Se tem algo que gostamos de fazer é combinar múltiplos destinos em uma só viagem. É uma ótima maneira de aproveitar ainda mais as férias, conhecendo lugares, pessoas e culturas diferentes. Algumas combinações são estratégicas pela proximidade dos países. Outras funcionam muito bem pela harmonia que existe entre os destinos. Combinar Vietnã e Camboja em uma só viagem garante as duas coisas.

Esses dois países do Sudeste Asiático são vizinhos, têm muitas atrações incríveis e se complementam perfeitamente, já que possuem muita cultura, natureza e gastronomia exótica e deliciosa. Se for marcar uma viagem para lá, só não o faça entre maio e novembro, meses em que os dois países são afetados pelas monções e sofrem com muitas chuvas.

No Vietnã, há inúmeras cidades para visitar, a começar pela capital, Hanói, uma cidade única com arquitetura colonial francesa, belas avenidas e templos orientais. Lugares como o Templo da Literatura, que homenageia o filósofo chinês Confúcio, o bairro antigo da cidade e o lago Hoan Kiem, onde existem vários bares e restaurantes, fazem a visita valer a pena. Um passeio tradicional é o espetáculo de marionetes sobre a água no Teatro Thang Long. Imperdível!

Na fabulosa Halong Bay, por sua vez, passeios de barco levam os turistas para relaxar e explorar suas belezas, sendo possível inclusive banhar-se em suas águas verde esmeralda. Outro destino importante é Ho Chi Minh, a menina dos olhos do turismo do Vietnã, repleta de museus, bons restaurantes e ótimas lojas para fazer compras. De barco, dá para chegar à ilha de Ben Tre, uma pequena província pitoresca com um cenário rústico fascinante.

Já o Camboja tem suas principais atrações na cidade de Siem Reap e em seus arredores. De lá partem os tours para o Angkor Wat, um templo que é uma obra de arte da arquitetura, considerado o maior edifício religioso do mundo, que antigamente abrigou o poderoso império Khmer. É de tirar o fôlego! É em Siem Reap também que está o Tonle Sap, maior lago de água doce do Sudeste Asiático, onde fica o povoado flutuante de Chong Kneas, um passeio especialmente bonito no fim da tarde.

Outras atrações do Camboja são o Museu Nacional de Angkor, o Templo de Bayon, o Terraço dos Elefantes e o Terraço do Rei Leproso. Por fim, é claro que também é obrigatório uma voltinha em um dos famosos tuk tuks!