Planejar uma viagem não é tarefa fácil, mas é uma delícia! A atividade exige atenção a alguns detalhes essenciais. Além de escolher um destino, comprar passagens e reservar hospedagem, é preciso estar ligado às exigências e regras de entrada, documentação etc.

Pensando em facilitar este processo, a Abreu separou dicas importantes que irão te ajudar a planejar uma viagem, tanto nacional quanto internacional. O planejamento é bem parecido, mas cada tipo de viagem exige uma atenção especial. Veja abaixo o passo a passo para planejar uma viagem.

Primeiros passos: buscar informações e escolher o destino

Antes de definir o destino, faça uma lista de alguns lugares que você gostaria de conhecer. Isso facilitará a escolha do destino com base em suas preferencias, mas também nas oportunidades. Afinal, tendo alguns destinos em mente, fica mais fácil buscar informações e promoções para sua futura viagem.

A partir dessa listinha você começa a procurar informações sobre seus destinos favoritos como o que ver e fazer em cada um deles, o clima e a melhor época para visitá-los. Dessa forma, fica mais fácil definir o destino ideal. Saber quanto tempo ficar e o período da viagem também ajuda na hora de escolher o destino e montar o roteiro.

Outro item importante no planejamento é o orçamento. Ter ideia do quanto irá gastar também ajuda a definir o destino. Afinal, os gastos incluem transporte, hospedagem, alimentação, passeios, etc. A viagem precisa caber no seu orçamento.

Planejamento: montar roteiro e fazer as reservas

Depois do destino da viagem definido, é hora de fazer um planejamento mais detalhado. A começar pela passagem aérea e acomodação. Quanto mais antecipado for o seu planejamento, maiores são as chances de você garantir bons preços e datas. Reservar o aéreo e o hotel com antecedência evita uma série de problemas.

Não deixe de montar um roteiro para todos os dias da viagem. Tenha uma lista das principais atrações que quer visitar, dos restaurantes que quer conhecer, etc. Dessa forma, você pode verificar se será preciso comprar ingressos ou fazer reservas antecipadas. Esta é uma boa opção para garantir a visita e ainda economizar.

Uma dica muito boa é ter mapas online e offline para facilitar a locomoção. Além disso, os aplicativos de viagem são recursos muito úteis e que irão te ajudar tanto na montagem do roteiro quanto durante a viagem.

Com o roteiro já acertado, é hora de fazer as malas. Prefira sempre otimizar o que levar para não carregar mais peso do que o necessário. Leve em conta o clima do destino e as atividades que pretende fazer. Leve roupas coringas, sapatos confortáveis e um kit de primeiros socorros. Outra dica é levar uma mala de mão com uma muda de roupa e produtos de higiene. Assim, você não fica desamparado caso sua mala seja extraviada.

A Abreu recomenda também viajar sempre segurado. Além do seguro viagem ter um custo relativamente baixo, é uma forma de preservar a integridade financeira do passageiro, pois auxilia não só em urgências e emergências médicas, mas em diferentes tipos de imprevistos como extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, entre outros. Esta dica é válida tanto para viagens nacionais quanto internacionais.

Diferenças: o que muda entre viagem nacional e internacional

Como visto, o planejamento básico é igual para qualquer tipo de viagem. No entanto, há algumas diferenças importantes entre uma viagem nacional e uma internacional. A principal delas é em relação à documentação.

Par uma viagem nacional, basta estar em dia com documentações como RG e CNH. Porém, em uma viagem internacional é preciso verificar a necessidade de passaporte, visto e vacinas. Em tempos de pandemia, vale ainda conferir as regras de entrada do país que deseja visitar.

Outra diferença pode ser o seguro viagem. Alguns países exigem que o turista apresente um seguro com valores de cobertura específico, como é o caso dos países que fazem parte do Tratado de Schengen. Esses países exigem limite de cobertura a partir de 30 mil euros.

Com a pandemia, muitos países também passaram a exigir que o seguro tenha cobertura contra a Covid-19. Por isso, antes de embarcar tenha certeza de que verificou todos os requisitos obrigatórios para entrada em um determinado país.

Veja aqui como levar dinheiro em viagens internacionais.

Outro ponto fundamental para uma viagem internacional é ter acesso à internet. Estar conectado é importante tanto para se comunicar quanto para acessar com rapidez e facilidade informações e aplicativos. Verifique as opções de Wi-Fi no destino, chips internacionais e planos de telefonia para pacote de dados no exterior.

 

Curtiu as dicas? Fale com a Abreu e comece agora a planejar sua próxima viagem.