Hoje em dia, cada viagem, encontro com os amigos ou familiares resulta em centenas e até milhares de fotos. Essa facilidade para registrar os momentos garante que tenhamos muito mais fotos que antigamente, o que é maravilhoso, mas também pode virar uma verdadeira bagunça.

Que tal tirar um tempo para organizar seus arquivos de fotos? Confira nosso guia completo da organização de fotos.

Passe as fotos para o computador

É mais fácil organizar os arquivos quando eles estão no computador. Primeiramente, porque é possível agregar fotos vindas de diferentes dispositivos, como o celular e a câmera. Além disso, a visualização das fotos é maior, há programas gratuitos que podem ajudar e depois também é possível fazer o backup em um HD externo ou em algum serviço de armazenamento como Google Drive, Dropbox ou OneDrive. Por isso, comece passando as fotos de seu celular, câmera, memory card e outros para um computador.

Remova arquivos duplicados

Às vezes, temos um registro repetido diversas vezes. Por exemplo, podemos tirar uma foto no celular que, mais tarde, é enviada em um grupo do WhatsApp e é salva de novo automaticamente. Isso não só aumenta a quantidade de fotos em nossos dispositivos, como aumenta nosso trabalho na hora de organizar ou procurar fotos. Além disso, podemos acabar tendo a foto em diferentes níveis de qualidade. Para resolver este problema, é possível utilizar programas que identificam fotos repetidas. Para o Windows, por exemplo, existe o Find.Same.Images.OK. Já para o Mac, nossa sugestão é o Photos Duplicate Cleaner.

Em uma sequência de fotos, escolha apenas as melhores

Como hoje é muito fácil tirar fotos, é comum ter dezenas de registros em um mesmo cenário, fazendo a mesma pose. Guardar todas essas fotos pode parecer prudência, mas apenas ocupa a memória de seu dispositivo e atrapalha a busca de imagens. Por isso, o próximo passo é reduzir o número de fotos parecidas. Você pode começar apagando as fotografias que não estão boas: tremidas, escuras, sem enquadramento, alguém com o olho fechado. Depois, selecione as melhores das sequências – não precisa sofrer na escolha para ficar com apenas uma de cada grupo de fotos, pode manter duas ou três.

Classifique as fotos

Escolha uma forma de organização. A mais comum é a ordem cronológica. No entanto, antigamente, com os velhos álbuns de família, havia mães que separavam as fotos em álbuns dedicados a cada filho, por exemplo. Você pode criar pastas relacionadas aos anos e subpastas com seus meses ou com eventos importantes, como aniversários, viagens ou datas especiais. As subpastas são essenciais pois pode haver muitas fotos em um único ano, o que dificulta as buscas. Além disso, é possível que o computador não reconheça as datas corretamente e não consiga ordenar sem a sua ajuda – por exemplo, uma foto enviada por WhatsApp pode ficar registrada com a data de recebimento, e não com a data em que foi tirada.

Mantenha o hábito de organizar as fotos com frequência

Pode parecer um trabalhão fazer tudo isso com as fotos de vários anos, e de fato é. Para não repetir todo esse processo, o melhor é simplesmente manter um hábito de organização e regularmente reunir as fotos no computador, apagar as repetidas e classificá-las. Aliás, a seleção das melhores fotos pode ser feita ainda na câmera ou celular!

Se você gosta de fotos, não deixe de conferir nossas dicas para tirar as melhores fotografias de viagem!

Ficou com vontade de viajar? Entre em contato com nossos especialistas!