O ano novo já chegou e, em 2024, os brasileiros terão poucos feriados prolongados no calendário. Mas isso não é desculpa para não aproveitar. Então, anote as datas e já comece a se planejar.

O primeiro feriado do ano é o Carnaval, no dia 13 (terça-feira). É comum nesta data as empresas liberarem seus funcionários na segunda (12) e meio período na quarta-feira (14). Mas é importante lembrar que esses dias não são feriados e sim pontos facultativos. Por isso, as empresas podem pedirem que os funcionários façam algum tipo de compensação das horas não trabalhadas ou mantenha o expediente normal.

Em março, a Páscoa será comemorada no dia 29, conhecida também como Sexta-feira Santa. Em abril, o feriado de Tiradentes, dia 21, cai em um domingo. Uma frustação para quem em 2023 aproveitou um feriadão de cinco dias.

Já maio, temos duas datas, o Dia do Trabalho no primeiro dia do mês, que será comemorado em uma quarta-feira. Nada mal ter uma folga bem no meio da semana. E o outro feriado do mês é Corpus Christi, dia 30, uma data móvel que ocorre sempre às quintas.

Neste caso, há uma boa oportunidade de uma folga estendida na sexta, sábado e domingo. Lembrando que sexta-feira, dia 31, não é feriado. A dica é começar agora mesmo a negociar a emenda e compensação das horas com o seu empregador.

Se você achou que o primeiro semestre não teve muitos feriados, o segundo semestre reserva ainda menos datas para uma escapadinha estendida para viagens. 7 de setembro (Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida/Dia das Crianças) e 2 de novembro (Finados) caem todos no sábado.

As únicas boas oportunidades são 15 de novembro (Proclamação da República), que cai em uma sexta-feira, e 20 de novembro (Consciência Negra), que cai na quarta-feira subsequente. Para terminar o ano, o Natal, 25 de dezembro, é quarta-feira, bem no meio da semana.

Calendário de feriados nacionais:

01/01: Confraternização Universal (segunda-feira)

29/03: Sexta-Feira Santa/Paixão de Cristo (sexta-feira)

21/04: Tiradentes (domingo)

01/05: Dia Mundial do Trabalho (quarta-feira)

07/09: Independência do Brasil (sábado)

12/10: Nossa Senhora Aparecida (sábado)

02/11: Finados (sábado)

15/11: Proclamação da República (sexta-feira)

20/11: Consciência Negra (quarta-feira)

25/12: Natal (quarta-feira)

Calendário de pontos facultativos:

12 e 13/02: Carnaval (segunda e terça-feira)

14/02: Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira)

30/05: Corpus Christi (quinta-feira)

28/10: Dia do Servidor Público (segunda-feira)

Para qual desses feriados você vai aproveitar para viajar em 2024? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!