Você não precisa sair do Brasil para provar bons vinhos. Prova disso são as vinícolas da região sul, com rótulos já consagrados no mercado, como Miolo, Casa Valduga e Torcello.

Essas vinícolas têm algo em comum: todas ficam na Serra Gaúcha, no famoso Vale dos Vinhedos, que representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região no final do século 19.

O Vale também é o lugar ideal para o enoturismo, já que conta com 30 vinícolas preparadíssimas para receber turistas, desde as familiares de pequeno porte aos grandes grupos de participação internacional.

Um roteiro por uma delas é uma verdadeira viagem sensorial, com paisagens apaixonantes, aromas elaborados e sabores inesquecíveis. Pode incluir passeio nos parreirais, participação da colheita ou da pisa das uvas, cursos de degustação de vinhos, visita às áreas de processamento de vinhos e refeições harmonizadas.

Finalizando esse rico mosaico cultural, há a tradição da herança europeia, com o prazer em conversar com os amigos e festejar, a mesa farta com saborosas refeições e a gastronomia italiana colonial de dar água na boca!

Além das vinícolas, outros estabelecimentos reforçam a vocação de bem receber do Vale dos Vinhedos: charmosas pousadas e hotéis aproveitam a tranquilidade rural e garantem uma experiência única para seus hóspedes e os restaurantes da região capricham nos grostolis, cucas, chimias, queijos, embutidos, biscoitos e outras delícias. Além de comer muito bem, você vai querer levar tudo para casa!

Ficou com vontade de viajar? Entre em contato com nossos especialistas!