Você já se perguntou qual é a melhor forma de levar dinheiro em viagens para o exterior? Existem muitas opções: moeda estrangeira em espécie, cartão de crédito internacional, travel money, contas digitais etc. Cada modalidade tem suas vantagens e desvantagens e cada uma é ideal para um tipo específico de viagem e viajante.

Para te ajudar a escolher qual a melhor forma de levar dinheiro em viagens internacionais, a Abreu listou as principais opções.

  1. Dinheiro em espécie

dinheiro em viagem

Forma mais tradicional utilizada pelos viajantes brasileiros, pois a cotação é mais favorável e você ainda pode revender o excedente não utilizado. Não deixe para comprar moeda estrangeira dias antes da viagem! A dica é comprar ao longo de um período e aproveitar a flutuação cambial. No final, a média dos valores terá sido vantajosa.

No entanto, ao fazer o câmbio é importante levar em conta as taxas e impostos (IOF) que incidem sobre a transação. Além disso, caso o valor ultrapasse os R$ 10 mil levados na viagem, é preciso fazer a declaração na Receita Federal.

  1. Cartão de crédito internacional

dinheiro em viagem

Outra opção bastante utilizada, já que oferece praticidade e segurança. Além disso, em muitos cartões há a possibilidade de acumular milhas e pontos. No entanto, o seu custo é mais elevado. Isso porque o IOF cobrado nas compras internacionais é de 6,38%, além da taxa (que pode variar de 0% até 7%, de acordo com a instituição financeira) cobrada pela conversão do valor das despesas internacionais para a moeda brasileira.

Outra desvantagem é a imprevisibilidade do câmbio, que pode comprometer o orçamento. A dica é sempre ter um cartão de crédito para as emergências, mas que ele não seja a principal forma de pagamento durante a viagem.

  1. Cartão travel money

É o famoso cartão pré-pago, que pode ser adquirido em casas de câmbio ou bancos. Nesta modalidade, o viajante pode abastecer o cartão com o valor desejado e recarregar sempre que precisar ao longo da viagem. É uma opção muito usada para adolescentes em viagem onde os pais podem controlar a despesa do filho. Esta também é uma opção segura e prática, mas é preciso estar ciente que, assim como nos cartões de crédito, há incidência do IOF (6,38%) para cada recarga feita. Porém, a desvantagem é que não acumula pontos e milhas.

  1. Conta digital internacional

Este tipo de conta oferece ao usuário um cartão de débito para uso no exterior e é uma opção vantajosa para os viajantes frequentes. A maioria dessas contas não tem nenhum custo de abertura, oferece cotações mais em conta do que as casas de câmbio e taxas mais baixas que os cartões de crédito, como IOF de 1,1%. Outra vantagem é que não há cobrança extra para utilizar o saldo da conta para compras internacionais.

  1. Remessas internacionais

Opção prática e segura de transferir dinheiro ao exterior por meio de aplicativos e plataformas. Nestes casos, o câmbio é mais atrativo e as tarifas reduzidas. Além disso, o valor fica disponível no exterior em apenas um dia. O envio e recebimento de dinheiro é feito por meio de pagamentos (via site ou boleto) e os valores são convertidos no câmbio comercial do dia. A dica é pesquisar bem antes de escolher esta opção para garantir uma solução confiável e segura.

  1. Transferência

dinheiro em viagem

Esta é mais uma maneira de enviar dinheiro ao exterior, caso você tenha uma conta internacional. Mas diferente dos bancos digitais, as instituições que oferecem esse serviço costumam cobrar taxas elevadas, com valores adicionais no câmbio e tarifas fixas. Além disso, as transferências só podem ser feitas entre pessoas físicas e o prazo varia conforme a instituição.

Gostou das dicas de como levar dinheiro em viagens? Para te ajudar a planejar sua próxima viagem, fale com a Abreu!