Localizada no sul da Europa, a Grécia é um país montanhoso formado por uma parte continental e mais de 1.400 ilhas, sendo a maior delas a ilha de Creta, banhadas pelos mares Egeu, Mediterrâneo, Jônico e de Creta. O país conta com mais de 10 milhões de habitantes, estando a maioria – 3 milhões – concentrada na capital, Atenas.

Considerada o berço da civilização ocidental, a Grécia recebe anualmente mais de 30 milhões de turistas estrangeiros, em especial por conta de suas ilhas e ruínas da Antiguidade. Veja abaixo quatro opções de roteiros para conhecer um pouco de tudo que a Grécia oferece aos seus visitantes.

Roteiro 1 – Atenas, Delfos e Hydra

Atenas

Para este roteiro, a Abreu recomenda uma viagem de pelo menos quatro noites, visitando Atenas, Delfos, Aegina, Poros e Hydra. A chegada é na capital Atenas, onde o viajante poderá fazer uma visita panorâmica, passando pelos principais pontos turísticos da cidade, incluindo Acrópole, o mais importante de toda Grécia.

Situada no pico de uma montanha, Acrópole abriga alguns dos monumentos mais conhecidos da Antiguidade, como o Partenon, principal edifício do conjunto arquitetônico do local, que ainda tem o Erecteion, o Templo de Atena Niké e o Propileu.

Ainda em Atenas, o visitante não pode deixar de conhecer a Ágora Antiga, antigo centro social, político e econômico da Grécia, onde é possível ver os antigos edifícios, além do Museu da Ágora Antiga e o Templo de Hefesto, um dos mais bem conservados da Antiguidade, construído entre os anos 460 e 415 a.C.

Depois de conhecer as belezas da capital, tire um dia para fazer uma excursão até Delfos, a cerca de 180km de Atenas. Por lá, a dica é visitar o famoso Templo de Apolo e o Museu Arqueológico de Delfos com seus valiosos objetos. Outro passeio imperdível é pelas Ilhas Sarônicas (Hydra, Poros e Aegina), que ficam próximas a Atenas. A curta distância entre as ilhas pode ser feita de ferry ou barco, partindo de Atenas.

Roteiro 2 – Atenas, Kefalonia e Zakynthos

Kefalonia, Grécia

Nesta segunda opção, é preciso pelo menos nove noites para poder aproveitar bem os destinos do roteiro. A viagem começa por Atenas onde a Abreu recomenda ficar ao menos três dias. Além da famosa Acrópole, o visitante pode conhecer a Biblioteca de Adriano, construída em 132 d.C. para abrigar a extensa coleção de livros do imperador. O local possuía uma galeria composta por cem colunas e no centro, um átrio onde foi construída uma igreja cristã. Suas ruínas dão ideia da grandiosidade do que era o local.

Nos demais dias, a viagem segue para as ilhas Kefalonia e Zakynthos que possuem algumas das praias mais bonitas da Grécia. Para isso, é preciso pegar um voo interno até Kefalonia, que fica a cerca de 360km de Atenas. Kefalonia possui mais de 30 praias com mar cristalino, além de charmosas vilas de pescadores e uma gastronomia local deliciosa. A partir de Kefalonia, dá para fazer um passeio bate e volta até a vizinha Zakynthos, onde está uma das praias mais bonitas do mundo, a famosa Navagio Beach, onde há os destroços de um navio naufragado em suas areias.

Vale ressaltar que as ilhas Kefalonia e Zakynthos estão localizadas no Arquipélago das Ilhas Jônicas, direção oposta às ilhas de Mykonos e Santorini, que fazem parte do Arquipélago das Ilhas Cíclades, a partir de Atenas.

Roteiro 3 – Atenas e Santorini

Santorini

Para este roteiro, a Abreu recomenda ficar pelo menos cinco noites, começando por Atenas, onde o visitante poderá conhecer um pouco mais da história desta antiga e importante civilização da Península Balcânica, que ofereceu contribuições significativas para a humanidade nas áreas do conhecimento, como história, filosofia, literatura, teatro etc.

A Abreu indica uma visita a Plaka, bairro mais antigo de Atenas e uma das áreas mais animadas da cidade, além de estar próximo de pontos de interesse turístico, como Anafiotika, Monastiraki e Acrópoles. Neste bairro, o viajante poderá visitar muitos dos lugares históricos, como o Monumento a Lisicrates, a Ágora Romana e o Museu de Instrumentos Populares.

Não deixe de caminhar pelas ruas antigas de pedras em meio às belas casas neoclássicas do século 19, comprar presentes nas lojas de souvenirs e provar a gastronomia em um dos muitos restaurantes e tavernas do local.

A próxima parada da viagem é a ilha de Santorini, famosa por suas casinhas brancas e igrejas de domos azuis que colorem a belíssima paisagem cercada por rochas vulcânicas e o mar o azul do mar Egeu. O percurso a partir de Atenas pode ser feito de barco ou avião.

Segundo os especialistas da Abreu, três dias são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos do destino, que incluem a vibrante capital Fira, com suas ruas estreitas e cafés ao ar livre, o famoso pôr do sol de Oia, o teleférico até o antigo porto da cidade, e as ruínas do antigo Castelo de Oia, conhecido também como Castelo de Agios Nikolaos ou St. Nicholas.

Roteiro 4 – Atenas e Mykonos

Mykonos

Nesta última opção de roteiro, a Abreu também indica cinco noites para aproveitar as belezas históricas de Atenas e as maravilhosas praias de Mykonos. Depois de visitar os principais pontos turísticos de Atenas, a viagem segue para um dos destinos mais desejados da Grécia: Mykonos. O percurso a partir de Atenas pode ser feito de ferry ou avião.

A Abreu indica começar os passeios por Mykonos Town, capital e região mais movimentada que abriga a maior parte dos hotéis, restaurantes, lojas e serviços. Para quem curte praia e muita animação, os beach clubs são ideais para passar o dia dispondo de uma excelente infraestrutura. Tem opções para todos os bolsos e até para quem prefere algo mais tranquilo e sossegado. E para os baladeiros, os beach clubs contam com festas animadas que vão até o amanhecer. E a boa notícia é que quase sempre estas festas têm acesso gratuito.

Já para quem quer fugir das festas e da agitação, a Abreu recomenda as praias de Lia Beach, Agrari Beach e Fokos Beach, que ainda oferecem uma boa infraestrutura, e Kapari Beach, Agios Sostis Beach e Fragia Beach, com belos cenários e nenhuma estrutura.

Ficou interessado em conhecer a Grécia? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!