O Peru é um dos destinos mais diversificados do mundo e não à toa, tem atraído cada vez mais turistas. Além de carregar uma história enigmática, repleta dos segredos milenares da antiga civilização Inca, o país também conta com uma excelente estrutura para os viajantes e esbanja bons motivos para visitá-lo: gastronomia, natureza, cultura e experiências inesquecíveis são apenas alguns deles. Veja abaixo os principais motivos para incluir o Peru no roteiro das suas próximas férias. 

Lima, a capital

Lima

Com 9,6 milhões de habitantes, Lima é uma metrópole animada e com atrações diversas. Esta cidade tem muito a oferecer para qualquer tipo de viajante. Amantes de história se encantam pelas igrejas coloniais, museus e sítios arqueológicos. Percorrer seu centro histórico, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, é conviver com o passado e com o presente. 

Foodies se deliciam nos inúmeros restaurantes que servem o melhor da gastronomia nacional. Aliás, Lima é conhecida por sua culinária local e ostenta o título de Capital Gastronômica da América Latina. Há ainda uma boa vida noturna e ótimos espaços de natureza, como parques e locais com vista para o mar.

Riqueza cultural do Império Inca

Cusco 

Catedral de Cusco, Cusco

Cusco é considerada a capital arqueológica da América do Sul, além de capital cultural e histórica do Peru. É o símbolo do apogeu do Império Inca e da miscigenação da cultura espanhola à andina, facilmente perceptível em um passeio pelos sítios arqueológicos, obras magníficas e arquitetura colonial. A sua localização estratégica, junto com a boa infraestrutura turística, permite ao viajante visitar os principais destinos localizados ao sul do Peru, como o Vale Sagrado dos Incas e Machupicchu.

Vale Sagrado dos Incas 

Localizado a poucos quilômetros de Cusco, o Vale Sagrado compreende uma região que abriga várias cidades, além de uma série de povoados e pequenas comunidades andinas que ainda mantêm costumes ancestrais. Destaque para Ollantaytambo, sítio arqueológico que é um ótimo exemplo de como era um povoado Inca, pois preserva casas, ruas e canais, além de um grandioso Templo do Sol.

Machupicchu

Machupicchu, Cusco

Construída no alto de uma montanha, esta antiga cidade mostra o que a grande civilização Inca foi capaz de construir: templos, canais de água, tudo com grandes blocos de pedra e nenhum tipo de cimento. Machupicchu é o principal cartão-postal peruano, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo e um Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade desde 1983. 

Atrações imperdíveis 

Cordilheira multicolorida de Palccoyo

Palccoyo, Cusco

A esplendorosa região andina de Cusco impressiona pelas suas maravilhas geológicas, como a cordilheira Palccoyo, lugar de sonho cuja beleza cênica merece atenção. Esta formação geológica foi criada a partir do acúmulo de minerais e água, bem como pelos ventos do local e pela umidade existente. Esta combinação de elementos adquiriu uma diversidade especial de tonalidades, dando ao local um colorido que lembra um arco-íris. A cordilheira multicolorida fica nos arredores de Cusco e para alcançá-la é preciso fazer uma caminhada de 40 minutos. 

Sacsayhuamán

Este sítio arqueológico fica próximo à área urbana de Cusco e conta com uma impressionante construção de blocos de granito com até nove metros de altura. O local já serviu de base militar para o Império Inca e, no interior das muralhas, há templos e canais de água, em uma área de mais de 3 mil hectares. A fortaleza foi a maior das muitas estruturas construídas pelo Incas e depois que o Império Inca foi derrotado, foi parcialmente destruída pelos espanhóis e coberta por terra, descoberta somente em 1934 durante escavações. 

Linhas de Nasca

Linhas de Nasca, província de Nasca 

Localizados no deserto de Nasca, estes enigmáticos desenhos feitos no chão chegam a 200 metros de comprimento e só podem ser apreciados com clareza em um sobrevoo ou se vistos de alguns mirantes da região. Do céu podem ser vistos com clareza o Beija-flor, o Macaco, o Pássaro Fragata, o Pássaro Gigante e a Aranha. As figuras com quase 2 mil seguem sendo um mistério, uma vez que ninguém tem certeza de sua origem ou função, e são declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. 

Lago Titicaca

Lago Titicaca, Puno 

O lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo, possuindo uma área com mais de 8,5 mil quilômetros quadrados. Além de conhecer Puno, cidade que fica às suas margens, os viajantes podem descobrir as ilhas flutuantes de Uros, construídas com uma planta chamada totora (junco), a Ilha de Taquile, e ainda navegar nas incríveis embarcações tradicionais. Se a cultura local impressiona, a natureza também faz um bom trabalho: com sorte, os turistas encontram alpacas, lhamas e o adorável cuy andino.

Gastronomia aclamada 

Ceviche

A riqueza de suas terras e sua diversidade cultural fazem do Peru um país de gastronomia única e variada. O país já foi eleito seis vezes o melhor destino culinário do mundo pelo World Travel Awards. Cada cidade tem um prato típico com um sabor especial e inigualável. A capital Lima é conhecida por sua culinária local e ostenta o título de Capital Gastronômica da América Latina. Dentre as iguarias típicas peruanas, destaque para o Ceviche, Ají de Gallina, Rocoto Relleno, Lomo Saltado, Causa a la Limeña e Picante de Cuy, tudo isso acompanhado de um clássico pisco sour.

Ficou interessado em conhecer o Peru e suas atrações? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!