Os jardins europeus representam uma síntese encantadora entre a arte paisagística, a história e a cultura do continente. Ao longo dos séculos, esses espaços meticulosamente projetados tornaram-se testemunhas do refinamento estético e do cuidado dedicado à natureza. 

Dos exuberantes jardins renascentistas às composições geométricas dos jardins franceses, cada estilo reflete a influência de épocas e personalidades marcantes. Confira abaixo a riqueza e a diversidade de alguns jardins europeus. 

Jardins de Versailles, França 

Localizado a poucos quilômetros da capital Paris, o Palácio de Versalhes abriga um dos maiores e mais magníficos jardins do mundo, os Jardins de Versalhes. Composto por calçadas, fontes, esculturas, canteiros e bosques, os jardins foram construídos em 1661 pelo famoso paisagista André Le Nôtre a pedido de Luís XIV. 

Jardins de Luxemburgo, França 

Jardins de Luxemburgo

Construído no século 17 a pedido da rainha Maria de Médici, é um dos maiores e mais espetaculares jardins de Paris. Eles fazem parte do imponente Palácio de Luxemburgo e ocupam 23 hectares, onde estão áreas de pomar, estufas, orquidários, a famosa fonte de Médici, além de obras de arte e até um carrossel. 

Jardins da Villa D’Este, Itália

Jardins da Villa D’Este, Itália

A Villa D’Este foi construída no século 16, na cidade de Tivoli, próximo a Roma, com um belo jardim em que o destaque são os mais de quinhentos jatos d’água espalhados em fontes ao seu redor. A vila é considerada um Patrimônios da Humanidade pela Unesco. 

Parque Keukenhof, Holanda 

Parque Keukenhof, Holanda

Em Lisse, o Keukenhof é um verdadeiro espetáculo da natureza, considerado um dos maiores jardins de flores do mundo. O parque conta com uma área de 32 hectares com mais de 7 milhões de flores e mais de 800 variedades de tulipas.

Jardins de Kew, Inglaterra

Royal Botanic Gardens, Kew

Considerado um dos mais extensos, antigos e prestigiosos jardins botânicos do mundo, o Kew possui uma coleção privilegiada com mais de 50 mil plantas em um grande complexo de jardins, arboretos e estufas situados em um vasto parque a sudoeste de Londres. 

Jardins do Alcázar de Sevilha, Espanha

Jardins do Alcázar de Sevilha, Espanha

O Alcázar de Sevilha, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, é um dos palácios mais antigos em uso no mundo e os seus jardins são tão espetaculares que serviram de cenário para algumas cenas da famosa série Game of Thrones, dando vida ao reino de Dorne.

Jardins da ilha de Mainau, Alemanha

Lago Constança, Alemanha

A sudoeste da Alemanha, no Lago Constança, está a ilha Mainau, popularmente conhecida como ilha das flores. Este grande parque conta com uma vegetação exuberante, milhares de flores e esculturas distribuídas pelos jardins que ocupam um espaço de cerca de 45 hectares. 

Ficou interessado em conhecer as belezas dos jardins europeus? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!