O Egito é um país fascinante, que aguça a curiosidade dos turistas. Um roteiro pelo Egito permite aos visitantes mergulharem na cultura antiga e misteriosa dos faraós, múmias e seus templos icônicos, por exemplo. Confira um roteiro clássico de três noites no Cairo, visitando Luxor, Esna, Edfu, Kom Ombo e Assuã, além de um cruzeiro de quatro noites pelo Nilo.

Cairo

Cairo é a porta de entrada para os turistas e é de lá que começa o nosso roteiro pelo Egito. De fato, há milhares de atrações na cidade. Certamente, a visita à Necrópole de Gizé com suas famosas pirâmides de Kefren e a Esfinge de Gizé é a mais esperada entre os turistas. E não é para menos. Afinal, este é um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo. Aproveite o show de luz e som nas Pirâmides de Gizé e jantar com show de dança do ventre.

Ainda no Cairo, o visitante pode conferir as obras expostas no Museu Egípcio, o mais importante museu do Egito e com uma coleção composta por mais de 120 mil antiguidades egípcias. Sem dúvida, fazer uma caminhada no bazar Khan El Khalili também é imperdível. O local tem mais de mil anos e centenas de lojinhas, cheias de produtos e souvenirs de todo gênero. Neste gigantesco bazar, você encontra de tudo.

Luxor

Esta cidade, margeada pelo Rio Nilo, já foi um dia a famosa cidade de Tebas, capital dos antigos faraós que reinaram entre os séculos 16 e 11 a.C. Há duas atrações obrigatórias: em primeiro lugar, o Templo de Luxor, um dos templos mais espetaculares do Egito, construído pelos faraós Amenhotep III e Ramsés II e que guarda um templo dedicado a Amon, deus do vento. Em segundo lugar, o Templo de Karnak, o maior templo do Egito que abriga outros templos menores, capelas e milhares de obras, como as 134 colunas do Grande Salão Hipostilo e as 40 esfinges com cabeça de carneiro na sua entrada.

Esna

Esna está a cerca de 55km de Luxor e é nesta cidade que fica a eclusa de mesmo nome, que os navios de cruzeiros pelo Nilo passam para vencer um desnível nas águas para seguirem viagem. Este processo funciona como um elevador que permite que as embarcações subam ou desçam o rio Nilo onde há esses desníveis como barragens ou quedas d’água. Visite também o templo dedicado ao deus Khnum e de estrutura parecida com o Templo de Edfu, amuralhado e com largas colunas.

Edfu

Esta cidade, localizada entre Esna e Assuã, abriga o grande Templo de Edfu, dedicado ao deus Hórus e um dos mais bem conservados do país. Construído na era ptolomaica, de 305 a 30 a.C., este templo ficou anos coberto pelas areias do deserto e somente em 1860 foi desenterrado por arqueólogos. Todo o tempo em que esteve escondido embaixo de toneladas de areia manteve a construção preservada, bem como suas paredes cheias de figuras, inscrições e hieróglifos. O Templo de Edfu é o segundo maior do Egito, atrás apenas do Templo de Karnak. Dica: faça uma visita combinada em Edfu e Kom Ombo.

Kom Ombo

Situada às margens do Nilo, a cidade abriga o um templo construído entre 1350 e 180 a.C. por ordem de Ramsés II. O templo, dedicado ao deus Sobek e ao deus Hórus, é uma maravilha da construção egípcia, pois é totalmente simétrico. Dentro do templo, há múmias de crocodilos muito bem preservadas em homenagem ao deus Sobek, que tem corpo humano e cabeça de crocodilo. Visite o local ao entardecer, o que permitirá os turistas desfrutarem da bela iluminação noturna.

Assuã

Assuã está localizada mais ao sul do Egito e próxima da primeira catarata do Nilo. Entre os atrativos mais famosos da cidade está o Templo de Abu Simbel, um complexo de dois templos incrustados na rocha, sendo um deles dedicado a Ramsés II e o outro a Nefertari, sua primeira esposa. Suas fachadas de mais de 20 metros de rocha esculpida são imponentes e impressionam os visitantes. Mas o interior não fica atrás em beleza, com suas enormes salas decoradas por afrescos e estátuas gigantes.

Outras visitas incríveis de se fazer na cidade são à Represa Alta, ao Obelisco inacabado e ao Templo de Philae. Conheça ainda uma das fábricas de essências e perfumes usados pelos antigos egípcios, onde os visitantes poderão aprender um pouco sobre os efeitos terapêuticos e afrodisíacos dessas essências.

Regras de entrada:

  • Ter um passaporte com validade mínima de 6 meses, a contar da data de entrada no país.
  • Providenciar o visto para o Egito, que é obrigatório para passageiros de nacionalidade brasileira.
  • Apresentar Certificado Internacional contra Febre Amarela (providenciado até 10 dias antes do embarque).
  • Apresentar um certificado de vacinação contra Covid‑19 completo ou um certificado de teste de RT‑PCR com resultado negativo.
  • Preencher um formulário de declaração de saúde antes da chegada (fornecido a bordo da aeronave).
  • Fazer novo PCR na chegada ao aeroporto do Cairo (pago localmente pelo visitante).
  • Mais informações: cairo.itamaraty.gov.br.

Ficou com vontade de viajar pelo Egito e conhecer todas as suas belezas? Fale com a Abreu!

Quer viajar e não sabe para onde? Veja alguns destinos para considerar nas suas próximas viagens.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.