O ano novo já chegou e com ele a certeza de que haverá muitas oportunidades de feriados prolongados para viajar e curtir. No total serão nove feriados prolongados no calendário. E já é hora de começar a planejar.

As datas são excelentes oportunidades para emendar alguns dias de folga para descansar em viagens rápidas e destinos de fácil acesso no Brasil e também na América do Sul.

Veja abaixo quais serão os feriados prolongados e os destinos ideais para cada um deles.

Carnaval
21 de fevereiro (terça-feira)

Apesar de ser ponto facultativo, a maioria das cidades e estados brasileiros aderem à data como sendo um feriado. Vale lembrar que as festas começam já no final de semana anterior, a partir do dia 18, e que o ponto facultativo termina na quarta-feira de cinzas às 14 horas. Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Recife e Olinda (PE), e Ouro Preto (MG) são alguns dos destinos mais procurados neste período.

Sexta-feira Santa
7 de abril (sexta-feira)

A Paixão de Cristo é um feriado nacional e é comum neste dia muitas pessoas evitarem comer carne, segundo a tradição do cristianismo. A data antecede o domingo de Páscoa, que neste ano será dia 9 de abril, principal data da Semana Santa. Como Páscoa remete a chocolate, a Abreu recomenda visitar destinos conhecidos por esta iguaria como Gramado (RS) e Campos do Jordão (SP).

Tiradentes
21 de abril (sexta-feira)

Este feriado nacional lembra a data da morte do mineiro José da Silva Xavier em 1792, conhecido como Tiradentes e um dos líderes da Inconfidência Mineira. Que tal aproveitar a data e conhecer um pouco mais sobre o assunto visitando as belas cidades históricas mineiras?

Dia do Trabalho
1º de maio (segunda-feira)

No Brasil, a data é comemorada desde 1895, mas só se tornou um feriado nacional em 1925. Nada melhor do que curtir dias de descanso merecidos em uma praia tranquila, à beira-mar, tomando um drink e curtindo o sossego. A Abreu recomenda um bom resort all inclusive no Nordeste para esta ocasião.

Corpus Christi
8 de junho (quinta-feira)

Apesar de ser um ponto facultativo, é uma data importante para o calendário dos católicos. Como a data cai em uma quinta-feira, há grandes chances de as pessoas emendarem a data com sexta-feira para aproveitar e descansar. E viajar, claro.

Independência do Brasil
7 de setembro (quinta-feira)

Mais uma data oportuna para uma emenda de feriado. Para quem pretende viajar pelo Brasil, a Abreu indica conhecer Brasília, que abriga as principais atrações do turismo cívico do país, além de importantes obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

Nossa Senhora Aparecida
12 de outubro (quinta-feira)

Este dia é dedicado à padroeira do Brasil. Para os brasileiros devotos, este feriado nacional é dia de visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a maior catedral do mundo. Neste dia, também é comemorado o Dia das Crianças. A Abreu recomenda a família curtir um dia divertido com os pequenos em um dos muitos parques temáticos do país.

Finados
2 de novembro (quinta-feira)

No Brasil, este feriado religioso é dedicado a homenagear os mortos. Mas no México, este dia é de festa. Uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da cultura de um país que está muito próximo dos brasileiros.

Proclamação da República
15 de novembro (quarta-feira)

Feriado de quarta-feira é bom para quebrar a rotina da semana, mas nem sempre dá para emendar. Mas com um bom planejamento e uma conversa na empresa, é possível deixar as coisas em dia para um feriadão incrível de cinco dias.

Além dos nove feriados prolongados acima, o fim do ano é sempre ótimo para viajar e descobrir novos destinos. Concorda?

Véspera de Natal
24 de dezembro (domingo)

Apesar de não ser muito comum as pessoas viajarem nesta data, sempre há uma oportunidade de viajar para encontrar alguém querido neste dia. Dia 24 é um ponto facultativo após às 14 horas e as empresas costumam dispensar seus colaboradores mais cedo.

Natal
25 de dezembro (segunda-feira)

Este feriado nacional comemora o nascimento de Jesus Cristo e até mesmo famílias que não seguem as religiões cristãs acabam celebrando o Natal. Afinal, esta é uma excelente oportunidade de reunir familiares e amigos para trocar presentes.

Véspera do Ano Novo
31 de dezembro (domingo)

Se tem uma data em que as pessoas fazem questão de viajar, em especial para destinos de praia, é o Réveillon. Pular sete ondinhas depois da meia-noite é uma tradição e que dizem trazer sorte. 31 de dezembro é um ponto facultativo após 14 horas e é muito comum as empresas dispensarem seus funcionários neste dia que antecede o Ano Novo.

Para qual desses feriados você vai aproveitar para viajem em 2023? Fale com a Abreu