Assim como o Chile e a Argentina, o Uruguai é um destino muito procurado pelos brasileiros entre as opções sul-americanas. A proximidade e os bons preços são atrativos do paí­s, que é pequeno, mas que tem muito a oferecer aos seus visitantes.

O mais incrí­vel do Uruguai é que seus três principais destinos são completamente diferentes entre si. O primeiro é a capital, Montevidéu, que, embora tenha 1,3 milhão de habitantes, mantém a alma de cidade pequena e ares europeus.
Aconchegante, Montevidéu é extremamente arborizada e repleta de monumentos históricos. Na Ciudad Vieja, seu bairro mais antigo, prédios centenários se unem a museus em um passeio que esbanja cultura. É lá que está também o Mercado del Puerto, um importante centro gastronômico e ótimo lugar para provar a parrilla, que vai encantar quem adora um churrasco.

A feira de Tristán Narvaja, realizada aos domingos, reserva antiguidades, artesanato e outras bugigangas para levar de presente ou lembrança. Depois, nada melhor que uma caminhada pela Rambla, a avenida beira-rio da cidade.

Outro destino muito procurado é Punta del Este, que fica onde o rio da Prata encontra o Oceano Atlí¢ntico. Este famoso spot de veraneio é badalado, alegre e luxuoso, e tem praias de água doce ou salgada para animar as férias dos banhistas.
Curtir a paisagem e a natureza, caminhar ou pedalar pela cidade aproveitando o sol e ver de perto o encontro o rio com o mar são atividades simples, mas deliciosas. Durante a noite, esse jeitinho singelo vai embora para dar lugar a uma cidade vibrante, com lojas que funcionam até depois da meia noite e muitos bares e baladas cheios.

Completando a trindade dos destinos uruguaios está Colonia del Sacramento, que poderia muito bem ser o oposto de Punta. Considerada um dos mais preservados destinos históricos da América do Sul, tem muita influência portuguesa, sendo bastante diferente do restante do paí­s.
Uma caminhada por suas ruas de paralelepí­pedo, por entre as casinhas antigas, é o suficiente para se sentir de volta ao passado. A Calle de los Suspiros é a mais icônica, por ter sido a primeira criada por lá.

Um dos passeios mais indicados é a ida ao farol, onde é possí­vel subir. Do topo, se vê o centro histórico e o rio repleto de barcos. Depois, vale caminhar pela região e ver o pôr do sol no rio da Prata. Colonia é o lugar certo para descansar e curtir o dia com tranquilidade.