Você já ouviu falar na Ilha da Madeira? Este destino é muito amado pelos especialistas Abreu por oferecer um pouquinho de tudo que os turistas brasileiros gostam.

Confira nosso guia completo sobre a ilha. Entenda porque ela é tão especial e aproveite algumas dicas para uma viagem por lá!

Um pouco sobre a Ilha da Madeira

Foto: Carlos Gouveia

Um lugar surpreendente, a Madeira conta com cenários naturais impressionantes e uma excelente infraestrutura turística. De fato, já recebeu diversas vezes o prêmio de “Melhor Destino Insular do Mundo” dos World Travel Awards.

Tantos prêmios não foram recebidos à toa. A ilha investe muito no turismo e, por isso, a receptividade, diversidade de atrações e segurança turística são fora de série.

A Ilha da Madeira, na verdade, é a ilha principal de um arquipélago situado em meio ao Oceano Atlântico, a cerca de mil quilômetros das costas europeia e africana. O conjunto de ilhas pertence a Portugal e, por isso, os habitantes falam português.

Como chegar?

Foto: Christophe Afonso

Um voo de Lisboa até a Madeira tem duração de 1h30, e também é possível chegar via outras capitais europeias. A principal porta de entrada para a ilha é o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, que fica a 20 minutos do centro de Funchal, a capital. Ele recebeu este nome em homenagem ao craque do futebol, que nasceu por lá.

O próprio aeroporto já garante um cenário e tanto, já que sua pista está suspensa por pilares sobre o mar, e há uma estrada que passa por baixo dela.

Qual é a melhor época para conhecer?

Foto: Francisco Correia

A Madeira é conhecida por ter um clima constante de primavera. Isso significa que as temperaturas são sempre amenas e agradáveis. No verão, faz um pouco mais de calor, enquanto no inverno, o viajante precisará de um casaco mais quentinho – mas sem extremos! Vale lembrar que as estações são inversas às nossas: o verão ocorre no meio do ano, de junho a setembro, e o inverno vai de dezembro a março.

Quais são as principais atrações?

Foto: André Carvalho

São muitas as opções do que fazer na Ilha da Madeira, mas entre as nossas atrações favoritas estão:

  • Passeio pela charmosa Funchal, a capital da ilha.
  • Museu do CR7, para os fãs do craque português.
  • Mercado dos Lavradores, que reúne belas flores, frutas e outras delícias locais.
  • Fábrica de Bordados da Madeira, onde é possível conhecer mais sobre uma técnica de bordado única e tradicional da ilha.
  • Jardim Botânico, um dos inúmeros jardins deslumbrantes da Madeira, repleto de plantas e flores exóticas e coloridas.
  • Cabo Girão, um mirante incrível que ainda tem uma passarela de vidro sobre um penhasco! Inegavelmente, a Ilha da Madeira conta com mirantes inesquecíveis.
  • Monte, um dos locais mais emblemáticos da ilha, que garante uma vista panorâmica de Funchal e do mar.
  • Pico do Areeiro, Pico dos Barcelos e Paul da Serra, pontos altos da geografia montanhosa da Madeira.
  • Piscinas naturais de Porto Moniz.

Que experiências posso viver por lá?

Foto: Henrique Seruca

Além dos excelentes passeios listados acima, há outras experiências que se pode viver na Madeira. Confira algumas delas:

  • Prova de frutas tropicais: a Madeira possui frutas exóticas mesmo para nós, brasileiros, que estamos acostumados com a fartura da natureza!
  • Aula de culinária típica da Madeira: peixes e frutos do mar, pães e bolos, por exemplo, fazem parte do cardápio local.
  • Visita ao Cabo Girão para curtir o pôr do sol com champanhe.
  • Passeio de jipe para apreciar as paisagens mais bonitas do destino.
  • Prova de vinho ou rum produzidos na Madeira.
  • Trilhas e caminhadas em meio à vegetação local.
  • Passeio de barco, em que é possível avistar golfinhos ou baleias.
  • Aventuras como escalada, mergulho, trilhas de mountain bike, voos de asa-delta, entre outras.

Como pode ver, a ilha tem todo o tipo de atrações e atividade, não só para quem gosta de história e natureza, como também para aqueles que apreciam passeios ao ar livre, gastronomia e vinhos e muito mais.

