A África do Sul é um país surpreendente, que guarda um patrimônio natural riquíssimo e uma diversidade cultural e histórica que vale a pena conhecer. Veja abaixo sete bons motivos para você incluir o destino em sua lista de viagem. 

  1. Cultura vibrante 

Com uma rica diversidade cultural e 11 idiomas oficiais, a África do Sul abriga uma herança que remonta há mais de 4 milhões de anos, marcada pelo Cradle of Humankind (Berço da Humanidade), reconhecido como Patrimônio Mundial e que preserva registros fósseis cruciais para entender a evolução humana. O país possui ainda sítios como Mapungubwe e KwaZulu-Natal e a história inspiradora de Nelson Mandela, em Soweto e Robben Island. 

Além das culturas antigas, a África do Sul vem se tornando uma incrível mistura de culturas modernas e celebra toda sua diversidade em eventos, feiras e mercados de rua, vilas culturais, locais históricos e bares cosmopolitas cheios de boas músicas, convidando os visitantes a se conectarem com sua cultura e história, proporcionando uma experiência única. 

  1. Cenários deslumbrantes 

Table Mountain

Horizontes infinitos, vales profundos, montanhas altíssimas e penhascos sobre oceanos são apenas alguns dos cenários que vão deixar os turistas sem fôlego em uma visita à África do Sul. Um desses cenários é a famosa Table Mountain, em Cape Town, conhecida por sua biodiversidade e considerada uma das 7 Novas Maravilhas Naturais do Mundo. Os visitantes podem subir a montanha por diferentes trilhas, mas os especialistas da Abreu indicam o teleférico Table Mountain Aerial Cableway, que oferece vistas deslumbrantes. 

Outro lugar que merece destaque no país é a Wild Coast, na província de Eastern Cape. O local oferece vistas espetaculares com praias selvagens, rochedos recortados e colinas onduladas. Conhecida por naufrágios, oferece atividades aquáticas como snorkelling e mergulho para explorar tesouros e relíquias subaquáticas. Além disso, a área abriga florestas antigas, com diversas espécies de pássaros e animais. 

  1. Natureza intocada

Safári no Kruger National Park

A África do Sul oferece experiências naturais em florestas, vales, praias, rios e desertos, com opções de passeios a pé, a cavalo, flutuação em rios e passeios de balão de ar quente. A riqueza da natureza sul-africana é extraordinária e encanta a todos. Destaque para a Sabi Sands Private Game Reserve, um refúgio que se conecta ao Kruger National Park, onde os famosos Big Five transitam livremente. Outra experiência imperdível é fazer um safári pela savana para testemunhar a majestade de leões, hienas, elefantes e outros animais. 

  1. Costa ensolarada

A África do Sul possui uma rica diversidade natural enorme em seus mais de 2.700 quilômetros de costa, desde praias encantadoras até terras úmidas (bosques, pântanos, florestas etc.) com uma variedade de fauna e flora. Todos esses cenários convidam o visitante a explorar trilhas, cruzar praias secretas, saltar em ermas piscinas rochosas, observar o pôr-do-sol e apreciar os golfinhos e baleias-francas-austrais. 

Os especialistas da Abreu indicam uma visita em Durban, que recebe visitantes durante todo o ano com seu clima agradável e estilo de vida tranquilo. A cidade tem praias maravilhosas cercadas pelo calçadão Golden Mile, que oferece atividades esportivas e de relaxamento. Outras atrações são o parque aquático e o aquário. Não deixe de provar a culinária local, o entretenimento variado e as experiências de compras nos shoppings. 

  1. Atividades ao ar livre

Trilhas e caminhadas pelos belos cenários da África do Sul

Os cenários sul-africanos são impressionantes e permitem que os visitantes façam uma infinidade de atividades ao ar livre, como trilhas e caminhadas, golfe, off-road, parapente, tirolesa, bungee jump, rafting, canoagem e muito mais. Se você é um aventureiro, as paisagens da província do Cabo Setentrional são perfeitas para testar suas habilidades ao volante em meio a terrenos montanhosos, valas profundas e dunas impressionantes. Outro lugar perfeito para quem gosta de adrenalina é fazer um bungee jump na maior ponte do mundo, a Bloukrans Bridge, com uma queda segura de 216 metros. 

  1. Vida urbana agitada

Joanesburgo é uma metrópole moderna e cosmopolita que transcende sua função de porta de entrada do país. A cidade reflete as transformações que passou desde o restabelecimento da democracia após o fim do Apartheid. Bons exemplos desse processo são os bairros de Maboneng, 44 Stanley e Braamfontein, que foram revitalizados e hoje oferecem restaurantes, cafés, galerias de arte e lojas estilosas. Todos são perfeitos para fãs de roteiros gourmet.

Para os entusiastas de esportes radicais, a Orlando Towers oferece atividades como bungee jump. Para as compras, basta seguir para Sandton e Praça Nelson Mandela para encontrar uma boa oferta de souvenirs, joias, roupas e muito mais. Além da agitada vida urbana, a cidade preserva sua história com atrações como o Museu do Apartheid e o Soweto, importante centro de resistência. 

  1. Gastronomia de múltiplas influências

Braai, churrasco muito típico na África do Sul

A cozinha sul-africana tem diferentes influências, tanto das dezenas de tribos locais quanto dos povos que lá passaram, como holandeses, ingleses, malaios, alemães, franceses, italianos e indianos. A base são as carnes, incluindo as exóticas como avestruz, jacaré e springbok (tipo de antílope), além das opções de peixes e frutos do mar. As carnes secas também são populares e um dos pratos mais tradicionais é o Bobotie, uma espécie de bolo de carne coberto com ovos. 

As sobremesas são feitas à base de ovos, sendo o pudim de malva a mais tradicional delas. No que diz respeito às bebidas típicas, vale destacar o chá de Rooibos, famoso pelas propriedades antioxidantes e curativas, a Amarula, licor cremoso feito do fruto da Marula, árvore típica do país, e os vinhos. Aliás, existem mais de 600 vinícolas nos arredores da Cidade do Cabo e os especialistas da Abreu recomendam uma visita com degustação em uma (ou algumas) delas. 

Conectividade

Desde setembro de 2023, os brasileiros podem voar para a África do Sul com a Latam e a South African. A Latam oferece três voos semanais diretos entre São Paulo e Joanesburgo, onde fica o principal aeroporto do país. Já a companhia aérea da África do Sul oferece dois voos semanais entre São Paulo e Cidade do Cabo e outros dois voos semanais para Joanesburgo. 

Ficou interessado em conhecer as belezas da África do Sul? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!