O Panamá é o istmo que conecta as Américas Central e do Sul. O país é banhado pelo oceano Pacífico e mar do Caribe e devido ao seu formato de serpente, é possível começar o dia observando o nascer do sol sobre o Caribe e terminar assistindo ao pôr do sol no Pacífico.  

O destino possui mais de três mil quilômetros de costa ao longo de ambos os lados do continente, além de mais mil ilhas e cayos impressionantes, a maioria desabitados. Com tantas praias, certamente uma delas será perfeita para o seu perfil.

Praias do Pacífico 

Na costa do Pacífico, as praias possuem águas calmas, ventos quentes, vegetação exuberante e muito sol. Também estão lá os principais destinos de surfe do país. Com sorte, o visitante ainda pode avistar baleias jubarte. Confira alguns destinos de praia que você encontra do lado Pacífico do Panamá. 

Riviera do Pacífico 

Esta região costeira, localizada a 80km da capital, conta com 40km de litoral e uma praia atrás da outra, com uma grande variedade de cores e opções para se divertir. Punta Chame, ​Malibú, Coronado, San Carlos, Río Mar, Santa Clara, Playa Blanca e Farallón estão entre as praias mais buscadas. Coronado é uma das mais visitadas, com hotéis, lojas de conveniência e muitos restaurantes. Para surfar e praticar kitesurfe, visite Chame, El Palmar e Malibú. 

Surfe – crédito VisitPanama

Santa Catalina

Esta pequena vila de pescadores se tornou um destino de surfe de renome mundial para profissionais e iniciantes do esporte. Santa Catalina é ideal para os profissionais por conta de suas fortes ondas, que podem ultrapassar os nove metros e formar ótimos tubos, bem como Punta Brava. Já os iniciantes devem ir à Praia Estero, onde as ondas são menores. 

A vila é pequena e conta com alguns restaurantes e acomodações, além de uma mercearia e escolas de surfe. Santa Catalina também é o ponto de partida para a maioria dos passeios ao Parque Nacional de Coiba. A partir da capital, a viagem de carro dura entre 5 e 6 horas.

Parque Nacional de Coiba

Praia Venao 

Com belas paisagens nas quais a selva se encontra com o oceano, este destino possui praias de areia preta, surfe de nível mundial e poucos visitantes. No local, é possível viver  uma experiência tranquila e descontraída. Há ainda alguns hotéis boutique, lojas de surfe, locais para acampar na praia e opções de restaurantes e compras. 

O surfe é o principal evento em Praia Venao, mas você também pode pescar em alto mar, mergulhar com snorkel ou cilindro, fazer stand up paddle e observar as baleias. A partir da capital, a viagem de carro tem duração de 5 horas. 

Golfo de Chiriquí 

O golfo tem um dos maiores recifes de coral do Pacífico, o que faz dele um dos melhores destinos para a pesca em alto mar, mergulho e snorkeling do Panamá. Em suas muitas ilhas, os visitantes encontram praias de areias brancas ideais para relaxar. A região também abriga uma das florestas de mangue mais densas da América Central; a maior ilha do Panamá, Coiba; e o Parque Nacional Marinho do Golfo de Chiriquí, área protegida e ideal para observação de aves. 

Os visitantes podem chegar na capital da província de Chiriquí em um voo doméstico partindo da Cidade do Panamá ou de carro, em uma viagem de 7 horas. 

Ilha Taboga

Ilha vulcânica com uma rica flora tropical e belas praias de areia fina que fica a apenas 20km da capital, de onde partem balsas diárias para este destino. O local é ideal para passeios de um dia para explorar a colorida e histórica cidade fundada pelos espanhóis, subir nos pontos mais altos – Cerro Vigia e Cerro de la Cruz, e relaxar em uma das descontraídas praias da ilha.

Ilhas Pérola

O arquipélago das Ilhas Pérola é formado por mais de 200 ilhas e ilhotas, a maioria desabitadas, com belas praias de areia branca e natureza e fauna marinha bem preservadas. Entre as preferidas dos turistas estão a Ilha Contadora e a Ilha Saboga. 

A primeira é ideal para observação de baleias e atividades como windsurfe, stand up paddle e mergulho, além de aproveitar os restaurantes locais e relaxar nos resorts; já a segunda, uma das mais remotas, é perfeita para caminhar em trilhas pela selva e interagir com os nativos da aldeia.

Para chegar às ilhas, os visitantes podem pegar um voo de apenas 15 minutos partindo da Cidade do Panamá ou balsa, em uma travessia de 1h30. 

Experiências em uma comunidade indígena local – crédito VisitPanama

Praias do Caribe 

Na costa do Caribe, as praias de areia branca são rodeadas de palmeiras, possuem ondas mais calmas e ventos relaxantes, além de abundância de recifes de coral perfeitos para mergulhar e centenas de ilhas. Confira alguns destinos de praia que você encontra do lado caribenho do Panamá.

Bocas del Toro 

Localizado a apenas 45 minutos de voo da Cidade do Panamá está Bocas del Toro, um dos destinos favoritos dos panamenhos e visitantes. Dividido em um lado continental, com áreas verdes e protegidas; e outro de mar, onde é possível visitar suas principais ilhas (Ilha Colón, Ilha Carenero e Ilha Bastimentos), nadar, mergulhar e surfar. É o lugar ideal para curtir a vibração positiva da cultura afro-caribenha, refletida no ritmo e na gastronomia local. 

Ilha Colón – crédito VisitPanama

San Blas

Guna Yala é um território indígena governado pelos Gunas, localizado no lado caribenho do Panamá, composto por uma faixa de terra estreita e um arquipélago de 365 ilhas, conhecidas como as Ilhas San Blas. Os Gunas são famosos por suas molas, tecidos coloridos que representam padrões e imagens inspirados por suas crenças cosmogênicas.

San Blas possui uma beleza natural bem preservada onde os visitantes podem desfrutar de férias autênticas, experimentando a culinária local e hospedagens em cabanas de palha, acampamentos e veleiros. No entanto, devem estar cientes da falta de acesso à internet e pagamentos com cartão de crédito.

Entre as principais atividades no destino estão nadar nas águas cristalinas, aprender sobre a cultura Guna e visitar diversas ilhas, como El Porvenir e Ilha Perro. 

San Blas

Como chegar ao Panamá 

Para os brasileiros, a melhor opção para chegar ao Panamá é por via aérea. A Copa Airlines é a companhia com o maior volume de voos e tem o Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY) como seu principal hub de conexão. Além disso, a Copa Airlines oferece mais destinos diretos e frequências de voos internacionais do que qualquer outro hub da região, com horários de voos convenientes.

Ficou interessado em conhecer as belas praias do Panamá? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!