Viajar é uma das melhores coisas da vida. E viajar e comer, então? Deve ser preferência de nove em cada dez viajantes. Poder conhecer a cultura dos países por meio de sua culinária é simplesmente incrível! Por isso, separamos uma lista de dez destinos e seus pratos típicos que você precisa provar.

1. Porto (Portugal) – Francesinha

Um ícone da gastronomia do Porto, em Portugal, é a francesinha. Esta espécie de sanduíche é preparada com duas fatias grossas de pão de forma, recheado com carne bovina, linguiça, salsicha fresca, fiambre (ou presunto) e queijo. A francesinha é levada ao forno com queijo por cima para derreter e depois é adicionado um molho picante para servir. Este prato, normalmente, é acompanhado de ovo estrelado e batata frita. Hum, uma delícia!

Apesar do nome francês, o prato foi criado por um português que viveu na França e se apaixonou pelo misto quente (croque-monsieur), que serviu de inspiração para a francesinha. A receita foi feita pela primeira vez no restaurante Regaleira, em 1953, onde ele trabalhou. O restaurante ainda existe e, por isso, a dica é experimentar a francesinha original por lá.

2. Roma (Itália) – Carbonara

O carbonara é um prato apreciado em toda Itália. Sua origem é da região do Lazio, mais especificamente, Roma. A receita do carbonara leva gema de ovo, queijo pecorino (ou parmesão), pancetta curada (ou bacon) e pimenta do reino. O desafio é juntar todos esses ingredientes para que eles formem um delicioso molho cremoso. Qualquer passo errado, o molho “desanda” e não chega à cremosidade ideal.

Apesar deste ser um dos pratos típicos preferidos dos italianos, ele ganhou fama mundial depois da Segundo Guerra Mundial, quando muitos soldados americanos se alimentavam da combinação de ovos e bacon juntos à massa. Para quem planeja uma viagem a Roma, a dica é se deliciar com este prato em um dos pequenos restaurantes familiares da cidade. Certamente, será o melhor carbonara da sua vida!

3. Valência (Espanha) – Paella

A paella é um prato espanhol à base de arroz, típico da gastronomia de Valência. Este prato é extremamente popular em toda a Espanha e possui muitas variações, tanto no seu preparo quanto nos seus ingredientes, de acordo com a região. A receita original foi criada por camponeses e era bem simples, com apenas arroz, óleo de oliva e sal.

Com o passar dos anos e sua internacionalização, outros ingredientes foram adicionados ao prato. No entanto, a receita tradicional da paella valenciana foi criada para se diferenciar das demais receitas pelo mundo, que incluem variações com frutos do mar, carnes, tinta de lula e até vegetariana. A paella do Restaurante Navarro é considerada a melhor pelas avaliações do Tripadvisor.

4. Salvador (Bahia) – Acarajé

O acarajé é uma das comidas típicas mais famosas de Salvador. O prato é um ícone em todo o estado da Bahia, e um símbolo da culinária baiana. De origem africana, o acarajé é um bolinho feito com massa de feijão-fradinho temperado e frito no azeite de dendê. Em Salvador, o prato é recheado e servido com pimenta, camarão seco, caruru e vatapá, normalmente acompanhado com vinagrete.

Este prato é um dos principais produtos vendidos no tabuleiro da baiana. Por isso, se você quer experimentar um verdadeiro acarajé, a dica é comprar esta iguaria com as Baianas de Acarajé. As baianas são uma tradição das ruas de Salvador. São elas que apresentam os costumes e sabores da culinária baiana aos visitantes.

5. Yokohama (Japão) – Ramen

Você sabia que o Ramen é o alimento mais consumido pelos japoneses, e não os sushis? Esta suculenta sopa de macarrão, com pedaços de carne e legumes, é consumida bem quente e é popular em todo o Japão. No entanto, sua origem vem dos primeiros chineses que se instalaram no país, na cidade do porto Yokohama, em 1872, e foram fundamentais para a popularização do lamen (macarrão instantâneo).