Entretanto, é impossível não frisar que a natureza madeirense é simplesmente espetacular. Com efeito, as paisagens da ilha, que mesclam litoral e montanhas, floresta e jardins floridos, apresentam cores belíssimas que passam por todo o arco-íris.

E quem viaja a dois?

Foto: André Carvalho

A Ilha da Madeira esbanja atrações e atividades românticas. Há paisagens incríveis onde é possível tirar belas fotos de casal, por exemplo: Cabo Girão, Floresta Laurissilva e Pico do Areeiro. Aliás, vale lembrar que os inúmeros mirantes do destino proporcionam vistas belíssimas para curtir o nascer ou o pôr do sol!
E falando em sol, os pombinhos também podem curtir dias ensolarados nas piscinas naturais da Ilha da Madeira. Além disso, é possível ir até a ilha vizinha, Porto Santo, e aproveitar suas belas praias de areia dourada.
Por fim, mas não menos importante, os casais vão adorar estar próximos ao mar. Passeios de barco, snokeling, mergulho e stand-up paddle são algumas das opções que poderão viver por lá.

Como são os hotéis e restaurantes?

A infraestrutura turística da Ilha da Madeira é de dar inveja! Existem muitos hotéis espalhados por todo seu território, dos mais econômicos aos mais luxuosos. Em geral, pode-se contar com excelentes serviços e muito conforto. Algumas das opções ficam em locais estratégicos, onde os hóspedes podem apreciar vistas deslumbrantes.

O quesito gastronomia não é diferente, e as opções de luxo são um destaque, principalmente os dois restaurantes do destino que são premiados com estrelas Michelin! É o caso do Il Galo d’Oro e do Restaurante Williams.

As iguarias imperdíveis da ilha são: espetada, bolo do caco, peixe-espada-preto, bife de atum e lapas. Para beber, não se esqueça de pedir a famosa poncha, feita com suco de limão, mel e aguardente de cana.

Principais destinos

A Ilha da Madeira é pequena e, por isso, é possível conhecê-la de Norte a Sul em sua estadia, se não por inteiro, pelo menos os principais locais. Confira alguns dos destinos mais conhecidos:

Funchal

Foto: Francisco Correa

Esta é a capital do arquipélago e seu principal centro turístico, comercial e cultural. Há um centro histórico charmoso, belos parques e jardins e restaurantes de primeira. Os turistas ainda podem curtir cafés ao ar livre, bares e vistas incríveis, já que a cidade tem o formato de anfiteatro.

Câmara de Lobos

Perto de Funchal, fica esta vila de pescadores onde está uma das atrações mais famosas da Ilha da Madeira: o Cabo Girão.

Ponta do Sol

Foto: Francisco Correa

É repleta de ruas só para pedestres com a famosa calçada portuguesa, antigos casarões e capelas, além de belíssimos cenários naturais de mar e muito verde.

Santana

Foto: Francisco Correa

É lá que estão as icônicas Casas de Santana, construções triangulares de madeira com telhados de palha que são um verdadeiro patrimônio histórico. É também um excelente destino para os amantes da natureza, já que tem o Parque Florestal das Queimadas. 

Porto Moniz

As famosas piscinas naturais de Porto Moniz ficam encrustadas na rocha vulcânica pertinho do mar e suas águas são renovadas a cada onda que invade as piscinas. No local ainda há banheiro, bar, restaurante e espreguiçadeiras, para uma experiência incrível e cômoda.

O que devo saber antes de viajar para a Madeira?

Foto: Henrique Seruca

Se for planejar uma viagem pelo destino, anote algumas informações importantes:

  • Brasileiros não precisam de visto para entrar na Madeira.
  • Assim como no restante de Portugal, a moeda corrente na Madeira é o euro.
  • A voltagem padrão é 220V e as tomadas são do tipo F, com dois pinos redondos, amplamente usado na Europa.
  • O arquipélago fica no fuso GMT +0, o que significa que a diferença de horário entre o Brasil e a Madeira varia entre três e quatro horas, de acordo com o horário de verão local.

Ficou com vontade de conhecer a Ilha da Madeira? Entre em contato com nossos especialistas!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.