Portugal e Espanha são dois paí­ses da Pení­nsula Ibérica que se complementam de muitas formas. Por isso, fazer uma viagem combinada por eles é uma oportunidade única de conhecer esta região perfeita para quem busca experiências inesquecí­veis.

Afinal, unir em uma única viagem dois paí­ses queridinhos dos brasileiros é ideal. As capitais Lisboa e Madri, por exemplo, ficam a apenas 620 km uma da outra. Além disso, há diversas opções de transporte: avião, trem, ônibus e até de carro é possí­vel percorrer algumas distí¢ncias.

Que tal um roteiro que inclui Lisboa, Porto, Madri e Barcelona, principais destinos de cada um dos paí­ses? Perfeito, não é mesmo? No roteiro desta viagem combinada, você poderá descobrir as principais atrações de cada uma dessas cidades e ainda escolher por qual destino começar a aventura.

Lisboa

Na Praça do Comércio, você pode ver um dos principais monumentos de Lisboa, o Arco da Augusta. Além disso, no mesmo local há vários prédios históricos, que já serviram de moradia para a realeza e hoje são edifí­cios do governo, com bares e restaurantes ao redor da praça.

Não deixe de conhecer a antiga fortaleza do século 11 do Castelo de São Jorge e as ruí­nas do Convento do Carmo. Vale a pena também apreciar a beleza arquitetônica do Panteão Nacional e a joia da arquitetura manuelina que é o Mosteiro dos Jerónimos. Aproveite esta última parada para ver a Torre de Belém e degustar o melhor pastel de Belém da sua vida.

Por fim, recomendamos ainda visitar os arredores de Lisboa, como Cascais e Sintra. Cascais fica a apenas 30 minutos de trem da capital portuguesa e tem praias bonitas e um centro histórico para passear. Já Sintra fica a 40 minutos também de trem de Lisboa. Por lá, você pode visitar o famoso Palácio da Pena.

Porto

Porto é uma das cidades mais antigas de Portugal e considerada um Patrimônio Mundial. De fato, é cheia de charme e de lugares lindos para ver e conhecer. Entre as opções estão curtir um passeio í s margens do Rio Douro para ver o pôr do sol, passear entre as ruas coloridas e pelas casas azulejadas, visitar um museu e degustar o famoso vinho do Porto produzido na região, por exemplo.

Entre os pontos turí­sticos da cidade, a Abreu recomenda visitar a Torre dos Clérigos. Afinal, de lá se tem uma das melhores vistas de toda a cidade! Há também a Catedral da Sé, o Palácio da Bolsa, a Estação São Bento e a Capela das Almas. São todos edifí­cios belí­ssimos, mas o último vai te impressionar com sua fachada composta por mais de 16 mil azulejos azuis.

Para quem gosta de vinho, a Abreu indica uma viagem pelos vinhos portugueses. Saiba mais clicando aqui.

Madri

Depois, temos Madri que, além de capital, é o coração de toda a Espanha. Uma cidade vibrante e cultural, com atrações e atividades que agradam todo tipo de turista. Recomendamos um passeio pelos séculos de história da Gran Ví­a. É uma das avenidas mais famosa e emblemáticas da cidade, localizada na zona turí­stica de Sol. Então, ali pertinho, a Praça do Sol conta com as ruas mais históricas da cidade, além de muitas lojas e restaurantes.

Outros lugares que merecem uma visita na cidade são a Praça Mayor, a Fonte de Cibeles, a Porta de Alcalá, o Palácio Real, o Templo de Debod e o Estádio Bernabéu, por exemplo. Para quem gosta de museus, não deixe de conhecer o Museu do Prado, considerado a melhor pinacoteca do mundo com obras de importantes artistas como Velázquez e Goya, e o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofí­a, onde está exposta uma das obras mais famosas de Picasso, a Guernica.

A vida noturna de Madri tem uma agenda cheia com muitos shows e espetáculos. Mas o destaque vai para os tablados flamencos, onde se pode apreciar os recitais de canto e dança e ainda degustar das melhores tapas espanholas.

Barcelona

Por fim, a bela capital da Catalunha é um destino turí­stico incrí­vel e completo. A arquitetura é uma das marcas da cidade, em especial pelas obras do famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí­. Ele é responsável por diversas atrações na cidade como, por exemplo, a Sagrada Famí­lia, Casa Battló, La Pedrera e Parque Gí¼ell. Aliás, essas são vistas obrigatórias para quem está em Barcelona.

Para quem quer visitar a Sagrada Famí­lia, nossa dica é comprar o ingresso com antecedência. Assim, você pode escolher o dia e horário para visitação. Além disso, a construção é a atração turí­stica mais famosa da cidade e costuma ficar lotada.

Também vale curtir um passeio em La Rambla. Esta é uma rua central que atrai milhares de moradores e turistas pela diversidade de restaurantes e lojas, além do Mercado La Boqueria. Além disso, outra dica imperdí­vel é passar uma tarde na praia mais famosa da cidade, La Barceloneta, cheia de bares e com uma excelente infraestrutura com chuveiros e banheiros.

Experiências gastronômicas

Comer bem faz toda a diferença em uma viagem. E em uma viagem combinada entre Portugal e Espanha, a experiência gastronômica é elevada í  potência máxima, já que são dois paí­ses de culinárias marcantes e complementares. Ambos os destinos têm influências atlí¢nticas e mediterrí¢nicas em seus pratos, mas de maneiras diferentes.

Portugal é uma nação intimamente ligada ao mar, que vai muito além do famoso bacalhau. O paí­s combina essa conexão com um tripé essencial para a culinária local: pão, azeite e vinho. Além disso, por lá, refeições harmonizadas com os excelentes vinhos locais são obrigatórias, assim como uma visita a uma das premiadas viní­colas do paí­s, onde se pode fazer uma prova de vinhos.

Já a Espanha aposta muito na batata e nos vegetais frescos, além do azeite para temperar pratos frios ou para usar no preparo. As estrelas são a paella, a tortilha de batata, o presunto cru, as tapas e os chorizos e linguiças defumadas, sem esquecer os churros como sobremesa.

 

Quer fazer uma viagem combinada incrí­vel para Espanha e Portugal? Fale com a Abreu!