O fascinante Marrocos tem muitos fatos curiosos. Por isso, preparamos 15 dicas imperdíveis para você, que está planejando uma viagem para o país, para mergulhar na rica história de monumentos e personagens e apreciar paisagens únicas.

1. Pechinche
Os marroquinos são vendedores natos e a negociação faz parte da cultura da venda. Por isso, nos mercados, nunca aceite o preço imediato oferecido. Aproveite para barganhar! A experiência pode ser bem divertida.

2. Vista-se apropriadamente
Locais tidos como sagrados exigem um dress code especial. Mulheres precisam estar com roupas que cubram seus pulsos e tornozelos em mesquitas, mesmo as que permitem a entrada de não-muçulmanos.

3. Carregue dinheiro em espécie
Lojas maiores e pontos turísticos movimentados costumam aceitar cartão de crédito, mas a maioria dos mercados menores, vendedores ambulantes e táxis só trabalham com dinheiro. Por isso, tenha em mãos a moeda local, o dirham. Leve dólares ou euros do Brasil para fazer o câmbio por lá.

4. Conte com um guia
Com um guia local, você terá uma perspectiva interna do país e poderá navegar pelo labirinto das medinas. Os guias da Abreu falam português e conhecem todos os mistérios para circular de forma tranquila neste país encantador.

5. Fique longe de estranhos oferecendo passeios ou direções gratuitas
Há muitas pessoas que oferecem passeios para quem caminha pelos mercados e medinas. Na maioria das vezes, são pequenas “armadilhas” para turistas que o farão gastar dinheiro à toa.

6. Programe-se para o Ramadã
Durante o Ramadã, nono mês do calendário islâmico, os mulçumanos praticam jejum do nascer ao pôr do Sol. Isso significa que alguns horários serão alterados e que pode haver congestionamento, já que os marroquinos aproveitam o período para visitar familiares em outras cidades. Além disso, em vilarejos mais remotos, os restaurantes podem não funcionar durante o dia, embora isso não aconteça em cidades grandes.

7. Prepare-se para a Festa do Sacrifício ou “Eid al-Adha”
A mais importante festa do calendário islâmico, realizada no fim do Ramadã, dura dois dias. Todas as famílias muçulmanas sacrificam um cordeiro, cuja carne é distribuída para família, amigos e os mais necessitados. Estar no Marrocos durante essa celebração é uma experiência extraordinária, mas é preciso estar ciente dos costumes durante essa época.

8. Entenda e respeite a cultura local
Tenha em mente que o Marrocos é um país muçulmano e que, para eles, a sexta-feira é um dia sagrado. Portanto, muitas atrações podem estar fechadas. Fique atento e organize seu roteiro já pensando nesse cenário.

9. Desfrute do paraíso dos gatos
Há gatos sem-teto por todo lado nas terras marroquinas. Não se preocupe: eles são muito dóceis e estão acostumados a interagir com pessoas de forma natural. Nas grandes cidades, os habitantes cuidam para que eles vivam bem.

10. Leve seu kit de higiene pessoal
Geralmente, os banheiros fora dos hotéis não possuem papel higiênico e torneiras para lavar as mãos. Para evitar desconfortos, é importante sempre carregar consigo um pequeno kit de higiene com lenços umedecidos, álcool gel e toalhinha.

11. Pergunte antes de tirar fotos de pessoas
Utilize sempre o bom senso ao fotografar pessoas. Sempre pergunte se pode tirar a foto e esteja preparado para oferecer uma gorjeta pelo ato. Caso contrário, os marroquinos podem não se sentir confortáveis.

12. Leve um adaptador
A corrente elétrica no Marrocos é de 220V e as tomadas são do tipo C e E, ambas de dois pinos redondos (estilo europeu). Ou seja, leve um adaptador na bagagem para poder carregar seus eletroeletrônicos sem preocupação.

13. Esteja com as vacinas em dia
Para cidadãos brasileiros, não é solicitada nenhuma vacina especial, mas muitas vezes essas regras são alteradas sem aviso prévio. Por isso, é recomendado sempre estar com a carteirinha de vacinação em dia.

14. Não se preocupe com o visto
Brasileiros não precisam de visto para visitar o Marrocos. Basta ter o seu passaporte dentro da data de validade.

15. Idioma
Os marroquinos falam uma mistura de árabe, berbere, inglês e francês. Na maioria dos lugares é possível se comunicar em inglês, com exceção das regiões mais rurais. Para quebrar essa barreira, a Abreu oferece guias que falam português, assim você terá uma experiência completa do destino sem preocupações.

Ficou com vontade de viajar? Entre em contato com nossos especialistas!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.