Quem é fã de esportes adora visitar museus sobre o tema em todas as suas viagens. Pensando nesses viajantes, a Abreu fez uma lista com 10 museus do futebol que são atrações turísticas incríveis para conhecer ao redor do mundo.

  1. Museu do Futebol – Rio de Janeiro

O estádio do Maracanã é um dos mais importantes para a história do futebol no Brasil e já foi palco de grandes momentos do esporte. No local há um espaço que conta a história do esporte de forma interativa, utilizando a tecnologia de realidade virtual, que permite ao visitante se sentir parte da seleção brasileira em um jogo no Maracanã.

  1. Museu do Futebol – São Paulo

Museu do Futebol – crédito Rogério Cassimiro

Localizado dentro do Pacaembu, o museu é uma das principais atrações turísticas de São Paulo. No local, os visitantes iniciam o percurso sendo saudados por um vídeo do rei Pelé. A visita segue por salas repletas de exposições fotográficas e projeções de jogadores que fizeram parte da história no futebol brasileiro.

  1. Museu Pelé – Santos

Este museu reúne exposições, fotos, vídeos e acessórios que fizeram parte da vida de Pelé nos seus mais de 20 anos de carreira no futebol. São placas, medalhas e diversas homenagens recebidas ao redor do mundo. O acervo é composto por objetos pessoais do rei, como o rádio em que seu pai, Dondinho, ouvia os jogos da Copa de 1950.

  1. Camp Nou Experience – Barcelona

O Barcelona é um dos times de futebol mais conhecidos do mundo, por isso uma visita ao seu estádio é obrigatória para os fãs do esporte. No local é possível visitar as arquibancadas, vestiários e a sala dos troféus. O time já teve jogadores brasileiros muito famosos, como Romário, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, dentre outros. Mas é Lionel Messi que tem uma área totalmente dedicada a ele.

  1. Old Trafford Experience – Manchester

O passeio tradicional pelo museu do estádio passa pelas arquibancadas e vestiários, além da uma parada na sala dos troféus. Para quem é fã de verdade do time Manchester United, é possível fazer um tour guiado com os antigos craques da equipe.

  1. Museu do Estádio Parc des Princes – Paris

Os amantes de futebol podem ver de perto os troféus do time francês Paris Saint-Germain e ter uma experiência de realidade virtual com jogadores, treinando e até defendendo um gol. Além disso, o museu apresenta a história do estádio por meio de uma exposição imersiva de projeções.

  1. Estádio Centenário – Montevidéu

Estádio Centenário

O Uruguai tem uma grande importância para o futebol mundial. Além de ser tetracampeão, o país foi a primeira sede da Copa do Mundo, em 1930. É um pouco dessa história que o visitante irá encontrar no museu do estádio. O local possui peças históricas do futebol, como a mesa em que a Conmebol foi fundada, em 1916.

  1. Museo de la Pasión Boquense – Buenos Aires

O estádio do Boca Juniors, conhecido como Bombonera, é muito popular entre os viajantes brasileiros. Suas arquibancadas são abertas para visitas em dias em que não há jogos. No interior do estádio, o museu conta a história do clube por meio de exposições e vídeos, além de objetos de jogos usados por Maradona e estátuas de alguns dos ídolos do time.

  1. Museu do Real Madrid – Madri

Localizado dentro do estádio Santiago Bernabéu, o museu apresenta uma variedade de itens utilizados pelos principais jogadores do time, como as camisas históricas do jogador argentino Alfredo Di Stéfano, ídolo nos anos de 50 e 60. Além disso, os visitantes podem ver as arquibancadas, os vestiários e as 11 taças da Champions League que o clube conquistou até hoje.

  1. Museu da Fifa – Zurique

Museu da Fifa

O último da lista dos museus do futebol mais incríveis do mundo é o Museu da Fifa de Zurique, que conta com uma das coleções futebolísticas mais importantes do mundo, com objetos de mais de 100 anos de história e evolução do futebol mundial. Na exposição, o visitante pode conhecer a origem do esporte e da instituição por meio de atividades interativas.

Qual desses museus do futebol você quer conhecer ainda em 2023? Fale com a Abreu