A região sul do Brasil é repleta de lugares incríveis para fazer turismo, como já falamos aqui diversas vezes. Cada estado por lá conta com atrações diferentes, e neste post vamos falar do Rio Grande do Sul!

Localizado no extremo sul brasileiro, o estado faz fronteira com Uruguai e Argentina, com quem compartilha deliciosas tradições, como a do chimarrão e do churrasco. Com uma identidade única, muito influenciada pelos imigrantes vindos da Europa entre os séculos 19 e 20, conta com uma cultura rica e uma natureza impressionante. Além disso, é possível viajar para lá o ano todo: não só há atrações que funcionam o ano inteiro, independente do clima e da temporada, como também há um calendário de eventos muito agitado.

Confira abaixo quatro destinos fantásticos para conhecer no Rio Grande do Sul. E o melhor: você pode conhecer os quatro em uma viagem só!

Gramado

Talvez o mais famoso destino turístico sul-rio-grandense, Gramado tem tudo para agradar aos mais exigentes viajantes: é uma cidade bonita, limpa e organizada, repleta de casinhas em estilo enxaimel; a natureza local, além de esbanjar as belas hortênsias pelas ruas, conta também com um verde exuberante e locais inesquecíveis, como o Lago Negro; os restaurantes servem gastronomia farta, incluindo pratos de diversas partes do mundo, com destaque para as culinárias italiana e alemã, além dos deliciosos chocolates; há inúmeras atrações, como o incrível Snowland, o Mini Mundo, o zoológico, o Museu de Cera Dreamland, entre outras. Além desses, há o passeio na Maria Fumaça, um trem que parte de Gramado e passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa e, no percurso, conta com performances artísticas, fogos de artifício e decoração temática para mostrar a história dos imigrantes italianos na região.

Um dos principais eventos da cidade é o Natal Luz, que acontece de outubro a janeiro. Além de encher o destino de decorações e deixar a cidade com um aconchegante clima natalino, há uma programação completa que inclui shows de música, dança e teatro, desfiles e paradas, e também a própria Casa do Papai Noel!

Canela

A menos de 10 km de Gramado, Canela é conhecida por sua impressionante Catedral de Pedra, como é chamada a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, e pela deslumbrante Cascata do Caracol, que tem uma queda de 130 metros. Completando as atrações da cidade estão o excelente Alpen Park, cheio de atividades radiais em meio à natureza, e o adorável Mundo a Vapor. Canela tem uma atmosfera similar à de Gramado, com construções que esbanjam charme, excelentes restaurantes e muita natureza.

Bento Gonçalves

Situada em meio ao Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves mostra o auge da imigração italiana no Brasil. Por lá, as tradições preservadas vão além da comida e se estendem ao modo de viver. É nesta região que se encontram 30 vinícolas que oferecem passeios memoráveis que vão desde provas de vinhos até refeições harmonizadas. Há opções para todos os gostos e, entre as principais estão as vinícolas Cainelli, Cristofoli, Marco Luigi, Torcello e Salton. Esta última conta com 35 mil metros quadrados de área construída, que guarda uma galeria centenária, com pinturas que narram a chegada de seu fundador ao Brasil. Caminhar pelos parreirais sentindo o aroma doce das frutas e contemplando as paisagens da região é uma experiência inesquecível.

Alguns passeios também levam os viajantes a lugares como o Empório La Vigna, que reúne preciosidades gastronômicas regionais, como embutidos, queijos, azeites e geleias.

Nesta cidade, os viajantes podem realmente explorar a história dos italianos no Brasil e a cultura deixada por eles, enquanto também desfrutam do clima romântico de serra, excelentes vinhos e comida farta. Entre os eventos que agitam o Vale dos Vinhedos estão as vindimas, a estação das colheitas das uvas que acontecem entre os meses de janeiro a março. Mas o momento vai além disso: é uma verdadeira celebração depois de meses de trabalho no campo!

Confira nosso vídeo com dicas do Vale dos Vinhedos!

Porto Alegre

Esta é a capital do Rio Grande do Sul, por onde você provavelmente vai passar quando estiver a caminho dos outros destinos da lista, já que o principal aeroporto do estado fica por lá. Aproveite para conhecer um pouco desta cidade grande com alma de interior. Porto Alegre conta com muitos parques para aproveitar dias de sol, atrações culturais como o Santander Cultural e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, e churrascarias maravilhosas. Aproveite as margens do rio Guaíba para curtir o pôr do sol.

Ficou com vontade de viajar? Entre em contato com nossos especialistas!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.