A Jamaica é um destino de cenários exuberantes, perfeito para quem ama natureza e aventura. Praias, florestas, rios, cachoeiras e cavernas são alguns dos atrativos deste país insular, que ainda tem um clima agradável o ano todo e um povo muito hospitaleiro. Não é à toa que foi lá que nasceu a filosofia “don’t worry, be happy”.

Confira 10 motivos para visitar a Jamaica nas suas próximas férias.

1. Clima agradável o ano todo

A Jamaica é um destino excelente para visitar o ano todo, já que o seu clima é tropical e quente. Sempre faz calor. Ao longo do ano, a temperatura varia entre 20ºC e 35ºC. No entanto, os especialistas da Abreu indicam que a época mais agradável para uma visita é entre dezembro e abril, quando os termômetros ficam na faixa dos 25ºC.

2. Belas praias

A paisagem na ilha é algo que impressiona os seus visitantes. Colinas verdes e água azul-turquesa fazem deste destino um verdadeiro paraíso. A Jamaica é banhada pelo mar do Caribe e isso faz com que seu litoral e suas praias formem cenários deslumbrantes.

Cada praia tem sua particularidade, mas todas são extremamente belas e perfeitas para passar dias relaxantes durante as férias. Entre as mais famosas estão: Doctor’s Cave Beach, Montego Bay, Negril, Frenchman’s Cove, Port Antonio e Treasure Beach.

Além disso, a Abreu indica outra praia encantadora e muito conhecida: a Blue Lagoon, que foi cenário do filme Lagoa Azul, com a atriz Brooke Shields. Um clássico da sessão da tarde dos anos 1990.

3. Natureza exuberante

Os visitantes ficam fascinados pela variedade e abundância da fauna e flora local. Para conhecer um pouco dessa riqueza natural, a dica é visitar o Royal Botanical Gardens e o Cinchona Botanical Gardens em St. Andrew; bem como o Hope Zoo em Kingston; e os Jardins de Castleton em St. Mary. Estes são belos exemplos da natureza em plena exibição.

Quem preferir, ainda pode fazer um trekking pelas colinas e vales das Montanhas Azuis, um Patrimônio Mundial da Unesco perfeito para apreciar as árvores e as flores, assim como os pássaros, em seu habitat natural.

4. Resorts luxuosos à beira-mar

Para quem busca férias relaxantes e com toda mordomia, não pode deixar de conhecer Montego Bay, uma das regiões mais lindas da ilha e com alguns dos melhores resorts à beira-mar do país. A cidade é considerada a capital turística da Jamaica, por isso, por lá estão as praias mais procuradas e com as melhores infraestruturas, bem como os resorts mais luxuosos. Além disso, o local também possui um parque temático e um parque marinho, muitas lojas, restaurantes e uma noite bastante agitada.

5. Hospitalidade impecável

Ao visitar a Jamaica, você encontrará rostos amigáveis e sorridentes. Os jamaicanos possuem um verdadeiro espírito hospitaleiro. Estão sempre alegres, falam alto, são exagerados e possuem uma energia vibrante e colorida. Os visitantes conseguem sentir a calorosa hospitalidade deste povo desde o primeiro momento em que pisam na ilha.

6. A terra do reggae

O reggae é um ritmo musical que faz parte da cultura jamaicana e está presente na vida cotidiana das pessoas. Por meio deste tipo de música, os jamaicanos expressam seus pensamentos sobre as suas condições sociais e políticas. O reggae é sinônimo tanto de resistência quanto de celebração. Além de Bob Marley, outros artistas famosos ajudaram a moldar este estilo de música como: Burning Spear, Bunny Wailer, Dennis Brown e Peter Tosh, estes nomes são apenas alguns deles.

7. Bob Marley: o jamaicano mais famoso

Bob Marley é uma das figuras mais conhecidas da Jamaica e o maior expoente do reggae no mundo. Por isso, os fãs não terão dificuldades em encontrar lugares icônicos que contam um pouco da história do cantor. Como, por exemplo, o vilarejo Nine Miles, onde ele nasceu e está enterrado; e o museu dedicado à sua vida e obra, em Kingston, onde também ficava sua casa e o seu estúdio e hoje abriga um pequeno museu.

Segundo os especialistas da Abreu, outro lugar que merece uma visita é o Bob Marley Experience & Theatre, que fica no Half Moon Shopping Village. Neste teatro, os fãs podem acompanhar a exibição de um documentário sobre o cantor de reggae. Além disso, podem curtir shows em sua homenagem no local.

8. Cultura

A cultura é um aspecto muito forte e importante na Jamaica e isso transparece em cada um de seus habitantes. Talvez a música e a religião sejam as mais icônicas representações culturais. Mas, além do reggae e do rastafári, a cultura jamaicana possui outras características, como por exemplo, os contos populares e as superstições, além do artesanato, performances, arte e até o esporte.

É possível observar na arte jamaicana uma forte influência de culturas como a africana, a indígena e a europeia. Peças de barro, tecidos, madeira e pedras semipreciosas são alguns dos produtos dessa riqueza cultural. Além disso, as roupas e acessórios coloridos feitos de madeira e plástico são peças que não podem faltar na vestimenta jamaicana. Tudo isso é um verdadeiro tesouro para os turistas que podem levar para casa um pouquinho dessa arte como souvenir.

9. Gastronomia típica

A culinária jamaicana recebe elogios de todo o mundo. E não é para menos. Seus pratos são saborosos, temperados com muitas ervas e especiarias que dão um toque único a cada preparo. Temperos e ingredientes exóticos, ancestralidade e uma mistura das cozinhas africanas e inglesas transformam as refeições em uma experiência fora do comum.

O destino oferece uma infinidade de opções gastronômicas e uma abundância de festivais gastronômicos. Além disso, o país tem uma cerveja artesanal deliciosa para chamar de sua, a Red Stripe que tem um sabor adocicado e é perfeita para saciar a sede em um dia quente e ensolarado na ilha.

10. Vida noturna agitada

Já que a música e o reggae são imprescindíveis na vida dos jamaicanos, a melhor coisa que os visitantes têm a fazer é entrar no ritmo da ilha. Depois de curtir um dia na praia ou passeando pelas belezas do destino, o ideal é curtir um pouco do agito noturno jamaicano. Para isso, a dica é conhecer alguns dos principais points da ilha, como o Coral Cliff, o bar mais badalado da Jamaica. O local tem uma energia vibrante, entretenimento, shows ao vivo, além de bebidas especiais e petiscos para curtir a noite toda.

Quer fazer uma viagem pela Jamaica? Fale com a Abreu!