A Nova Zelândia é um país localizado no sudoeste do Oceano Pacífico e formado por um conjunto de ilhas, sendo duas as principais: Ilha Norte e Ilha Sul. Em geral, a paisagem do país é marcada por praias, natureza selvagem, montanhas imponentes, vulcões e fiordes, mas cada uma bem diferente da outra e com suas particularidades.

Ilha Norte

Sky Tower, Auckland

A primeira parada é Auckland. Localizada entre dois portos, é o principal centro comercial do país e palco dos principais eventos de vela do mundo. A cidade possui ótima gastronomia, um mix da culinária asiática e europeia, com premiados restaurantes. Um dos passeios mais procurados é a visita a Waiheke Island, 30 minutos de ferry, para conhecer as belas praias e suas vinícolas. Aproveite para visitar a fazenda de azeite e experimentar as ostras locais. Ainda em Auckland, não deixe de conhecer o Sky Tower, que impressiona com seus 328 metros de altura e uma linda vista da cidade.

Rotorua é parada obrigatória para quem visita a Ilha Norte. Localizado a 220 quilômetros de Auckland, a cidade é berço da cultura Maori e muito procurada pela intensa atividade geotermal. Situada sobre o Anel de Fogo do Pacífico, Rotorua oferece paisagens únicas que se mostram em forma de gêiseres, rios borbulhantes e lagos ácidos.

A caminho de Rorotua, destaque para dois passeios: Waitomo Caves e Hobbiton Movie Set. Em Waitomo, há belas formações de cavernas onde as grandes estrelas são os vermes luminosos (glowworms) que permeiam paredes e tetos das cavernas e fazem daquele lugar um grande espetáculo para os visitantes.

Canário de filme

Já para os fãs das sagas “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, vale uma visita a pequena cidade de Matamata, onde foi construído o condado dos hobbits para os filmes. No Hobbiton Movie Set, o visitante pode conhecer as tocas, jardins e restaurantes do condado. No local há diversos passeios guiados pelo mundo mágico da Terra Média.

Nova Zelândia
Hobbiton Movie Set

Localizada no sul da Ilha Norte está Wellington, capital da Nova Zelândia. A cidade é repleta de cafés, cervejarias artesanais, espaços culturais e lojinhas descoladas. Entre os passeios sugeridos na cidade estão o Te Papa Museum, o clássico cable car vermelho, o Weta Caves (os estúdios onde foram produzidos os filmes da saga “O Senhos dos Anéis” e “O Hobbit”) e uma caminhada pela Cuba Street. Já para os amantes do vinho, uma visita à região de Martinborough, que fica a 70 quilômetros de Wellington, é imperdível.

Ilha Sul

Já a Ilha Sul é pouco povoada e está repleta de natureza exuberante, parques nacionais e paisagens que vão desde belas praias até fiordes e glaciares. É um lugar para quem quer se desconectar da vida urbana e mergulhar na imensidão da natureza. Os cenários da Ilha Sul são de tirar o fôlego de qualquer visitante.

Nova Zelândia
Abel Tasman National Park, Nova Zelândia

A primeira parada é a cidade de Nelson, conhecida como a “Cidade do Sol”, porta de entrada para o Abel Tasman National Park. Esta é uma das reservas naturais mais procuradas do país e famosa por suas enseadas de águas turquesas, onde só é possível chegar por caminhadas ou barco.

A 100 quilômetros de Nelson está a cidade de Blenheim, no coração da produção de vinho da região de Marlborough – maior produtora de vinhos do país. A cidade possui mais de 20 vinícolas e uma excelente variedade de restaurantes, galerias de arte e entretenimento.

No centro da Ilha Sul está a pequena cidade de Lake Tekapo, muito procurada pelas famosas águas azul turquesa e pelas lavandas lilás que compõem a paisagem. Neste vilarejo com menos de 500 habitantes e com vista para igreja do Bom Pastor (Good Shepard), não deixe de fazer o voo panorâmico ao Mount Cook – o pico mais alto do país, e o tour astronômico no Mount John Observatory.

Queenstown, a principal cidade da Ilha Sul

Já em Queenstown você vai precisar de alguns dias para conhecer a região com tranquilidade. Localizada à beira do lago Wakatipu, a cidade oferece ótimas opções de restaurantes, bares e lojas. Reserve um dia para conhecer Milford Sound, cruzeiro pelos fiordes neozelandeses, um dos passeios mais procurados e bonitos do país.

Nova Zelândia
Queenstown, Nova Zelândia

O Skyline de Queenstown é parada obrigatória para desfrutar de vista panorâmica da cidade, além de oferecer atividades e um bom restaurante. Os amantes do vinho não podem deixar de visitar a região de Central Otago e seus famosos pinot.

Veja outras opções de atividades em Queenstown: Shotover, passeio de barco pelos cânions; Hydro Attack, simulador de tubarão; e o Kawarau Bridge, o mais antigo bungy jump comercial do mundo. Para quem quiser relaxar, a dica é marcar um spa day no Onsen Hot Pools.

Ficou com vontade de conhecer a Nova Zelândia? Fale com a Abreu