Você já deve ter ouvido falar do Jalapão, um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil. Localizado a 300 km a oeste de Palmas, no Tocantins, perto das divisas com Piauí, Maranhão e Bahia, este parque estadual guarda belezas capazes de deixar qualquer viajante de boca aberta.

Confira alguns motivos para conhecê-lo:

1. Tamanho e diversidade
O Jalapão é grande: com 34 mil metros quadrados, é maior que o estado de Alagoas. Isso garante muita coisa para ver e uma diversidade impressionante. Dunas? Sim. Lagoas azuis? Claro. Cachoeiras? Pode crer. Muito verde? É óbvio. Você pode fazer de tudo: nadar, fazer trilhas, pegar sol, tentar um esporte radical. Só não vale ficar entediado!

2. Aventura
O Jalapão é para aventureiros. Estradas de terra e veículos 4×4 são o mínimo que os visitantes encaram por lá, mas para aproveitar de verdade o ideal é ser amante da natureza e se jogar. Você também terá a oportunidade de curtir experiências como rafting, trekking e até explorar cavernas.

3. Sol
Obviamente, em uma viagem de ecoturismo, o sol tem um papel primordial. Quando ele aparece, é sinal de que os passeios do dia serão incríveis. Afinal, nada como um dia limpo nos rios de água transparente da região. Para aproveitar a presença do rei dos astros, que tal se programar para assistir a um pôr do sol nas Dunas do Jalapão? É um momento para guardar na memória!

4. Fervedouros
No Jalapão, há trechos de nascente cercados por árvores onde é impossível afundar. Isso pode te fazer lembrar do Mar Morto ou as lagoas de sal do Atacama, mas o princípio aqui é outro. Como a água não tem espaço para vazão, ela forma algo semelhante a uma piscina natural, e a pressão da água que jorra do lençol freático mantém as pessoas flutuando.

5. Descanso
Claro que nem só de aventura vive o Jalapão, e os fervedouros são um bom exemplo disso. A região tem outras atrações para relaxar, como praias fluviais e cachoeiras.

6. Céu noturno
Se você mora em uma cidade grande, não deve ver muitas estrelas. Longe da iluminação artificial das áreas urbanas, o Jalapão tem um céu deslumbrante, em que se pode observar muitas estrelas e a lua. Em noites claras, dá até para reconhecer algumas constelações – se você as conhecer, é claro.

7. Cultura local
O Jalapão não é um grande vazio esperando os turistas. Pelo contrário, tem muita cultura a oferecer, como em Mumbuca, um povoado quilombola que vive, principalmente, do artesanato de capim dourado, que resulta em belíssimas bolsas, chapéus, itens decorativos e até acessórios como colares e brincos.
Ficou com vontade de viajar? Entre em contato com nossos especialistas!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.