Quando se fala em viajar para a Argentina, a maioria pensa na capital Buenos Aires, em ver neve em Bariloche, nos vinhos de Mendoza e nas paisagens da Patagônia. Mas o paí­s revela mais surpresas do que você imagina!

Conheça o Norte da Argentina, uma região ainda pouco explorada pelos viajantes, que surpreende a cada curva: montanhas coloridas, cactos gigantes, estradas cênicas e o segundo maior deserto de sal do mundo!

A região é formada pelas proví­ncias de Salta, Jujuy, Tucumán, Catamarca, Santiago del Estero e La Rioja. Conheça a seguir seus principais destinos e atrações!

Salta

Salta, conhecida como “La Linda”, conta com um centro histórico bastante preservado repleto de igrejas e museus. Não deixe de circular pela Plaza 9 de Julio, de conhecer o Cabildo e subir até o Cerro San Bernardo com vistas incrí­veis. Destaque ainda para o Museu de Arqueologia de Alta Montanha (MAAM), onde estão guardadas 3 múmias incas encontradas no vulcão Llullaillaco.

Quebrada de las Flechas

Uma formação rochosa única formada pela ação do vento e da água ao longo dos séculos, que se estende por cerca de 30km entre as cidades de Cachi e Payogasta. Sua paisagem é marcada por penhascos í­ngremes e afiados que se assemelham a flechas apontando para o céu, por isso o vale recebe este nome. Não deixe de subir ao mirante El Ventisquero, com vista panorí¢mica do local.

Salinas Grandes

Um incrí­vel deserto de sal no Norte da Argentina, o segundo maior do mundo, que ocupa uma área de mais de 6 mil km² entre Salta e Jujuy, a uma altitude de 3.450 metros acima do ní­vel do mar. Aqui, você encontra pequenos lagos de cor azul, chamados de Ojos del Mar. Salinas Grandes só perde para o Salar de Uyuni na Bolí­via, mas é igualmente branco e encantador!

Norte da Argentina
Salinas Grandes

Cafayate

Cafayate tem a rota de vinho mais alta do mundo, a 3 mil metros de altitude, e é bastante conhecida pelo cultivo das uvas Torrontés. Aproveite para visitar uma das várias viní­colas da região e provar vinhos especiais e também conhecer o Museu de la Vid y el Vino. Aproveite o caminho pela Quebrada de las Conchas com destaque para a Garganta do Diabo, um desfiladeiro incrí­vel.

Quebrada de Humahuaca

Considerado Patrimônio da Humanidade, este vale tem mais de 150km de extensão, por onde passa o Rio Grande. Suas principais atrações são a Montanha das Sete Cores (Cerro de los Siete Colores) em Purmamarca, a cadeia de montanhas Hornocal (Serraní­a de Hornocal) em Humahuaca, e Pucará de Tilcara, uma fortaleza construí­da pelos incas a 2,5 mil metros de altitude.

Norte da Argentina
Quebrada de Humahuaca

Experiências a não perder de vista

Que tal dormir sobre as estrelas no segundo maior deserto de sal do mundo? Sim, com Pristine Camps, um acampamento de altí­ssimo luxo, é possí­vel. Desfrute de um serviço exclusivo em 4 domos totalmente equipados com capacidade para até 10 pessoas e ainda traslados, pensão completa e atividades com guias.

Norte da Argentina
© Pristine Salinas Grandes Luxury Camp

Ou se preferir, faça uma viagem no Trem para as Nuvens (Tren a las Nubes) o terceiro mais alto do mundo, em uma ferrovia que chega a 4,2 mil metros de altitude. O nome faz todo sentido, você estará mais perto do céu! O ponto mais alto e aguardado do passeio é o viaduto La Polvorilla, onde o trem faz uma parada para que as pessoas possam desembarcar e tirar muitas fotos da paisagem.

Norte da Argentina
Viaduto La Polvorilla

Ficou interessado em conhecer a região Norte da Argentina? CLIQUE AQUI E FALE COM A ABREU, ESPECIALISTA EM VIAGENS PARA A ARGENTINA!Â