O Canadá é conhecido por ter estações bem definidas, infraestrutura incomparável para intempéries com cidades subterrâneas e aéreas que conectam edifícios em suas metrópoles incrivelmente organizadas. Além disso, o destino esbanja uma natureza exuberante, com lagos azuis e verde-esmeralda, icebergs, geleiras, montanhas e, claro, as famosas Cataratas do Niágara e o belíssimo fenômeno natural da aurora boreal. E a melhor forma de conhecer todas essas paisagens de tirar o fôlego é fazendo uma viagem de trem. Confira abaixo algumas sugestões de roteiros para você explorar o Canadá.

Montanhas Rochosas do Canadá

Vista panorâmica das janelas do trem ‘The Canadian’
Paisagens deslumbrantes na viagem com o ‘The Canadian’

Neste roteiro, a viagem começa em Calgary, centro financeiro e comercial do país, onde o visitante encontra uma grande variedade de bares e restaurantes, lojas e centros comerciais, além muitas atividades culturais. De lá, a viagem segue para Banff, situada entre as montanhas Rundle, Tunnel, Cascade e Norquay. A dica da Abreu é conhecer as atrações naturais do vale e fazer um passeio na Gôndola de Banff, um teleférico que vai até o pico da montanha Sulphur com 2.281 metros.

A próxima cidade do roteiro é Lake Louise, para explorar os atrativos naturais do Parque Nacional de Yoho e fazer uma das trilhas da Takakkaw Falls, a segunda maior cachoeira no Canadá. Depois, uma viagem até Jasper, passando pelas Montanhas Rochosas Canadenses onde os visitantes poderão ver os Lagos Vermilion e o Glaciar de Victoria. O ponto alto desta viagem é a chegada ao Columbia Icefields, para uma visita às geleiras do Glaciar de Athabasca a bordo do veículo especial Ice Explorer.

A última cidade do roteiro é Vancouver e para chegar lá, uma viagem com o trem ‘The Canadian’, com diversos tipos de acomodações, incluindo uma exclusiva classe luxuosa, refeições inclusas e serviço de hotelaria, além de janelas panorâmicas enormes que permitem uma vista espetacular das Montanhas Rochosas. Em Vancouver, recomenda-se fazer uma caminhada no centro da cidade, almoçar em um mercado à beira-mar, observar a vida selvagem da montanha e depois jantar e dançar a noite toda em um dos muitos bairros animados da cidade.

De costa a costa

Refeições inclusas no ‘The Canadian’
‘The Canadian’ oferece diferentes tipos de acomodações

A viagem começa em Toronto, onde a Abreu recomenda fazer um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade, como CN Tower, Harbour Front, Palácio da Prefeitura e Palácio do Governo, Universidade, elegante área de Yorkville etc. Em seguida, separe um dia inteiro para um passeio de bate e volta até as Cataratas do Niágara. No caminho, uma parada em Niagara-on-the-Lake, um lugar tradicional de estilo vitoriano que tem vinhedos muito bonitos.

De Toronto, a viagem segue para Jasper e o percurso de três dias é feito com o trem ‘The Canadian’, em uma cabine privativa e todas as refeições inclusas a bordo. O visual desta viagem pelas Montanhas Rochosas é incrivelmente bonito. Em Jasper, a dica é conhecer o Jasper National Park, com uma das maiores acumulações de gelo e neve ao sul do Polo Ártico. Estas acumulações formam oito geleiras e uma das mais impressionantes é a Athabasca, onde é possível fazer um passeio em um veículo de neve chamado snowcoach. Outro passeio imperdível é o passeio de barco pelo Lago Maligne.

A viagem se encerra em Vancouver e o trajeto entre as cidades é feito mais uma vez a bordo do ‘The Canadian’, serpenteando pelos deslumbrantes cenários canadenses das montanhas rochosas. Já em Vancouver, não deixe de visitar o Parque Stanley, o bairro Chinês e o bairro histórico de Gastown.

