A Coreia do Sul é um destino fantástico e que está pronto para ser descoberto  pelos brasileiros. Situado no extremo leste da Ásia e banhado pelo oceano Pacífico e pelos mares Amarelo e do Japão, o país está na parte sul da península da Coreia (ao norte fica a Coreia do Norte) e, além da sua porção continental, possui também algumas ilhas, com destaque para Jeju e Ulleungdo. O clima é tipicamente temperado, com invernos frios e secos e verões quentes e chuvosos. 

Skyline Coreia do sul

O território sul-coreano é bastante acidentado e montanhoso no interior, por isso a maioria da população, cerca de 50 milhões de habitantes, está concentrada nas pequenas faixas litorâneas. Além de muito populosa, a Coreia do Sul é bastante povoada, sendo Seul, Pusan, Inch’on, Taegu e Taejon as maiores cidades em população do país.  

Conhecida pelo seu vasto desenvolvimento tecnológico e pela sua economia emergente, a Coreia do Sul faz parte de um grupo chamado Tigres Asiáticos. Sua cultura é singular e muito difundida, em especial nas redes sociais. O pop sul-coreano é um fenômeno, assim como suas séries e filmes que conquistaram o mundo. Mas apesar da sua modernidade, o país ainda preserva muitos aspectos tradicionais, como as construções de madeira nas áreas urbanas, as cerimônias do chá e a prática de artes marciais. 

A capital 

Palácio Gyeongbokgung

Seul é a capital do país e impressiona pela quantidade e variedade de atrações que oferece, desde as mais tradicionais até as mais modernas. É uma cidade segura para ser explorada de dia e à noite. O metrô é eficiente e chega a praticamente todos os lugares. Aliás, as principais atrações de Seul ficam próximas ao centro e são facilmente acessíveis de metrô. Entre elas estão a estátua do Rei Sejong, inventor do alfabeto coreano, o Palácio Gyeongbokgung construído em 1395 e o seu imponente Portão de Gwanghwamun, e a troca de guardas no Palácio Deoksugong.

Outros passeios interessantes são pelo Mercado Myeongdong, repleto de lojas e cafés, além de barraquinhas com uma variedade de produtos e comidas, e pelo bairro de Gangnam, repleto de shoppings e hotéis de luxo, que ficou famoso por conta do hit Gangnam Style do cantor Psy e onde há um monumento dedicado à música. Para se ter uma vista privilegiada da cidade, vale uma visita à Torre de Seul, e para conhecer mais sobre a história do país, a sugestão é visitar o Museu Nacional da Coreia e o Memorial de Guerra da Coreia.

Hanok Village

Não deixe de visitar ainda a Bukchon Hanok Village, uma das atrações mais famosas da cidade. Este vilarejo de mais de 600 anos foi construído durante a Dinastia Joseon para abrigar os funcionários do alto escalão do governo e da nobreza da época. Localizada entre os palácios Gyeongbokgung, Changdokkgung e o santuário Jongmyo, a vila é muito bem preservada e oferece restaurantes, galerias de arte, lojas de chás e cafés. 

A vida noturna é agitada na capital Seul e o melhor lugar para curtir é em Hongdae, um bairro universitário famoso pelos bares, restaurantes, baladas de K-Pop, apresentações de rua, além de uma infinidade de opções para se divertir noite adentro. Aproveite a oportunidade para provar a culinária local, como o churrasco coreano, o popular bibimbap (arroz com vegetais e carne), e a sobremesa bingsu (um tipo de sorvete à base de gelo raspado e leite condensado). 

Passeios a partir de Seul

Ilha de Jeju

Monte Hallasan

A menor província do país é também um dos principais pontos turísticos da Coreia do Sul, com praias de areia branca e falésias vulcânicas, belas paisagens naturais, além de vilas antigas e atrações inusitadas, como o Parque Jeju Loveland, dedicado ao amor e ao sexo. Bem no centro da ilha fica o Monte Hallasan, um vulcão inativo com 1.950 metros de altitude, considerado o ponto mais alto da Coreia do Sul e ideal para caminhadas e trekkings. A partir de Seul, o meio mais rápido e fácil de chegar é o aéreo, cerca de 1h30. 

Zona Desmilitarizada (DMZ)

DMZ

Localizada a cerca de 1h da capital, a Zona Desmilitarizada é a fronteira mais fortificada do mundo, que separa a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Este corredor de mais de 250km de extensão e 4km de largura está repleto de cercas e minas terrestres e é vigiado 24h por dia. No local há um centro de visitantes e diversas atrações, como um mirante de onde é possível observar toda extensão da DMZ, uma estação de trem desativada e um antigo túnel subterrâneo cavado pelos norte-coreanos que fugiram para o lado sul. É possível visitar este túnel a pé por cerca de 250 metros. 

Busan

Vila de Gamcheon

Busan fica a 330km de distância de Seul e nela estão o maior porto do país e algumas das praias mais bonitas, como Haeundae, famosa por sua beleza e águas limpas, além de Gwangalli e Songjeong. Outras opções de lazer e cultura na cidade são o aquário que abriga mais de 35 mil espécies, a vila de Gamcheon também conhecida como a Santorini do oriente por conta de suas casinhas coloridas penduradas em uma encosta, e os templos de Haedong Yonggungsa, Seokbulsa e Beomeosa. 

Ficou interessado em conhecer a Coreia do Sul? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!