e sempre acompanhadas de uma salada árabe fresca. E não é apenas a comida que é boa em Tel Aviv, os bares também figuram na lista dos melhores do mundo. São mais de 4.500 estabelecimentos de alimentos e bebidas na cidade. Opções não faltam para todos os gostos e bolsos.

Entre os pratos mais populares em Israel estão o humus, uma pasta de grão de bico quase obrigatória em todas as mesas do país; o falafel, um bolinho de grão de bico frito; o shawarma, um sanduíche com pão pita recheado de carne de carneiro ou de peru, vegetais e pastas; e a shakshuka, ovos cozidos em molho de tomate; além de muitos queijos, pães e vinhos.

Restaurantes

Shakshuka

Entre os restaurantes badalados da cidade estão o Mizlala do chef Mir Adoni, o Topolpompo do chef Avi Conforti e o Hilton Abraxas do chef Eyal Shani. Outro excelente lugar para provar a gastronomia israelense é o HaTachana, uma antiga estação ferroviária de Jaffa que se transformou em um ponto badalado da cidade. Por lá estão bares, cafés e restaurantes, além de lojas e exposições.

Bares

A revista Drinks International incluiu Tel Aviv na sua lista de prêmios para os 50 Melhores Bares do Mundo. O Imperial Craft Cocktail Bar foi eleito o melhor bar da África e do Oriente Médio. O Time Out Israel nomeou a Rua Lilienblum, o Porto, o Calçadão, a Rua Ben Yehuda e a Rua Dizengoff como as melhores áreas de bares da cidade.

Mercados

Mercado Carmel

Uma visita obrigatória em Tel Aviv são os mercados, um dos melhores jeitos de conhecer a variedade infindável de suas iguarias. O Mercado Carmel é o mais famoso, conhecido pelas suas bancas de comida que oferecem produtos locais e frescos, além de excelentes restaurantes que preparam refeições com ingredientes fresquinhos do próprio mercado. No local estão bares, restaurantes, cafés e barracas de comida pertencentes a chefs de cozinha. Outra opção é o Mercado de Sarona, localizado no badalado Complexo Sarona, com sua praça de alimentação sortida e repleta de opções culinárias.

Motivos para visitar a surpreendente Israel