A França é o país mais visitado do mundo, de acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo). As regiões de Provence e Côte D’Azur são dois ícones do turismo francês e recebem juntas mais de 31 milhões de turistas por ano, cerca de 15% do total de visitantes do país.

Famosa pelos campos de lavanda, pelos vilarejos nas montanhas, pelos parques naturais, pelos vinhos premiados e pela culinária divina, a região da Provence tem sol e céu azul durante mais de 300 dias por ano, portanto, é ideal para os viajantes.

Já a Côte D’Azur, também conhecida como Riviera Francesa, foi alçada à fama quando artistas como Pablo Picasso, Henri Matisse e Marc Chagall se instalaram na região. As montanhas, a luz única e o azul do mar encantaram estes e muitos outros artistas.

O turista que quer visitar estas duas regiões preciosas da França  pode optar pelo roteiro “Grande Tour da França”, que foi desenhado pelos especialistas da Abreu e oferece experiências fantásticas nos destinos.

Confira abaixo dez curiosidades imperdíveis sobre Provence e Côte D’Azur:

1. Aix-en-Provence: Fonte Quatre-Dauphins

A famosa fonte Quatre-Dauphins fica em Aix-en-Provence, charmosa cidade da Provence com 150 mil habitantes. Ainda que a fonte tenha quatro golfinhos esculpidos pelo artista Jean-Claude Rambot em 1667, você só consegue ver três deles, não importa o ângulo em que observe.

2. Marselha: cidade mais antiga da França

Você sabia que Marselha é a cidade mais antiga da França? Ela foi fundada pelos gregos no ano de 600 a.C. É também a segunda maior cidade do país e possui uma rica história, com pinturas rupestres paleolíticas e ruínas do período neolítico.

3. Chateauneuf-du-Pape: Vinho do Papa

Esta região é famosa por seus viticultores e produz um dos vinhos mais célebres do mundo, o Chateauneuf-du-Pape – mesmo nome da cidade e que pode ser traduzido como “Castelo do Novo Papa”, referência direta da chegada dos Papas à cidade de Avignon.

4. Avignon: Castelo do Papa

O Palácio dos Papas, em Avignon, é uma das maiores e mais importantes construções góticas da Idade Média na Europa. Serviu de residência oficial de diversos Papas durante o século 14, antes de ser transferida para o Vaticano, em Roma.

5. Luberon: Parque Natural Regional de Lubéron

Este parque é classificado como uma Reserva da Biosfera da UNESCO e é perfeito para os visitantes que adoram trilhas, cavernas e escaladas. O parque é um dos mais belos e cênicos recantos da Provence. Por lá, são cultivadas a lavanda e as ervas aromáticas, bem como são produzidos azeite, vinho e mel usando técnicas artesanais antigas. O passeio pelo Museu da Lavanda é imperdível e o turista poderá ter contato com todo processo de cultivo e sua utilização para fins cosméticos.

6. Gordes: um dos mais belos vilarejos da França

Gordes é considerado um dos mais belos vilarejos de toda a França. Esta pitoresca aldeia medieval está encrustada no topo de uma colina, de onde se tem uma belíssima vista das paisagens ao redor. Além disso, a cidade foi a casa de vários artistas no pós-2ª Guerra Mundial.

7. Cannes: segundo Festival de Cinema mais antigo do mundo

Cannes é uma cidade turística na Riviera Francesa que recebe anualmente o segundo maior e mais antigo festival de cinema do mundo. O Festival de Cannes acontece desde 1939 e o maior reconhecimento em sua premiação é a Palma de Ouro.

8. St. Tropez: presença de Brigitte Bardot

Este famoso balneário de Côte D’Azur é um queridinho do turismo de luxo. Aliás, o destino conquistou o coração da atriz Brigitte Bardot, que se mudou para a cidade na década de 50 e permanece lá até hoje. Inegavelmente, podemos dizer que a diva do cinema ajudou a alavancar a fama de St. Tropez. Atualmente, o local é frequentado por milionários e estrelas de Hollywood.

9. Saint-Paul-de-Vence: charmoso vilarejo medieval

Este charmoso vilarejo medieval foi a casa de muitos artistas e cidade natal do pintor surrealista Marc Chagall. Para os admiradores de arte, a dica é uma visita ao hotel La Colombe D’Or, que hospedou diversos artistas que pagaram pela estadia com suas obras. Por isso, o local possui um acervo incrível e inestimável de pintores como Picasso, Modigliani, Colette, Miró, além de Chagall e tantos outros.

10. Mônaco: segundo menor país do mundo

Ao sul da França, na Riviera Francesa, bem pertinho da cidade de Nice e da fronteira com a Itália, fica o Principado de Mônaco – o segundo menor país do mundo, ficando atrás apenas do Vaticano. Só para ilustrar: a área de Mônaco é menor que a do Central Park, em Nova York.

Veja requisitos de entrada para brasileiros na França.

Ficou curioso com estes fatos e quer ver de perto estes destinos? Fale com a Abreu e peça pelo roteiro “Genebra, Provence e Côte D’Azur”.