Machu Picchu está para o Peru, assim como o Rio de Janeiro está para o Brasil e Paris está para a França. Também conhecida como a “Cidade Perdida dos Incas”, esta é a principal atração do país e não pode ficar de fora da lista de nenhum viajante. O destino emana uma energia única e há muita história para conhecer por lá! Mas antes de embarcar nesta viagem incrível, confira aqui tudo o que você precisa
saber sobre Machu Picchu!

Antes de mais nada, o que é Machu Picchu?

É pouco provável que você nunca tenha ouvido falar de Macchu Picchu, mas a gente explica: Machu Picchu é uma cidadela inca que se encontra no alto de uma montanha da Cordilheira dos Andes, a 2,4 mil metros de altitude. Construída por volta do século XV, a cidade inca só foi oficialmente revelada em 1911, pelo explorador norte-americano Hiram Bingham.

Seus templos, casas, escadarias e canais de água foram todos construídos com pedras que se encaixam umas nas outras, sem o uso de nenhum tipo de cimento. O motivo de sua construção não é certo, mas acredita-se que possa ter sido um santuário religioso, uma fortaleza ou um importante centro político.

Como chegar

Partindo do Brasil, você precisa voar até Lima, a capital peruana, e depois seguir em outro voo para Cusco. A cidade está em uma altitude ainda maior que Machu Picchu, a 3,4 mil metros, e é aqui que os viajantes costumam sentir os efeitos do Soroche, o famoso mal de altitude.

Em geral, as pessoas sentem enjoos, tonturas e dores de cabeça leves. Mesmo assim, é importante tirar pelo menos 1 dia em Cusco para se aclimatar – e aproveitar para conhecer a cidade – e também para tomar o tradicional chá de coca, normalmente servido pelos hotéis no momento do check-in.

Depois de Cusco, você precisa continuar até Aguas Calientes, o povoado aos pés de Machu Picchu. O transporte pode ser feito em trem e, entre as opções, recomendamos o Belmond Hiram Bingham (primeira classe), o Vistadome (classe turística e com vista panorâmica) e o Expedition (classe econômica).

De Aguas Calientes partem os ônibus que levam até a entrada de Machu Picchu, no alto da montanha. Estes são os únicos veículos permitidos na estrada cheia de curvas até a zona arqueológica, num trajeto que leva cerca de 30 minutos.

Trem Belmond Hiram Bingham – ©Belmond

Ingressos e tipos de circuito

Machu Picchu está aberto todos os dias, com entradas a cada 1 hora entre 6h e 14h, e a melhor época para visitar é entre abril e outubro, quando há menos chuvas. O tempo médio para visita é de até 4 horas e você precisa estar acompanhado de um guia, do contrário, você não saberá todos os detalhes e curiosidades do local.

Compre seu ingresso com antecedência, pois costumam esgotar rápido, e leve em consideração o tempo de viagem de trem e ônibus, antes de escolher seu horário de visita. Para te ajudar no planejamento, conte com a ajuda de sua agência de viagem.

Atualmente, as visitas são divididas em 4 tipos de circuitos e cada um contempla uma rota dentro do sítio arqueológico. O circuito 1 é o mais tradicional e contempla as principais atrações de Machu Picchu, que são: a Praça Principal, o Templo das 3 Janelas, o Templo do Sol, o Templo do Condor, os Espelhos de Água, as colcas, a área agrícola e as fontes de água, além da foto clássica a partir da Casa do Guardião.

Suas ruínas milenares preservam a história do povo inca e impressionam tanto quanto a paisagem ao redor. Não é à toa que Machu Picchu é considerado Patrimônio da Humanidade e umas das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Templo de Condor – ©PROMPERÚ

Últimas dicas

– Crianças, adultos e idosos são bem-vindos, mas lembre-se que a única maneira de conhecer o parque é caminhando e há constantes descidas e subidas.

– É necessário estar com ingresso e documento de identificação para entrar. Se estiver com seu passaporte, você pode carimbar sua visita para recordação e coleção.

– Use roupas e calçados confortáveis e não esqueça do protetor solar e repelente.

– Macchu Picchu é um lugar sagrado para os peruanos e, por isso, merece respeito.

– Não é permitido entrar com alimentos e bebidas alcoólicas.

Para além de Machu Picchu

O Peru oferece um mundo de possibilidades, além de Machu Picchu. Em sua próxima viagem, aproveite para conhecer Vinicunca, conhecida como a Montanha das 7 Cores, as enigmáticas e grandiosas Linhas de Nasca e as fontes de águas termais de Arequipa.

Tem ainda o Lago Titicaca e as ilhas flutuantes de Uros, a Lagoa Humantay formada pelo desgelo das montanhas, e o Vale do Colca, o segundo cânion mais profundo do mundo.

Aproveite para respirar história pelas ruas de Cusco, a primeira capital do Império Inca, visitar o oásis natural de Huacachina rodeado por dunas de areias, e o deserto de Paracas, um dos mais secos do mundo.

Huacachina – ©PROMPERÚ

A Abreu é especialista em viagens para o Peru e possui pacotes incríveis que incluem visitas à Machu Picchu.  CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA ABREU!