O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, é considerado o maior campo de dunas do Brasil. O local é ideal para quem busca uma viagem repleta de aventura e contemplação da natureza. O parque está inserido em três municípios: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, todos com uma boa estrutura para recepcionar os visitantes.
O parque possui 155 mil hectares e abriga ecossistemas diversos, como restinga, manguezal, e um campo de dunas que ocupa dois terços da área total da unidade. Apesar de estar em uma região de Cerrado, apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes três biomas.
As dunas são o principal atrativo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, devido às lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região. Entre os meses de maio a agosto, as lagoas e rios estão com o nível de água máximo, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer a imagem símbolo dos Lençóis Maranhenses: lagoas multicoloridas cercadas por dunas de areia branca.
Entre os meses de setembro a outubro e de fevereiro a abril, a estação está mais seca e a paisagem do parque começa a mudar. As lagoas diminuem de tamanho e profundidade e aumentam a presença de algas e vegetação aquática. No entanto, isso não impede que os visitantes aproveitem as atividades aquáticas, só que de forma mais limitada.
Já no auge do verão, entre os meses de novembro a janeiro, o período é de estiagem na região e as lagoas e rios temporários estão secos ou com o nível baixo de água. As lagoas dão lugar às pastagens e várzeas e as atividades na água são possíveis apenas nas lagoas perenes, como a lagoa do Peixe e da Esperança.
A verdade é que em qualquer período do ano, os Lençóis Maranhenses são um espetáculo. Além de se refrescar em lagoas de água cristalina, outras atividades muito comuns no parque são caminhar sobre as areias brancas, observar o pôr-do-sol, interagir com comunidades tradicionais e, claro, os passeios em veículos 4×4. Todas essas são experiências únicas que valem ser vivenciadas.
Em Barreirinhas, o circuito da lagoa Azul é o atrativo mais visitado do parque. Ao longo de 12 quilômetros de trilhas na restinga e mais dois quilômetros pelo campo de dunas, o visitante poderá visitar, além da lagoa Azul, as lagoas da Preguiça, da Esmeralda e a do Peixe, a única perene e que se mantém com água ao longo de todo o ano.
Já em Santo Amaro, o principal atrativo é a lagoa da Gaivota, considerada a mais bela paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Fazem parte do circuito as lagoas da Andorinha, do Cajueiro e do Maçarico, própria para a prática de kitesurf. No caminho ao atrativo é possível observar o lago de Santo Amaro. Por estar localizada em uma área de nidificação de gaivotas, o visitante tem ainda a possibilidade de observar uma variedade de espécies de aves.
Ficou interessado em conhecer o maior campo de dunas do Brasil? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!