Toronto, Quebec e Montreal

‘The Corridor’ oferece acesso aos lounges VIP das estações
Classe business com serviço de bordo no ‘The Corridor’

O roteiro começa em Toronto, uma cidade repleta de atrações e uma arquitetura icônica, além de uma vida noturna agitada com espetáculos de qualidade. Não deixe de visitar suas lojas ecléticas, seus tentadores restaurantes e seus bairros culturalmente diversos. Uma das atrações preferidas dos turistas é um passeio panorâmico de ônibus Hop On Hop Off. Para os especialistas da Abreu, esta é uma excelente oportunidade de conhecer uma variedade de atrações do destino.

Outra atração muito buscada pelos turistas é uma visita às Cataratas do Niágara com o passeio de barco até a cachoeira Horseshoe Falls. No percurso até as cataratas estão cidades que valem uma parada, como Hamilton, conhecida como ‘Capital de aço do Canadá’, e St. Catherines, ‘a cesta de frutas de Ontário’ e da região vinícola da península. Após o almoço, a viagem continua ao longo da bela estrada Niágara Parkway até a Niagara Gorge, cruzando a histórica comunidade de Niagara-on-the-Lake.

A próxima cidade é Quebec e para chegar ao destino, é preciso fazer uma viagem de trem a bordo do ‘The Corridor’, que oferece classe business com serviço de bordo, acesso aos lounges VIP das estações, refeições a bordo e Wi-Fi. O caminho passa por pequenas cidades ao longo do Lago Ontário e perto da fronteira com os Estados Unidos, antes de cruzar para a província de Quebec. Depois de conectar em Montreal, o trem ruma pela margem sul do rio São Lourenco, por encantadores vilarejos da bela área franco-canadense do país. Já em Quebec, aproveite para fazer um passeio a pé para descobrir o passado desta cidade em que você verá as fortificações, o Convento das Ursulinas, a Prefeitura e o Seminário localizados entre várias belas igrejas, todas dentro da cidade fortificada.

Seguindo para Montreal, a viagem de trem é novamente com o ‘The Corridor’ ao longo da costa norte do rio São Lourenço. Em Montreal, a Abreu recomenda caminhar pela animada Rua St. Catherine, com suas muitas lojas e cafés, e experimentar a cozinha requintada e a exuberante vida noturna. Depois, é hora de partir para Toronto de trem pela mesma via férrea e de lá, embarcar no aeroporto de volta para o Brasil.

Leste do Canadá

‘The Ocean’ oferece acomodações
Área comum a bordo do ‘The Ocean’
Refeições a bordo no ‘The Ocean’

O início deste roteiro é em Halifax. Esta cidade é um centro de artes e cultura da costa leste, ostentando galerias e artistas locais que capturam a essência da vida marítima canadense. A dica da Abreu é você visitar as propriedades históricas restauradas, a Cidadela, que tem guardado a cidade desde o século 18, os jardins públicos ou talvez organizar um cruzeiro diurno de um dia pelo porto, para ter uma perspectiva oceânica da cidade. De Halifax, a viagem segue até Quebec de trem, com o moderno ‘The Ocean’. O trajeto atravessa a Nova Escócia e a Nova Brunswick antes de passar pelas colinas escarpadas da Baie des Chaleurs. A cidade histórica de Quebec atrai milhares de visitantes por ano e entre as atrações que se destacam estão o Bairro Latino, as Planícies de Abraham, as Fortalezas, a Assembleia Nacional, o Place Royale e a Basílica.

Mais uma vez a bordo de um trem, agora com o ‘The Corridor’, a viagem vai de Quebec a Montreal, seguindo pelo litoral da hidrovia mais movimentada do Canadá, ao longo do Rio St. Lawrence. Montreal é conhecida por sua música, arte e hospitalidade. Aproveite para participar de uma sessão em um animado clube de jazz. Para encerrar a viagem, a rota do trem leva os turistas até Toronto, maior cidade do Canadá, repleta de atrações, bons restaurantes e agitação noturna.

A Via Rail Canada, operadora dos trens ‘The Canadian’, ‘The Corridor’ e ‘The Ocean’, é a maior empresa de transporte ferroviário do Canadá, transportando mais de 1,5 milhões de passageiros ao ano e servindo mais de 400 cidades.

Ficou interessado em conhecer o Canadá de trem? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!