A Suíça é um destino fabuloso, localizado no coração dos Alpes, que se destaca por suas fascinantes paisagens de montanhas e lagos, assim como pelo melhor chocolate e fondue de queijo do mundo. O destino é perfeito para uma viagem combinada com a Áustria e a Baviera, região da Alemanha. Veja abaixo um roteiro completo de 16 dias por estes belos destinos.

Dia 1

Frankfurt

Frankfurt é um famoso centro financeiro, uma cidade moderna e histórica. Para conhecer um pouco da cidade o ideal é passear pelo centro histórico, reconstruído pós- Segunda Grande Guerra, para visitar a famosa Praça Römer, onde se encontra o belíssimo edifício medieval que abriga a prefeitura.

Dia 2

Heidelberg / Nuremberg

A viagem segue para Nuremberg, passando antes por Heidelberg, considerada uma das joias da Rota do Romântico e cidade universitária de renome internacional. O local é ideal para um breve passeio e parada para o almoço. A próxima parada é Nuremberg, cidade de origens medievais que foi palco do célebre Tribunal de Nuremberg. Esta cidade também foi completamente reconstruída no pós-guerra, a dica é passear pora sua rua mais bonita, a Weissgerbergasse.

Munique – Alemanha

Dia 3

Rothenburg / Munique

Continuação da viagem até Rothenburg, uma das mais antigas e encantadoras cidades da Rota Romântica e mundialmente conhecida por seus mercados de Natal. Para conhecer a cidade, a sugestão é fazer um passeio a pé ou de bike para ver suas muralhas intactas, fortalezas e palácios. A próxima cidade do roteiro é Munique, capital da região da Baviera.

Dia 4

Munique

Munique é conhecida pelo Oktoberfest, festival de cerveja que acontece em outubro desde os anos 1800 na cidade. Aliás, esta é uma das atrações mais procuradas da Alemanha. Esta bela cidade tem passeios imperdíveis, mas o ideal é começar pela região central, nas mediações da Marienplatz, onde estão os principais pontos turísticos, como a Nova Prefeitura, instalada em um prédio do século 19, e a Antiga Prefeitura, destruída pelo fogo em 1460, reconstruída entre os anos 1470 e 1480, e novamente destruída durante a Segunda Grande Guerra.

Dia 5

Munique

A dica para este dia é conhecer alguns dos ícones da cidade como a Praça da Ópera, Palácio Real, Avenida Maximillian e Königsplatz, com os seus magníficos edifícios de inspiração neoclássica. Além disso, tire algumas horas para uma visita ao museu da BMW, dedicada à história e evolução dos automóveis da marca.

Dia 6

Neuschwanstein / Innsbruck

Na manhã seguinte, o passeio é pelo Castelo de Neuschwanstein, uma das atrações mais populares da Alemanha. Construído a pedido do rei Luís II da Baviera, na metade do século 19, serviu de inspiração para a criação do castelo da Bela Adormecida da Disney. À tarde, a viagem segue para Innsbruck, icônica capital do Tirol Austríaco localizada no meio de altas montanhas e famosa por ter sediado as olimpíadas de inverno nos anos de 1964 e 1976.

Innsbruck – Áustria

Dia 7

Innsbruck

Um breve passeio a pé no centro histórico de Innsbruck, com destaque para o Telhadinho Dourado, a Praça Velha e a Rua Marietheresien. Outro passeio imperdível é o Mundo dos Cristais Swarovski, na cidade de Wattens. O local, inaugurado em 1995 por ocasião das comemorações do 100º aniversário da Swarovski, foi concebido para proporcionar aos visitantes uma experiência singular e memorável.

Dia 8

Vaduz / Lucerna

Partida para o Principado do Liechtenstein, um dos menores países do mundo conhecido por seus castelos medievais, paisagens alpinas e aldeias conectadas por trilhas. Sua capital Vaduz é um famoso centro cultural, repleto de obras de arte a céu aberto. Destaque para os cafés da Rua Städtle e os muitos museus da cidade. Continuação da viagem até Lucerna.

Dia 9

Lucerna

Chegada à cidade de Lucerna, localizada na confluência entre o Rio Reuss e o Lago dos Quatro Cantões. O passeio começa pelo centro histórico de Lucerna, um dos mais bem preservados e singulares da Europa, emoldurado por muralhas, torres de vigia, casas medievais coloridas, praças e pontes de madeira. Destaque para Kapellbrücke, uma ponte de madeira construída sobre o Rio Reuss no século 14, com 112 belas pinturas do século 17 em suas traves. À noite, a dica é jantar um típico foundue.

