A Itália é um dos destinos mais desejados pelos turistas do mundo inteiro, inclusive brasileiros. Não í  toa, o paí­s atrai milhares de visitantes a cada ano. São séculos de história e tradições, que se misturam toques de modernidade e uma cultura gastronômica conhecida no mundo todo.

Que tal fazer um roteiro monumental pela Itália, passando por seus principais destinos turí­sticos? Veja abaixo um roteiro por Veneza, Florença, Pisa, Siena, Assis, Roma, Nápoles, Capri, Costa Amalfitana e Pompeia.

1º dia ““ Chegada a Veneza

Itália
Veneza

No primeiro dia, o ideal é tirar um tempo para descansar da viagem. Aproveite para organizar suas coisas, dar uma olhada no roteiro dos próximos dias e dar uma volta no entorno do hotel para conhecer a região e comer alguma coisa num dos muitos restaurantes da cidade.

2º dia ““ Veneza e Florença

Veneza é uma cidade encantadora, repleta de passeios turí­sticos incrí­veis para você fazer. A Abreu indica fazer um passeio de barco privativo, passando pelo Grande Canal e pela Ponte de Rialto para chegar í  Praça de São Marcos, onde estão a Basí­lica de São Marcos, o Campanário, o Palácio Ducal e a Ponte dos Suspiros, um dos sí­mbolos da cidade e um dos lugares mais frequentados pelos turistas. Aproveite a oportunidade para descobrir os encantos da cidade, fazendo um passeio em gôndola pelos tí­picos canais. À tarde, a viagem segue para Florença.

3º dia ““ Florença e Pisa

Itália
Florença

No terceiro dia, logo pela manhã, o passeio começa em Pisa, cidade de Galileu Galilei, conhecida pelo seu Campo dei Miracoli, onde está o maior conjunto de arquitetura romí¢nica da Europa, composto pela Catedral, Batistério, Campo Santo e a célebre torre inclinada. Aproveite um tempo livre para conhecer outras atrações e para provar um prato tí­pico de Pisa, a cecina, uma pequena torta, mais parecida com uma pizza, feita com farinha de grão de bico.

À tarde, já de volta a Florença, aproveite para fazer uma visita guiada a pé pela cidade, passando por edifí­cios históricos, como a Igreja de Santa Cruz (Panteão das Glórias Italianas), a Catedral de Santa Maria das Flores, as famosas Portas do Paraí­so do Batistério e a Praça della Signoria com as suas estátuas e a fonte de Netuno. Não deixe de visitar ainda a Ponte Vecchio sobre o Rio Arno e, por fim, o tí­pico Mercado da Palha, construí­do em 1547 e famoso por vender objetos de palha e artesanatos.

4º dia ““ Florença, Siena, Assis e Roma

Itália
Roma

Na manhã do quarto dia, o passeio é em Siena. Esta bela cidade medieval possui ruas e ruelas que levam os visitantes í  Piazza del Campo, sí­mbolo da cidade e onde estão o Palácio Público, que abriga o Museu Cí­vico, e a Torre de Mangia, que do alto dos seus 87 metros permite uma excelente vista da cidade.

Depois de uma breve visita a Siena, a viagem continua até Assis, cidade natal de S. Francisco. Aproveite para fazer uma visita í  Basí­lica, repleta de belos afrescos de Giotto, Cimabue, entre outros, e, em cuja cripta, se encontra o túmulo deste santo, fundador da Ordem Franciscana.

O dia encerra em Roma, onde o visitante ficará pelos próximos dois dias. Após acomodação no hotel, não deixe de fazer um breve passeio noturno para conhecer as conhecer as famosas praças e fontes da cidade. Destaque para a Piazza Navona, uma das praças mais bonitas e populares, onde está a Fonte dos Quatros Rios, construí­da por Bernini em 1651; e a Fontana di Trevi, maior e mais bonita fonte de Roma, construí­da no século 19 e famosa no mundo todo.

5º dia ““ Roma

Dia inteiro para descobrir as belezas e encantos da Cidade Eterna. A dica da Abreu é fazer um passeio panorí¢mico e guiado, passando pela Basí­lica de Santa Maria Maior, Igreja de São João de Latrão, Arco de Constantino e o Coliseu, Termas de Caracalla, Circo Máximo e Domus Flavia Augustana, Capitólio, Praça de Veneza, Ilha Tiberina, Trastevere e o Castelo do Sant”™Angelo.

6º dia ““ Roma

Visitar Roma e não ir ao Vaticano é um pecado, por isso reserve um dia para um passeio ao menor paí­s da Europa. O Vaticano é uma cidade-estado e dentro de suas muralhas vivem cerca de mil pessoas. No local, destaque para três atrações imperdí­veis: Praça de São Pedro, Basí­lica de São Pedro e os Museus Vaticanos, onde está a Capela Sistina.

A Praça de São Pedro é uma das mais famosas do mundo. Construí­da no século 17, é circundada por 284 colunas e 88 pilastras, e, no centro, um obelisco e duas fontes. Ao fundo da praça está a Basí­lica de São Pedro, com sua impressionante cúpula de 136 metros de altura. Já nos Museus Vaticanos, o visitante poderá apreciar a Capela Sistina, considerada a obra-prima de Michelangelo.

7º dia ““ Roma, Capri e Nápoles

Capri

No sétimo dia, a viagem segue em direção ao sul da Itália. Após chegada em Nápoles, o passeio segue até o porto da cidade, de onde partem as travessias de barco para a glamorosa Ilha de Capri. Esta é uma ótima oportunidade de fazer um lindo passeio de barco pela ilha, avistando a Gruta Branca e os Farilhões e depois por Anacapri, com sua maravilhosa vista sobre todo o Golfo de Nápoles. Ao final do dia, regresso para Nápoles para acomodação em hotel e descanso.

8º dia ““ Nápoles, Costa Amalfitana e Pompeia

Nesse dia, o passeio é pela belí­ssima Costa Amalfitana, conhecida pelos cenários deslumbrantes com mar azul e vilarejos encrustados nas montanhas. Pela manhã, os viajantes poderão visitar Amalfi e Positano, as cidades mais conhecidas da região e frequentadas por ricos e famosos. Aproveite o tempo livre para apreciar as paisagens e para degustar alguns dos pratos tí­picos locais. A viagem continua até Salerno de barco e depois de ônibus até Pompeia, para uma visita í s ruí­nas desta cidade destruí­da pela erupção do vulcão Vesúvio. No final do dia, retorno para Nápoles e tempo livre para um breve passeio.

9º dia ““ Nápoles e Roma

No penúltimo dia, a viagem retorna a Roma. O trajeto pode ser feito de trem, ideal para apreciar as belas paisagens da região. A dica da Abreu é aproveitar o restante do dia para dar um último passeio pela cidade e ver algum atrativo que faltou ou revisitar um que mais gostou. Outra dica dos especialistas é deixar um tempo livre para descansar e arrumar com calma as coisas para a viagem de volta ao Brasil.

10º dia ““ Fim da viagem

Nesse dia, acorde cedo, tome um belo café da manhã e fique atento ao horário de saí­da do hotel. É altamente recomendável que você contrate um traslado do hotel até o aeroporto. Esta é uma ótima maneira de facilitar o trajeto com malas, além do conforto e da comodidade.

Ficou interessado em viajar para a Itália? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!Â