Existem dois tipos de viagem para se fazer no carnaval: para curtir a folia ou para aproveitar uns dias de sossego longe do agito. Enquanto os destinos da folia já são tradicionais, as opções para relaxar durante os quatro dias de folga são inúmeras.

Listamos abaixo alguns destinos brasileiros para curtir no feriado de carnaval. Confira!

Para quem quer pular o Carnaval:

Rio de Janeiro (RJ)

Seja no sambódromo ou pelas ruas da cidade, o carnaval carioca é o mais famoso do país, atraindo milhares de turistas de todos os lugares do mundo em busca de diversão. Para quem gosta de ver as escolas de samba, o ideal é aproveitar a festa no sambódromo com as escolas do grupo de acesso (dias 9 e 10 de fevereiro) e do grupo especial (dias 11 e 12 de fevereiro).

Já para quem gosta de bloquinhos, o Rio tem uma infinidade deles espalhados por toda a cidade, em qualquer horário e durante todo o mês de fevereiro. É só escolher um (ou mais) que te agrade, caprichar na fantasia e cair na folia.

São Paulo (SP)

A capital paulista vem se destacando no quesito festas de carnaval. Os desfiles das escolas de samba no sambódromo já têm a sua tradição, mas São Paulo ganhou muitos adeptos dos blocos de rua e hoje a cidade está repleta deles. Em 2024, já são mais de 700 bloquinhos confirmados. Você pode conferir o roteiro do Carnaval de Rua 2024 no site da prefeitura, clicando aqui.

Para quem prefere ir ao sambódromo, os desfiles acontecem nos dias 3, 9, 10, 11 e 17 de fevereiro. Os camarotes são bem famosos e os foliões podem curtir outras atrações musicais, além do espetáculo na avenida.

Salvador (BA)

O Carnaval da Bahia é uma das maiores festas populares do mundo, tendo em Salvador o seu principal evento. A capital do axé fica repleta de trios elétricos que percorrem os circuitos do carnaval levando milhões de turistas atrás. Os três principais circuitos são: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico).

No percurso, camarotes com abadás e pipocas pulam juntos no ritmo do axé. Além dos trios, há uma programação recheada de outras atrações descentralizadas pela cidade. A data oficial da festa é de 8 a 13 de fevereiro.

Recife e Olinda (PE)

Recife ostenta com orgulho o título de maior carnaval de rua do Brasil. E neste ano, a festa homenageará dois artistas pernambucanos: a cirandeira Lia de Itamaracá e o músico idealizador do Movimento Manguebeat, Chico Science.

Entre as novidades, a cidade ganha mais um dia de folia, a quinta-feira, e chega a mais de 3 mil atrações, com atrações de peso, como Gilberto Gil, Ludmilla, Matuê, Mart’nália, Thiaguinho, Luíza Sonza, Paralamas do Sucesso, dentre tantos outros. A programação é do dia 8 a 14 de fevereiro.

Já na vizinha Olinda, a festa começa no dia 9 de fevereiro e terá, além dos blocos que desfilam pelas ladeiras todos os dias, atrações nos polos. A programação ainda não foi divulgada, mas é certeza que os foliões terão muito frevo, maracatu, samba e afoxé.

Para quem quer sossego:

Bonito (MS)

Esta cidade do Mato Grosso do Sul reúne belezas naturais impressionantes, que vão desde rios de água cristalina a cachoeiras caudalosas, passando por grutas e áreas verdes incríveis. Por lá, você pode curtir atividades de ecoturismo ou simplesmente relaxar em deliciosos balneários. Seja como for, você poderá ver de perto não apenas lindas paisagens, mas também a fauna local, que inclui peixes coloridos, araras etc.

Maragogi (AL)

Conhecido como o Caribe no Brasil, Maragogi tem praias que mais parecem saídas de sonhos, com areias brancas e fininhas, águas transparentes e muitos coqueiros. Graças à extensa barreira de corais situada na costa, a maioria das praias conta com o mar calmo e poucas ondas. Prova disso são as praias do Burgalhau e Xaréu, de beleza inigualável. Vale lembrar que em Maragogi estão as melhores piscinas naturais do Brasil.

Foz do Iguaçu (PR)

Embora Foz do Iguaçu não seja um destino de praia, é uma cidade muito conectada à natureza. A maior atração local é, sem dúvidas, as Cataratas do Iguaçu, que se estendem entre Brasil e Argentina e se complementam perfeitamente. Além de atrações como o Parque das Aves e a Usina Hidrelétrica de Itaipu, Foz ainda fica ao lado do Paraguai, um ótimo lugar para fazer compras.

Praia do Forte (BA)

A Praia do Forte fica a apenas 1h30 de Salvador, mas longe o suficiente para quem quer fugir da folia carnavalesca. A vila rústica e charmosa é repleta de bares e restaurantes, e a praia é linda e deliciosa, ideal para curtir os dias de sol. É lá também que fica o Projeto Tamar, que trabalha na pesquisa e proteção das tartarugas marinhas e conta com visitas guiadas e programação cultural.

Para qual desses destinos você vai viajar no Carnaval 2024? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!