A temporada de neve do Hemisfério Sul acontece entre os meses de junho a setembro. Esta é a melhor época para esquiar no Chile, mas especificamente em Valle Nevado. A excelente infraestrutura e a localização próxima a Santiago fazem deste destino de inverno andino, um dos favoritos não só dos sul-americanos, mas também de atletas do Hemisfério Norte. O snowboard e o esqui em Valle Nevado entraram definitivamente no cenário internacional.

Valle Nevado, Santiago

O topo da montanha está a 3.670 metros de altitude e a base a 2.860 metros. O local conta com 40 quilômetros de pistas espalhadas em 900 hectares de área esquiável e tem catorze meios de elevação. São 39 pistas divididas por nível de experiência, sendo as verdes indicadas para os esquiadores iniciantes, que totalizam 10% da área das pistas; azuis para quem já é intermediário no esporte, com 36% das pistas; as vermelhas, consideradas mais difíceis, com 33% da área das pistas; e pretas para os esportistas experts no esqui, com 21% das pistas do complexo.

Para quem gosta de neve, mas não curte esquiar, não tem problema. O local oferece uma variedade de atrações e atividades para todos os gostos. Na área dos hotéis, estão diversos bares e restaurantes que oferecem uma diversidade de especialidades culinárias e bons vinhos para acompanhar os pratos e aquecer os turistas.

Valle Nevado, Santiago

Hotelaria

Falando em hospedagem, o local oferece boas opções de hotéis. A Abreu recomenda três deles. O primeiro é o Hotel Valle Nevado, um cinco estrelas com localização privilegiada, a poucos metros das pistas e outras atrações. É o hotel mais exclusivo de Valle Nevado, com regime de meia pensão, varandas com vista para montanha ou pistas, piscina aquecida etc.

A segunda opção é o Hotel Puerta del Sol, um quatro estrelas ideal para famílias localizado a 50 metros das pistas. Conta com quartos que podem ser conectados entre si, com opções de varanda e quartos com vista para as pistas. É um hotel com regime de meia pensão e com espaços para entretenimentos para crianças e adultos. O último é o Hotel Três Puntas, um três estrelas para aqueles querem aproveitar a neve durante a maior parte do dia. Localizado a 150 metros das pistas, tem regime de meia pensão e possibilidade de quartos conectados.

Se você optar por passar apenas um dia, em um passeio bate e volta, a dica da Abreu é começar o passeio pela Curva 17, que tem uma boa infraestrutura com lojas, aluguel de equipamentos, venda de tickets para as pistas e acesso ao teleférico que sobre para as pistas. Quem não quiser praticar os esportes de neve, basta se dirigir ao local onde estão os hotéis e aproveitar toda infraestrutura por lá.

Fora da temporada

O Valle Nevado funciona a pleno vapor ao longo da temporada de inverno, entre os meses de junho e setembro, considerada o auge do inverno e período perfeito para esquiar no Chile. Fora desse período, os hotéis e restaurantes fecham as portas, exceto o restaurante Valle Lounge. No entanto, ainda é possível visitar o local e fazer passeios panorâmicos para apreciar as belas paisagens.

Como chegar

Para quem quer esquiar no Chile, a melhor forma de chegar ao destino é pelo aeroporto de Santiago (SCL) que está a 70 quilômetros do complexo de Valle Nevado. O ideal é utilizar um transfer para este deslocamento, uma vez que a trajeto é muito sinuoso, com 40 curvas. Além disso, a estrada fica perigosa no inverno por conta das nevascas. Prefira contratar um transporte especializado, que garantirá a segurança e a diversão do passeio.

Ficou interessado de esquiar no Chile? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!