No Japão, os Ramenya, restaurantes especializados em Ramen, são baratos e populares. Além disso, há a versões prontas vendidas em foodtrucks (kombis), os famosos Chiken Ramen. Se você estiver no Japão, não deixe de visitar o Museu do Lamen em Minato Mirai, Yokohama, Kanagawa.

6. Londres (Inglaterra) – Fish and Chips

Este prato é vendido em cada esquina de Londres, mas sua origem é controversa já que não se sabe ao certo em qual parte do país o preparo foi criado. O fish and chips é famoso em todo o Reino Unido e consiste em um prato de peixe frito envolto em polme (casquinha feita de pão ou farinha com cerveja) servido com batatas fritas rústicas.

Os melhores lugares para apreciar este símbolo nacional são os famosos pubs da cidade. O The Fish Club aparece em praticamente todas as listas dos melhores fish and chips de Londres. Outra opção são os típicos mercados londrinos, como o Borough Market, por exemplo.

7. Nova Deli (Índia) – Samosa

Na Índia, a vaca é um animal sagrado e jamais pode ser servido como um alimento. Este fato, junto à influência do hinduísmo, faz com que a maior parte da população indiana seja vegetariana. Mas, a falta de carne não faz da culinária indiana sem graça, ao contrário, seus temperos e especiarias são famosas no mundo todo.

A samosa é um dos pratos típicos indianos mais famosos, em especial, por ser versátil e fácil de consumir. Este petisco é feito com massa frita e recheado com vegetais. A massa se assemelha muito ao nosso pastel frito. Na capital, Nova Deli, é possível encontrar esta iguaria em qualquer restaurante. Ela é servida de entrada ou pode acompanhar as refeições.

8. Provence (França) – Ratatouille

Este prato colorido é feito de vários legumes cortados em rodelas, refogados e colocados no forno. Este prato possui muitas variações, mas na receita não pode faltar tomate e berinjela. Sua origem é da região de Provença, mas é consumido em todo país. Ele é servido normalmente como acompanhamento, mas também pode ser prato principal.

Você deve se lembrar deste prato, que ficou famoso devido um desenho da Disney, chamado Ratatouille, no qual um ratinho queria ser chef. Aliás, uma excelente dica é experimentar o prato no restaurante Bistrot Chez Rémy, inspirado no filme, e que fica dentro da Disneyland Paris. Perfeito, não é mesmo?

9. Yucatán (México) – Cochinita Pibil

O Cochinita Pibil é um dos pratos típicos mais comum do México, principalmente no estado de Yucatán. É uma mistura de elementos dos povos maias com ingredientes dos colonizadores e leva carne de porco marinada e condimentos. Seu preparo é feito dentro de folhas de bananeiras que são levadas a um forno subterrâneo coberto de terra e assado lentamente durante a noite.

Este prato suculento e cheio de sabores pode ser encontrado em diversos restaurantes. A região é muito turística, por isso, além de experimentar as iguarias mexicanas do destino, aproveite para visitar as ruínas de Chichén Itzá, o ponto turístico mais famoso de Yucatán.

10. Sydney (Austrália) – Damper

O damper é o pão mais tradicional e popular da culinária australiana. Também conhecido como Aussie Bread, é rico em vitaminas e fibras. A receita possui algumas variações, mas leva, além da farinha, chocolate em pó, açúcar mascavo e mel. Por isso, sua coloração é escura e seu sabor adocicado. Geralmente, é servido com manteiga.

Acredita-se que o pão australiano foi criado por uma rede de restaurantes local para ser servido como acompanhamento de sopas. Originalmente, ele era feito em fogueiras, mas hoje é mais comum ser feito no forno. Como dito, o pão é tradicional na mesa australiana, por isso, facilmente encontrado em qualquer cidade, como Sydney, uma das mais famosas do país.

Ficou com vontade de viajar e experimentar um desses pratos típicos destes destinos? Fale com a Abreu!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.