Lucerna – Suíça

Dia 10

Interlaken / Berna / Montreux

Neste dia, o passeio é pela região de Berna, capital administrativa da Suíça que tem seu centro histórico reconhecido pela Unesco. Outro destino famoso na região é Interlaken, situado entre os lagos Thun e Brienz, ponto de partida para incontáveis excursões em ferrovias, bondinhos, teleféricos, além de trilhas para trekking, passeios de barco e, claro, esqui em uma das muitas estações. Ao entardecer, a viagem segue para Montreux.

Dia 11

Lausanne / Genebra

Montreux é uma belíssima cidade nas margens do Lago Léman, rodeada por vinhedos, emoldurada pelos Alpes e famosa pelo seu Festival de Jazz. Em Lausanne, a dica é visitar o atraente centro histórico da cidade; a catedral de arquitetura gótica, considera a mais bonita da Suíça; e o Palácio de Rumine de estilo renascentista e colunas monumentais, que abriga uma biblioteca e cinco museus. Já em Genebra, um breve passeio panorâmico pelos seus principais pontos turísticos, com destaque para a Catedral de São Pedro, a Praça de Four, a Prefeitura e o Parc des Eaux-Vives.

Dia 12

Sion / Zermatt

Saída de Montreux em direção a Sion, capital do Cantão de Valais, onde os vinhedos e os castelos são marcos na paisagem da região. Destaque para as torres do Castelo Ruin e a Fortaleza Valeria. Depois, a viagem segue para Zermatt, cidade turística situada a 1.600 metros de altitude, no pé da famosa montanha Matterhorn, onde é possível ver neve 365 dias por ano. Zermatt também é conhecida pelos seus chalés de montanha e suas pistas de esqui.

Dia 13

Gornergrat / Zermatt

Neste dia, o passeio será a mais de 3 mil metros de altura. Saindo de Zermatt, o visitante embarca em um trem de cremalheira em direção à ensolarada plataforma de observação de Gornergrat. O local é acessível o ano inteiro e pela altura, proporciona uma impressionante visão de cerca de 30 magníficas montanhas com mais de 4 mil metros de altura, como a majestosa Matterhorn e a Dufourspitze. Além disso, no local há várias atrações, como lojas, observatório astronômico e restaurantes.

Dia 14

Neuchatel / Zurique

Saída de Zermatt em direção a Neuchatel, cidade localizada junto ao lago com o mesmo nome, que possui um rico patrimônio cultural e arquitetônico. Destaque para a o castelo e a Igreja Colegiada. Depois do almoço, a viagem segue para Zurique, a capital financeira da Suíça. A dica é aproveitar o restante do dia para fazer um breve passeio a pé pelo centro e subir ao mirante de Lindenhof.

Dia 15

Stein am Rhein / Quedas do Reno / Zurique

Saída de Zurique para Stein am Rhein, encantadora vila medieval no norte da Suíça famosa por seu centro histórico bem preservado, onde se destacam as belas fachadas pintadas e as casas em estilo enxaimel. Entre os pontos turísticos, vale visitar o Mosteiro de São Jorge, um dos mosteiros medievais mais bem preservados, e o Castelo Hohenklingen, construído no alto da cidade em 1225. A viagem segue Zurique, passando por Neuhausen para ver as fantásticas Cataratas do Reno, a maior cachoeira da Europa.

Zurique – Suíça

Dia 16

Zurique

A cidade, localizada às margens do Lago Zurique e do rio Limmat, é diversa e dinâmica, onde o urbano convive perfeitamente com a natureza. São muitos eventos, museus e parques, além de gastronomia diferenciada e vida noturna agitada. A dica é passear pelo seu centro antigo, com edifícios históricos e vielas pitorescas. Destaque para a Grossmünster, igreja construída em 1100 e considerada cartão postal da cidade. Outro ponto obrigatório é a Bahnhofstrasse, uma das ruas comerciais mais famosas do mundo, onde fica a clássica confeitaria suíça Sprüngli.

Outra opção para quem quer conhecer a Suíça é o Circuito Individual As Montanhas Suíças de Trem. São dez dias de viagem visitando: visitando Zurique, Interlaken, Jungfraujoch, Zweisimmen, Montreux, Zermatt, St. Moritz, Tirano, Lugano, Flüelen e Lucerna.

Ficou interessado em conhecer a Suíça em um desses dois roteiros? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!