O mês de junho chegou trazendo uma das tradições mais amadas entre os brasileiros: as festas juninas. Quentão, vinho quente, canjica, pamonha, pé de moleque, maçã do amor e muitas bandeirinhas se unem em um evento totalmente brasileiro. E, se você adora as quermesses de bairro nessa época, vai gostar de conhecer também as grandes festas que levam milhares de pessoas a viajar para o Nordeste todo ano.

Campina Grande – Paraíba

Com o título de maior festa de São João do mundo, a festa de Campina Grande, a 133 quilômetros de João Pessoa, reúne diversas atrações durante um mês na Praça Parque do Povo. Este ano, começou no dia 7 de junho e segue até 7 de julho, e contará com shows de artistas como Gusttavo Lima, Alceu Valença, Marília Mendonça e Elba Ramalho, que fará a gravação de seu próximo DVD na noite do dia 23 de junho.

Com entrada gratuita, a festa também tem muito forró, quadrilhas, centenas de opções de comidas e bebidas e um cenário encantador, com bandeirinhas, pessoas vestidas a caráter e muitas cores.

Aracaju – Sergipe

A capital sergipana também merece destaque quando o assunto são as festas juninas. A maior delas é o Forró Caju, que chega a receber um milhão de pessoas todo ano. A festa rola nas noites de São João (23 e 24 de junho) e São Pedro (28 e 29 de junho), e garante shows de cantores, bandas e quadrilhas, com direito a muitos sons de sanfonas e zabumbas.

São Luís – Maranhão

Não é uma típica festa de São João: São Luís é lar da famosa e tradicional Bumba Meu Boi, que começa no dia de Santo Antônio (13 de junho) e segue até o final do mês. Nas ruas da cidade, grupos se reúnem para contar esta importante história do folclore local, em que uma escrava e seu marido precisam ressuscitar um boi. As apresentações contam com bois coloridos, danças e muita música.

Salvador – Bahia

Nem só de Carnaval é feito Salvador! A capital baiana também gosta das festas de São João, realizando shows gratuitos no Pelourinho, no Subúrbio Ferroviário e em outros lugares entre os dias 20 e 24 de junho. Assim como no Carnaval, a cidade inteira entra no clima do festejo, com decorações e intervenções artísticas inspiradas na cultura popular do estado.

Ficou com vontade de ver de perto uma das tradições mais amadas do Brasil? Conte com a Abreu!