A África do Sul é um destino que impressiona os visitantes. Cenários deslumbrantes, vida urbana agitada, cultura vibrante, natureza intocada, atividades ao ar livre, uma costa ensolarada e repleta de praias e florestas, e uma gastronomia de múltiplas influências são apenas alguns dos muitos bons motivos para uma visita à África do Sul.
A África do Sul é dividida em nove províncias, tem 11 idiomas oficiais e mais de 55 milhões de habitantes. O clima é bem agradável por conta dos dias ensolarados e noites frescas, com temperatura média de 15°C a 28°C no verão e 19°C a 23°C no inverno. Ideal para ser visitado em qualquer época do ano, a depender das atividades que pretende fazer.
Se está em busca de um safári, então o inverno é a época ideal. Do fim do inverno até o começo do verão é o melhor período para observação de baleias, que migram para acasalar e dar à luz aos seus filhotes em baías protegidas da costa do Cabo. O outono dá um descanso ao calor e cria o clima perfeito para visitar os vinhedos da região. E durante a primavera, os turistas podem ver em primeira mão algumas das mais lindas flores da África do Sul desabrochando.
Confira abaixo 3 destinos para conhecer quando estiver na África do Sul.
Cape Town
Sua vasta região tem paisagens de tirar o fôlego e atrações para todos os gostos. Cape Town possui muitos encantos naturais e históricos de interesse, desde as mais ricas reservas naturais e as melhores produções de vinho e chocolate artesanal do planeta, como uma costa deslumbrante, onde é possível observar pinguins, praticar surfe e até mergulhar na companhia de focas e tubarões.
Entre os principais passeios no destino, a Abreu indica subir ao topo da Table Mountain para observar a bela paisagem, seja de teleférico ou caminhando pelas trilhas. Aproveite o passeio para conhecer os Jardins de Kirstenbosch, aos pés da Table Mountain, um lugar privilegiado com a flora e a fauna local, perfeito para um piquenique.
O Cabo da Boa Esperança é uma parada imperdível para quem visita Cape Town, assim como o V&A Waterfront, um porto revitalizado com diversos restaurantes e locais para compras, opções de entretenimento e até um aquário. Outro local excelente para compartilhar experiências e degustar pratos deliciosos é o mercado Old Biscuit Mill.
Para quem prefere relaxar, a dica é passar o dia em Camps Bay, uma das praias mais bonitas do mundo. Outra excelente opção são as regiões vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek, com centenas de vinícolas charmosas e vinhos de excelente qualidade para os amantes da bebida. E para quem quer fazer um passeio cultural, a Abreu recomenda ir de barco até Robben Island, local onde Nelson Mandela ficou preso por 18 anos.
Joanesburgo
Moderna e cosmopolita, Joanesburgo reflete as transformações pelas quais o destino passou desde que reestabeleceu a democracia e a conexão com o resto do mundo em 1994 – depois do Apartheid. É um destino dinâmico e diversificado, perfeito para quem deseja explorar uma cidade cheia de vida e opções de entretenimento e lazer para todos os estilos.
Com uma vida noturna vibrante, oferece uma variedade de opções, desde bares e clubes noturnos até espetáculos ao vivo. Para os amantes da cultura, há museus e galerias de arte renomados que proporcionam uma imersão na rica história da África do Sul. E para quem prefere aventuras mais próximas da natureza, os safáris urbanos e as trilhas garantem a diversão.
Os bairros de Maboneng, 44 Stanley e Braamfontein, antigos distritos industriais, foram revitalizados e se tornaram pontos de encontro perfeitos para fãs de roteiros gourmet. Em todos eles os visitantes encontram restaurantes, cafés, galerias de arte e lojas de grifes locais.
Mas a visita a Joanesburgo não está completa sem uma passada pelo Museu do Apartheid, dedicado à cronologia do regime de segregação racial do país, e pelo Soweto, um dos principais focos da resistência contra o Apartheid e que teve papel central nas manifestações populares do movimento negro contra o governo. Por lá, aproveite para visitar a casa em que Mandela viveu e hoje é um museu cheio de objetos e fotos da família.
Kruger Park
É o lar de milhares de animais selvagens e onde os visitantes podem avistar os famosos Big Five (leão, leopardo, rinoceronte, búfalo e elefante), além de centenas de espécies de aves, natureza intocada e paisagens deslumbrantes. A região do Kruger National Park, que abrange mais de 1,9 milhão de hectares com 2,5 mil quilômetros de estradas, tem clima ensolarado o ano todo e oferece diversos tipos de atividades, como safáris e safáris a pé, além de trilhas pelas áreas mais selvagens.
Dentre as opções de passeios, a Abreu recomenda fazer um tour guiado ao final do dia, para avistar o espetacular pôr-do-sol africano, e fazer um safári guiado noturno para ver de perto como os animais se comportam durante sua caça.
Se você vai à África do Sul com objetivo de fazer um safári, a dica da Abreu é ir durante o inverno, quando a probabilidade de encontrar os animais é maior. Como a vegetação fica mais baixa e seca, os animais são vistos com mais facilidade nos entornos das poças de água e lagos, que estão mais escassos nessa época.
África do Sul: 7 motivos para explorar o destino
Ficou interessado em conhecer os encantos da África do Sul? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!