O Uzbequistão é um país da Ásia Central que integrou a União Soviética até o fim do bloco em 1991. O território não possui saída para o oceano e dispõe de um clima árido, marcado por elevadas temperaturas o ano todo. 

A cultura uzbeque tem influência de vários países da região central da Ásia, bem como de povos europeus ao longo dos anos. A maioria da população é formada por diferentes etnias, a principal língua falada é o uzbeque e a religião islâmica (corrente sunita) é a que possui o maior número de adeptos no país.

Veja abaixo algumas atrações que não podem ficar de fora do roteiro em uma visita ao Uzbequistão.

Tashkent, a metrópole moderna 

Tashkent

A capital do Uzbequistão é uma metrópole moderna e a maior cidade da Ásia Central. Durante muitos anos, foi o mais importante centro empresarial e cultural do país, atraindo turistas e empresários de vários lugares do mundo.

Tashkent tem uma lista grande de atrações que inclui avenidas largas, vielas verdes, fontes e parques ecológicos para passeios; artefatos únicos sobre a história e cultura dos povos da Ásia Central nos museus da cidade; majestosos conjuntos arquitetônicos, mesquitas e minaretes, teatros e galerias para todos os gostos.

Os especialistas da Abreu recomendam uma visita à parte antiga da cidade, começando pelo centro religioso Khasti Imom, as madraças de Barak Kan e de Kafal Shohi, e a Biblioteca, localizada na mesma praça,  importante por abrigar o famoso manuscrito Usman Quran, original do século 7. Não deixe de passar no Bazar Chorsu, maior mercado oriental da cidade. 

Khiva, a capital turística 

Khiva

Declarada capital turística do mundo islâmico em 2024, Khiva é um oásis com muralhas antigas, minaretes e edifícios únicos. Com mais de 2.500 anos, é uma cidade museu, considerada a pérola do Uzbequistão, incluída na lista do Patrimônio Mundial da Unesco. 

Entre os atrativos que merecem destaques em Khiva estão fortalezas, mesquitas, madraças, minaretes, mausoléus, palácios, caravançarai (tipo de estabelecimento hoteleiro), banhos antigos, dentre tantos outros. 

A Abreu indica visitar o centro fortificado, conhecido como Itchan Kala; Kalta Minor, minarete de arquitetura oriental e símbolo da cidade; Castelo Kunya Ark, Madraça Mohammed Rahim Khan, Minarete e Madraça Islam Khodja, complexo arquitetônico Tash Hovli e os mausoléus Pahlavan Mahmud e Said Allauddin. 

Bukhara, a capital da cultura islâmica

Bukhara

É uma das cidades mais belas e importantes do Uzbequistão. Seu centro histórico está totalmente incluído na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, devido à quantidade de monumentos arquitetônicos existentes nele. Em 2020, Bukhara foi escolhida como capital oficial da cultura islâmica.

Entre os pontos turísticos, a Abreu destaca a fortaleza Ark, que é o coração da cidade e o ponto de partida para toda a sua história. Apesar das suas muralhas terem sido restauradas, a maior parte da cidadela está em ruínas, com poucas estruturas preservadas. Outros pontos de interesse são o Mausoléu Samanid, o Palácio Sitorai Mohihosa e o complexo Lyabi-Hauz, uma extensa praça que é o centro comercial e religioso da cidade. 

Samarcanda, encruzilhada de culturas

Samarcanda

Samarcanda é uma cidade única, com uma rica herança cultural e uma quantidade incrível de monumentos históricos. Durante muitos séculos, foi um importante centro da Grande Rota da Seda e, no século 21, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Unesco com o nome de Samarcanda – Encruzilhada de Culturas.

Devido à sua beleza e riqueza, muitos poetas do mundo todo já a nomearam de: o jardim da alma, a pérola do Oriente, o espelho do mundo e até a face da terra. Entre as atrações mais populares, a Abreu recomenda visitar o Mausoléu de Tamerlão, o grande conquistador da Ásia Central, onde repousam os seus restos mortais e cuja sala é um dos mais belos exemplares da arte timúrida. 

Vamos ao Uzbequistão!

O roteiro pelo Uzbequistão faz parte da linha Vamos da Abreu, união perfeita dos roteiros exclusivos para destinos exóticos com a comodidade de estar o tempo todo acompanhado por um guia Abreu falando a sua língua, responsável por acompanhar toda a viagem, desde os passeios até as idas aos restaurantes. Os circuitos da linha Vamos contemplam sete  destinos e oito  roteiros feitos em grupo com número limitado de participantes, o que garante mais tranquilidade para quem está viajando para um destino exótico, além de refeições e experiências incríveis do início ao fim da viagem.

Ficou interessado em conhecer as belezas do Uzbesquitão? Quer conhecer outras opções da linha Vamos? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!