A Europa é um continente repleto de história e a origem da maioria dos seus países remonta à Idade Média e ao Império Romano. Ainda hoje, diversas cidades preservam edifícios e centros históricos que refletem a importância dos reinados do Sacro Império Romano-Germânico e do Império Austro-Húngaro. Confira abaixo a lista de cinco capitais imperiais para conhecer na Europa.

Viena

Durante séculos, Viena foi morada da Casa de Habsburgo, família real do Sacro Império Romano-Germânico. E, ainda hoje, é inegável que a capital da Áustria mantém uma atmosfera de elegância e austeridade, herança de séculos sob domínio de uma das famílias mais famosas da monarquia europeia.

Viena é a capital mundial da música, por isso, quando estiver na cidade, não deixe de visitar a Ópera. Além de assistir os espetáculos, o turista pode conhecer o interior luxuoso deste edifício neo-renascentista em um tour guiado. Outros lugares que merecem uma visita são o Parlamento, o Palácio de Schönbrunn e o Palácio Belvedere, além do museu em homenagem à imperatriz Sissi.

Bratislava

A história da Bratislava, capital da Eslováquia, esconde um passado imperial. Em 1536, a cidade alçada temporariamente como capital do reino da Hungria, passou a ser o local de coroação de reis e rainhas do país. Na Catedral de São Martinho, ainda é possível ver uma réplica da coroa de 150 quilos que adorou a cabeça de reis e rainhas da época.

Além da catedral, a cidade guarda diversos edifícios magníficos, como o Palácio Grassalkovich, o Palácio dos Primados, o Teatro Nacional e o Museu da Cidade.  A Abreu recomenda ainda visitar o castelo da Bratislava, localizado em cima de uma colina e com uma bela vista para a cidade.

Budapeste

Em 1867, o compromisso austro-húngaro estabeleceu a Monarquia Dual da Áustria-Hungria nas terras dos Habsburgo. Assim, nascia a cidade de Budapeste (união dos povoados de Óbuda, Buda e Peste), que assumiu o papel de capital do império junto com Viena.

Deste período, remonta uma diversidade de construções, como as monumentais avenidas Nagykorút e Andrássy e o esplendoroso parque da cidade, com os seus banhos públicos, o jardim zoológico e o jardim botânico. A Abreu recomenda uma visita à Praça dos Heróis, Parlamento, Ópera, Sinagoga, Catedral de Santo Estevão e ao castelo de Buda, um esplêndido cenário que dura até ao dias de hoje.

Praga

No século 14, Carlos IV elegeu Praga como capital do Sacro Império Romano-Germânico. Com isso, a cidade se desenvolveu e chegou a ser a terceira maior metrópole europeia, depois de Roma e Constantinopla. Do seu reinado, ainda hoje é possível ver a famosa Ponte Carlos IV, a Universidade, a Catedral de São Vito e a imponente igreja gótica de Nossa Senhora de Tyn.

A Abreu indica um passeio pela Praça Velha, onde se encontra o famoso Relógio Astronômico, finalizando na Praça Venceslau, palco de festividades e importantes manifestações e que à noite costuma ser bastante animada.

Cracóvia

Embora nunca tenha sido capital imperial, a criação do Grão-Ducado de Cracóvia e sua incorporação no Império Austríaco conferiu a esta cidade milenar status equivalente ao das grandes cidades imperiais do continente.

Entre os passeios recomendados pela Abreu na Cracóvia está uma visita ao Monte Wawel, onde estão o castelo e a Catedral de São Venceslau. O castelo, que fica bem no centro da cidade, possui um belo jardim e ainda hoje é possível ver as mobílias, obras de arte, joias, achados arqueológicos e muito mais.